Blog da Cátia Pipoca - Dicas de Concursos Públicos

O poder do foco no positivo (Motivação)

Bom dia!


O poder do foco no positivo


Imagine três pessoas que vão a uma mesma festa. Chegam juntas e saem ao mesmo tempo.
Ao perguntar a cada uma delas como foi a festa, a primeira responde que a noite foi de briga e discussões. A segunda conta que a bebida acabou no meio da festa, causando grande estresse. E a terceira afirma que a festa foi maravilhosa, cheia de pessoas lindas e animadas, e que se divertiu imensamente.
A verdade é que, embora as três tenham estado no mesmo local, não estiveram na mesma festa.
A primeira pessoa passou a noite acompanhando uma briga de casal e depois viu duas amigas discutirem no jardim. A segunda ficou na porta da cozinha a noite toda, acompanhando o movimento dos garçons e a discussão entre os empregados, porque uma das bebidas tinha acabado. A terceira ficou no salão, conversou, riu, dançou e fez novos amigos.
Cada qual se concentrou em aspectos diferentes da festa e, por isso, viveram experiências diferentes, embora tenham estado no mesmo lugar.
Experimente sair na rua pensando em trocar de carro. Verá que as ruas nunca parecerão cheias de automóveis de diferentes modelos, fabricantes, cores, anúncios de ofertas, promoções e revistas especializadas.
Uma mulher grávida tem a impressão de que, de repente, o mundo parece repleto de grávidas, carrinhos de bebê, lojas de roupas para crianças, livros, revistas e programas infantis.

 

Atraímos aquilo em que nos concentramos.

 

Pessoas obcecadas por noticias de violência, que não perdem as paginas policiais dos jornais, os programas sensacionalistas na televisão, e que falam de violência o tempo todo, acabam, não raro, atraindo para si a violência com que alimentam suas mentes.
Cuidado com seus medos, pois ao colocar o foco naquilo que teme pode acabar trazendo para si a experiência que desejaria evitar.
Em vez de focar naquilo que não quer, coloque sua atenção naquilo que deseja experimentar. Essa é uma mudança que pode ter grande impacto na sua vida.
Em vez de alimentar a conversa interna que intensifica a duvida, a indecisão e o medo, substituía o “E seu eu não conseguir?” ou “Não vejo saída para esta crise” por “ O que eu preciso fazer para mudar esta situação?” A simples mudança no foco das perguntas direciona sua mente e seus recursos em uma outra direção.

 

O hábito de focar no negativo pode ser mudado

 

A primeira atitude é tornar-se consciente da necessidade de mudar. Assim como se aprende um hábito negativo, pode-se aprender a adquirir um hábito positivo.
O hábito de focar no negativo acarreta limitações na vida. Pessoas que vêem perigo e risco no mundo não ousam ir em busca de sua realizações.
O foco em problemas e no sofrimento gera expectativas negativas e medo.
A idéia não é ignorar o negativo nem fazer de conta que as dificuldade não existem. Mas colocar o foco nas soluções, em vez de se concentrar na negatividade.
Procure voltar sua atenção para o que existe de bom e de positivo. O habito de alimentar a mente com informações positivas o ajudará a manter um estado receptivo que atrai boas experiências.

 

Como mudar o hábito de focar no negativo 

 

A única forma de mudar um hábito não é lutar contra ele, mas substituí-lo por outro.
É um processo gradual que acontece pela repetição
No início, você precisa manter atenção constante para impedir que o velho padrão assuma o controle. A medida que o tempo passa, o novo hábito toma o lugar do antigo e, uma vez instalado, não será necessário preocupar-se, pois atuará de modo automático.
Cada pessoa escreve sua historia de acordo com a luz com que ilumina fetos, sentimentos e experiências que compõem sua vida.
Uma biografia pode ser interpretada de vários ângulos. Dependendo de como pode perceber sua história, poderá sentir-se entusiasmado e confiante, ou deprimido e derrotado. Mais uma vez, trata-se de uma questão de interpretação. Por que não utilizar o poder do foco para criar estados de espírito que apóiem o otimismo, a confiança, a alegria e, assim, manter-se motivado para realizar seus sonhos?
Da mesma forma como cada um é responsável por suas escolhas, também é responsável pelo que focaliza na vida.
Uma vez que aquilo a que se dá atenção aumenta, se quiser promover uma expansão de amor, fé, confiança, alegria, paz, otimismo na vida, procure focalizar amor, fé, confiança, alegria e paz em si próprio, nas pessoas e no mundo.


Beijos, Luciene Lima.

Nenhum comentário: