Blog da Cátia Pipoca - Dicas de Concursos Públicos

O segredo da determinação (Motivação)

Bom dia!

O segredo da determinação

Depois de escolher um objetivo e tomar a decisão de entrar em movimento para alcançá-lo, você precisará de determinação para seguir adiante.
Mas a não ser que esteja determinado a ultrapassar obstáculos, superar dificuldades e prosseguir, correrá o risco de desistir na primeira curva do caminho.
Precisará ter um propósito forte o bastante para manter a determinação de chegar lá, mesmo quando as condições se tornarem adversas. Isso o ajudará a manter um estado físico e emocional favorável as ações que precisa tomar.
A determinação está ligada à motivação e à perseverança de manter o objetivo em mente até conquistá-lo. NÃO DESISTIR e caminhar passo a passo, com o foco no alvo desejado, é ter perseverança.
Não importa o que as outras pessoas façam ou deixem de fazer, você não depende de estímulos externos para se manter motivado.
Ainda que alguém não cumpra compromissos com os quais você contava para seguir adiante, mesmo que pessoas lhe neguem apoio, que as circunstâncias mudem, ou se tornem hostis aos seus planos, busque a motivação para continuar dentro de você e conseguirá alcançar seu objetivo.

Mantendo a motivação em alta: o entusiasmo que vem do coração

O cientista que persevera em sua pesquisa até descobrir o que procurava participa  da evolução da ciência. O artista que não desiste até encontrar a nota perfeita e transformá-la em musica, alcança o estado da arte. O empreendedor que supera todas as dificuldades até fazer do seu sonho uma realidade impulsiona o progresso econômico e gera empregos.
Embora seja bom receber apoio, sua força está na própria capacidade de se automotivar. Quem espera estimula externo para se motivar se coloca numa posição de dependência que enfraquece a vontade. Não importa o que os outros digam; a não ser que o entusiasmo nasça no coração e seja uma expressão da energia interior, a motivação poderá cair no chão a qualquer momento.
A diferença entre procurar no mundo força para seguir em busca do seu objetivo e produzir internamente a motivação é a mesma entre precisar buscar água no rio cada vez que se tem sede e ter uma fonte no próprio terreno, com um sistema que abastece as torneiras nos diversos cômodos da casa.

Andar em companhia de gente motivada

Aquele que desiste antes de conseguir, em geral, concentra a mente nas dificuldades ou circunstâncias o desanimem.
Pessoas que aprendem a ser automotivar não andam em companhia de gente derrotista. Mantêm-se afastadas dos que têm o hábito de se lamentar e culpar o mundo pelo que não deu certo na vida.
A pessoa automotivada visualiza a si mesma vencendo, mesmo diante das derrotas temporárias, e acaba vitoriosa no final. Em vez de dar ouvidos aqueles que vêem dificuldade em tudo, busca exemplos de quem superou limites e realizou seus projetos. Escolhe com cuidado o que deixa entrar em sua mente, de leituras a programas de televisão. Recusa-se a ouvir conversas negativas e não permite que sua mente se detenha em comentários pessimistas ou maldosos.
Quem sabe se motivar mantém a energia elevada e constrói sua formula do sucesso: única, pessoal e intransferível.


 Beijos, Luciene Lima.


Nenhum comentário: