Os gansos (Motivacional)



Você sabia que os gansos voam em formação “V”. E sabe porque? Veja o que os cientistas descobriram:
FATO: Á medida que cada ave bate suas asas, ela cria um vácuo que serve de sustentação para a ave seguinte. Voando em formação “V” o grupo consegue voar com pelo menos 71% a mais de aproveitamento do que se cada ave voasse isoladamente.
VERDADE: Pessoas que compartilham um objetivo comum, com um sentimento de time, chegam com sucesso ao seu destino mais depressa e mais facilmente que se fizessem sozinhas, porque elas se apoiam na confiança e na solidariedade uma das outras.
FATO: Sempre que um ganso sai fora da formação, ele repentinamente sente a resistência do ar e o atrito ao tentar voar só, então ele rapidamente retorna a formação, para tirar vantagem do poder de sustentação da ave imediatamente á sua frente.
VERDADE: Existe mais força, motivação, segurança e coesão em grupo, quando pessoas vão á mesma direção compartilhando o mesmo objetivo, a mesma meta,  do que quando atuam isoladamente.
FATO: Quando o ganso líder se cansa, ele se muda para trás da formação, enquanto a ave imediatamente atrás assume a liderança, num perfeito revezamento.
VERDADE: O revezamento é extremamente vantajoso quando se tem um trabalho árduo, e mesmo lideres devem revezar.
FATO: Os gansos de trás grasnam para encorajar os da frente a manterem o ritmo e a velocidade.
VERDADE: Cada um dos que trabalham no time necessita ser reforçado e motivado com o apoio ativo e o encorajamento, para que o ritmo do trabalho não seja quebrado. Assim, atinge-se o objetivo comum mais rapidamente, onde todos saem ganhando.
FATO: Quando um ganso adoece ou se fere e deixa o grupo, dois outros saem da formação e o seguem, para ajudar e proteger. Elas acompanham até a solução do problema, e então reiniciam a jornada, ou se juntam a outra formação até que encontrem seu grupo original.
VERDADE: Precisamos ser solidários. Não só nas palavras, mais principalmente nos atos. Assim vamos procurar nos lembrar mais frequentemente de dar um grasnado de encorajamento e nos apoiar uns aos outros com amizade.


Beijos, Luciene Lima.

Nenhum comentário: