Blog da Cátia Pipoca - Dicas de Concursos Públicos

09 Dicas para conquistar seus objetivos na vida (Motivação)

 09 Dicas para conquistar seus objetivos na vida

Ter um objetivo real e conquista-lo é…
  1. Entrar em ação em vez de apenas pensar naquilo que quer realizar. Ao passar do plano mental para o plano físico, você entra em movimento e descobre os segredos do caminho ao caminhar.
  2. Saber que tudo o que nos acontece na vida é produto das decisões que tomamos. Essa clareza faz com que você se mantenha alerta e vigilante em relação as suas escolhas, retomando a rota cada vez que se afastar do caminho.
  3. Desenvolver as habilidades de que precisa para poder levar adiante as ações necessárias para conquistar seus objetivos.
  4. Valorizar cada passo sem esperar por grandes realizações para desfrutar a vistoria. Uma vez que todo o objetivo é divisível em pequenos atos, cada vez que você cumpre uma tarefa ligada á meta conquista uma vitória.
  5. Recomeçar a cada tentativa mal sucedida, sem se deixar abater pelo que não funcionou. Cada tentativa frustrada pode se transformar em combustível para prosseguir.
  6. Considerar as alternativas disponíveis para chegar aonde se quer. Muitas vezes o caminho para alcançar um objetivo trás novas informações que precisam ser consideradas, alterando o planejamento anterior. Saber reconhecer as necessidades do momento e fluir com elas é uma das habilidades fundamentais quando se quer alcançar um objetivo.
  7. Perceber as oportunidades presentes em todas as crises e não deixar que o pessimismo, o desanimo ou as dificuldades o afastem do seu objetivo. Mesmo quando a ação possível é a não ação, a escolha consciente da atitude a tomar mantém a energia conectada com seu objetivo, até que o momento oportuno para prosseguir se apresente.
  8. Estar disposto a pagar o preço. Não dá para ter tudo na vida, e a menos que você se disponha a abrir mão do que for necessário para conquistar seu objetivo, não será bem sucedido.
  9. Acreditar que cada um é arquiteto da própria vida. Quando se sabe aonde se quer chegar, os recursos necessários se apresentam desde que esteja comprometido com aquilo que quer. Compromisso com alguma coisa é não abrir espaço para nenhuma outra possibilidade que não seja cumprir aquilo com o que você está comprometido. Comprometa-se com seu objetivo e chegará lá.
Paulo sempre amou a natureza e a vida ao ar livre. Para ele, a liberdade valia muito mais do que dinheiro, bens materiais ou o conforto que um emprego convencional poderia representar. Por isso, aos 28 anos, depois de sete vestindo terno e gravata, pediu demissão da empresa onde trabalhava.
Decidiu que queria ter um barco para levar turistas em passeios pelo litoral do Rio de Janeiro e de São Paulo. Fez um levantamento do mercado de turismo e de quanto precisava para comprar seu primeiro barco. Com esse objetivo definido, foi trabalhar numa agencia de viagens vendendo pacotes turísticos enquanto aprenda mais sobre a área.
Traçou um plano e seguiu em frente. Entrou para um curso de inglês e outro de espanhol e, assim, a cada dia, dava um passo adiante na direção que havia traçado.
Como trabalhava muito e adorava viajar, conseguiu um bom salário com as comissões que ganhava. Enquanto aplicava quase tudo o que ganhava, continuava a fazer esportes e a ir para casa dos pais em Búzios sempre que podia. Alguns anos depois, com apoio do dono da empresa onde estava. Paulo foi a uma feira robótica para comprar seu primeiro barco.
A essa altura, dominava o inglês e o espanhol e estava aprendendo italiano. Começou a fazer pequenos passeios, levando turistas indicados pelo ex-chefe. Aos poucos, varias agencias de turismo e pousadas começaram a indica-lo e ele trocou de barco.
Logo, estava fazendo passeios maiores com paradas em restaurantes especializados em frutos do mar, com os quais estabeleceu parceria. O negócio progrediu e, em alguns anos, ele tinha três barcos e sua frota continuava crescendo. Ele contratou pessoas para trabalhar no negocio e pode viajar mais para fazer o que sempre quis: viver com liberdade nas paisagens belas do mundo.


Beijos, Luciene Lima.
 

Nenhum comentário: