Não sei enquanto a vocês, mas eu não tenho facilidade para aprender. Tudo que conquistei foi na base da "unhada", muita luta e persistência.
O Básico é admitir para nós mesmos quais as dificuldades e onde se encontram os pontos fortes que temos.
Demorei descobrir que possuo memória fotográfica, e isso não é motivo para comemoração porque, no meu caso, ajudaria caso houvesse o dom da memorização através do som, ou seja, aquelas pessoas que apenas de ouvir uma explicação de um professor absorvem com facilidade a matéria, estão anos luz a frente. Mérito deles - antes eu, mas....não, e aceito com humildade.
Bem, feito esta autoanálise é que criamos um cronograma de estudos conforme o cotidiano e organismo que possuímos. Até podemos tirar por base dicas alheias, porém, é preciso adaptar conforme a realidade que enfrentamos, caso contrário - devido as dificuldades -, nunca realizaremos as metas estabelecidas.
Julgo um bom professor a partir das minhas próprias limitações. Penso que como posso perguntar a um amigo se 'X" ou "Y" é bom se ele aprende fácil? Cada qual no seu galho! Somos diferentes uns dos outros, somos únicos.
Você deve julgar o que é ou não satisfatório, refiro a base de ensino, se a cada aula tem absorvido de força satisfatória.
Não interessa saber se é tão tapado ou disperso. Aceite, planeje e aja. Ficar reclamando e lamentando a "morte da bezerra' não funciona.
De fato uma boa didática prende a atenção, dá prazer e faz até rir em momentos propícios de piadinhas "acorda moleque". Fuja do MODISMO. Nem sempre o curso "bam-bam" e mais caro, é sinônimo de o melhor. Sinto dizer, é assim que são as coisas!
Preze mais em observar e anotar o NOME daquele Professor que mais se adapte as suas ideias, tempo de aprendizagem e didática.
Sejamos criteriosos e exigentes sim!! Afinal de contas pagamos, e muitas vezes, preços exorbitantes dentro do que podemos arcar. Tiramos daqui e colocamos "lá"- regra básica e realidade absoluta.Se ainda não encontrou aquele "cara" que prenda a atenção ou se notou que mesmo após algumas provas, as notas estagnaram, meu amigo, é hora de autoavaliar atitudes e escolhas. Onde está o problema? É preciso ser sincero, não quer dizer sair por aí colocando toda a culpa nos professores, pois há muitos casos em que estamos cansados, sonolentos, fadigados nos puxando para o final da fila. CUIDADO! Creio que nem preciso alertá-los, é preciso ser críticos ,sim, com a escolhas que vêm fazendo, contudo, não se esqueçam de partir do julgamento começando por você primeiramente. Ok?
Concluo que se há sede de aprendizado, se tem feito a sua parte e de fato não tem funcionado. JÁ SABE O QUE FAZER. Errou na escolha? Perdeu dinheiro? Faz parte!!! Já dei diversos tiros no pé, é normal. Não pense que é fácil. No nosso meio, aliás, nada é tranquilo. Como separar o bom do ruim sem antes provar tudo quanto é "prato"?? É receita de "arroz com feijão".
Termine o curso/aulas, não esqueça que servirá como base apenas uns 30%, os demais 70% é por sua conta.
É ursão/ursolina, como diz os "manos": "O barato não é mole não."
Parta do pressuposto de que nem tudo que é bom para o "fulano" funcione com você.
De qualquer forma toda indicação é bem-vinda. A dica que dou, peça uma aula gratuita, ligue no curso e diga que não conhece e gostaria de ver pelo menos uma aulinha antes de decidir.
A maioria dos professores - ou cursos - aceitarão a proposta. Não se intimide, funciona.
É claro que nem sempre acertamos nas escolhas ou atitudes. Considere que estamos nesta vida como forma de aprendizagem e evolução espiritual. O importante é, se errar, retroceda e refaça ou que no mínimo mude o trajeto. Acima de tudo "sê" humilde; na falta, o silêncio ajuda algumas vezes. Aja mais, fale menos.
Que a prática do Viver seja uma grande escola, e o alicerce profundo das suas (nossas) ações.
Pipoca
Bons estudos guerreiros.
Beijos da Pipoca.
Não se permita entristecer, por nada, nem ninguém..
Um comentário:
muito bacana suas dicas pipoquinha!
Olha, pra mim o estudar é 100% quando nossa vontade é tanta que ao batermos o olho em uma matéria ela fixa na mente de tal forma que nunca mais sai.
E isso só acontece comigo com uma disciplina. (risos)
Cada um nasceu para uma tarefa neste mundo, devemos descobrir qual a nossa e batalhar por ela.
beijoss e tenha um dia incrível e feliz!
Postar um comentário