Como se Manter 100% Motivado para Estudar?



Faaala Concurseiro, tudo certo? Me chamo Guilherme Silveira, fui aprovado no concurso da Caixa em 2014 e no concurso do TRT/RS em 2015.Desde 2014 estou me dedicando a passar dicas de estudo em meu blog Dicas Sobre Concursos (www.dicasconcursospublicos.com.br). Para mim é uma honra poder estar escrevendo para o blog da Cátia Pipoca e da Iara Cristina!


Hoje eu quero falar sobre uma elemento essencial na vida do concurseiro: A motivação para estudar! Depois que você ler esse post, terá em mãos todas as ferramentas que lhe ajudarão a se manter 100% MOTIVADO para estudar em 2016 e garantir a sua nomeação no cargo de seus sonhos!

Passar em concursos é uma escolha, isto é, você precisa tomar a decisão de passar em concursos. Após isso, precisa saber apenas o que fazer para chegar nesse resultado. Ao longo do tempo você começará a sentir vontade de desistir, sua empolgação começará muito alta no começo mas irá cair aos poucos até que chegarão os dias em que você não estudará QUASE NADA. São exatamente nesses dias que você precisa se lembrar dos motivos que lhe fizeram começar a estudar!


O que te Move até a Aprovação?

Motivação significa motivo + ação, ou seja, qual é o motivo que te leva à ação de passar horas estudando? Com certeza são diversas as vantagens que o concurseiro pode ter após estar nomeado no cargo para o qual tanto estudou: Estabilidade financeira, qualidade de vida, status, etc. A minha motivação sempre foi poder dar uma melhor qualidade de vida para mim e para minha família, e a sua?

Pegue um Papel e uma caneta...

Agora, você vai pegar um papel e uma caneta! Eu quero que você escreva quais são os 5 motivos que farão você estudar todos os dias para passar em concursos. Pense em seus objetivos, seus sonhos e conquistas que você pretende alcançar nos próximos 3 anos. Após escrever, pegue esse papel e deixe ele próximo do seu local de estudo. A ideia é que, todas vez que você for começar a estudar, leia ele e sinta-se motivado para começar mais uma jornada de estudos!

Pense na iniciativa privada

Você tem visto como a “coisa” anda ruim na iniciativa privada? Empresas famosas fechando as portas (walmart, marisa, entre outras), pessoas com pós-graduação perdendo o emprego, e milhões de desempregados por todo o Brasil. Existem dois tipos de concurseiros: Aqueles que estão na iniciativa privada e querem sair dela e aqueles que já foram mandados embora por ela. Em qual tipo você se encaixa?

Caso você faça parte do tipo 1, aquele que deseja sair da iniciativa privada e ter um bom cargo público, precisará usar como motivação todos os problemas que você tem em seu atual local de trabalho. Remuneração ruim, chefe insuportável, falta de reconhecimento, medo de ser demitido e muitos outros problemas fazem parte da vida de quem é um empregado na iniciativa privada. Eu confesso que quando eu trabalhava minha maior motivação era nunca mais ver a cara do meu chefe (realmente nunca mais vi).

Visualize você já NOMEADO

Um outro exercício muito bacana para te deixar 100% motivado para estudar para concursos é visualizar você após a nomeação. Sabe aquela praia que você sempre teve vontade de conhecer? Sabe aquela viagem para o exterior que sua família sempre sonhou? Comece a imaginar tudo isso antes de estudar ou então naqueles momentos em que você está sem nenhuma vontade de abrir os livros.

Conclusão

Espero que você tenha entendido a importância de estar 100% motivado para estudar! Agora é hora de colocar tudo isso em prática quando você estiver meio desanimado para estudar, lembre-se que é muito melhor abrir mão do lazer hoje para no futuro pode desfrutar dele com uma maior qualidade de vida!

Por fim, gostaria de convidar você para conhecer o meu e-book Manual da Aprovação (www.dicasconcursospublicos.com.br/manual-da-aprovacao-em-concursos/), nele você terá dicas específicas de diversas matérias e ainda toda a parte de motivação, organização e disciplina para estudar!

Desejo a você excelentes estudos! Grande abraço!


Guilherme Silveira


Nenhum comentário: