Insista, persista e nunca desista (Motivação)





A Motivação faz você começar, mas só a persistência faz você continuar e alcançar.
Tentar é persistir sempre. E para se atingir resultados expressivos ou se atingir ao topo, a disciplina é ainda mais importante que a motivação.
Vejo pessoas que estão sempre motivadas, que demonstram positividade, mas que muitas vezes desistem no meio do caminho.
Que dizem: ¨eu quero muito vencer na vida¨, ¨eu quero mudar minha carreira¨, ¨eu quero atingir a meta de atingir meu peso ideal¨ ou ¨ eu desejo ter uma vida melhor¨. Mas a maioria não está realmente disposta a pagar o preço.
Primeiro tem que saber onde realmente quer chegar. Porque se você não sabe que caminho tomar, qualquer rumo serve. Tem que ser específico.
Sim, porque a vida não é fácil! O caminho muitas vezes é longo. E quem não está disposto a realizar o fundamental, a abrir mão de coisas irrelevantes, de manter o foco e a verdadeira persistência, não consegue mudar os hábitos, ter disciplina suficiente para se chegar onde realmente quer.
Só ser incentivado ou motivado não basta! A motivação pode gerar uma empolgação que nem sempre significa ¨querer de verdade¨.  Cada um tem que saber o que realmente deseja, onde quer chegar, o que de fato trará a satisfação profissional ou pessoal. Com determinação, foco e trabalho árduo.
Toda carreira profissional exige isso: Para ser um médico ou advogado, músico ou qualquer profissão, tem que estudar, se dedicar, abrir mão de fazer determinadas coisas em prol do seu sonho e em ter excelência, pra não ser só mais um. Destacar-se!
O esporte é um exemplo claro de persistência. Os atletas de qualquer categoria, seja futebol, vôlei, natação, etc., sabem que no esporte não há passado. Cada competição é um novo início, um novo ciclo. Ganhar um jogo não significa ganhar uma Olimpíada. Cada vitória é uma fase importante e quanto mais o atleta se dedica, totalmente focado no seu objetivo, mais ele persiste e se aproxima da vitória final.
A história do atleta se forma pelo conjunto das suas vitórias e derrotas. E temos vários exemplos que pessoas talentosas que nem sempre alcançaram os melhores resultados, porque não persistiram. Julgaram que a disciplina não era fundamental para se ganhar. E o mundo hoje, cada vez mais competitivo, mostra ao contrário. Quem mais se dedica, mais atinge bons resultados. O resultado positivo vem muito mais da disciplina do que do talento.
Persistir é saber lidar também com as derrotas. É aprender com os erros, afinal só não erra quem não faz. É saber questionar e assumir a responsabilidade pelos nossos erros e assim se aperfeiçoar e continuar em frente.
O técnico Bernardinho, por quem tenho imensa admiração, disse uma vez numa palestra que assisti, que a geração atual é a ¨Geração do Couro¨.  E está certíssimo! Aja visto os resultados que obteve. Com dedicação, trabalho árduo e em equipe, buscou a eficiência e os resultados finais foram os melhores.

Seguem alguns itens fundamentais para se chegar a grandes resultados com a persistência:

1º Emoção: Amor ao que se faz. Tem que ter paixão, ¨tesão¨, sentimento avassalador por conquistar determinada meta.

2º Necessidade: O que é essencial. O que não se pode viver sem. É aquilo que é necessário para se sentir bem. É o que te realiza. É como a sede – quem tem sede tem necessidade de beber água.

3º Determinação: É a capacidade de trabalho árduo. De ¨abrir mão¨ de momentos, situações ou de qualquer coisa para se dedicar ao propósito.

4ª Comprometimento: Fazer a sua parte e ser parte do todo, da equipe. Nunca permitir que o ego ou a vaidade te dominem, porque se tem um comprometimento com algo maior.

5º Acreditar: Jamais desistir por achar que não tem capacidade de realizar. Valorizar-se! Comemorar cada etapa vencida, pois cada ponto é importante na jornada. Desenvolver o senso de merecimento. Acreditar que se pode já é o caminho pro sucesso!

Persista, insista e nunca desista! O final do caminho da persistência é o êxito !


Beijos, Luciene Lima.
 


Nenhum comentário: