Blog da Cátia Pipoca - Dicas de Concursos Públicos

Cronograma de estudos para quem trabalha


                                                     Primeiro tema do Grupo TRTs via Facebook


 
Cronograma de estudos

Na rotina de quem trabalha:

A maior dificuldade que um Concurseiro enfrenta quando trabalha é administrar o tempo, e ainda assim sendo disciplinado ainda há cansaço também como principal inimigo.

 Ler páginas e mais páginas tendo a mente e o corpo almejando uma cama macia  não é tarefa fácil. Admiro Concurseiros  que trabalham e estudam, pois possuem no caráter a força de vontade “elevado ao cubo” são verdadeiros exemplos de determinação! Contudo, infelizmente poucos conseguem se manter firme estudando,  param na metade do percurso, realmente não é fácil aguentar a jornada de trabalho e conciliar a jornada de estudos. Porém, não é impossível. Conheço diversos Concursados que enfrentaram esse desafio e conseguiram. E se eles conseguiram porque é que você não conseguiria? Basta entender que cada um no seu tempo. O melhor  e maior antídoto de todos será a paciência e a persistência. Conversando e trocando ideias com um e outro cheguei a algumas conclusões. Poderia elaborar um cronograma bacana em cima de uma bela planilha no excel, mas a realidade é bem outra. A maioria não consegue cumprir as metas estabelecidas. O primeiro passo é admitir as próprias fraquezas e limitações. Vamos combinar assim?

As dificuldades serão maiores comparando a jornada de estudos daquele que não trabalha, obviamente que sim. Para tanto deverá usar a seu favor toda e qualquer lacuna que tiver nas horas vagas. Seja durante o percurso de trabalho ( por exemplo , baixe aulas em áudio ), na hora do almoço ( faça resumos ou exercícios ) e ao retornar reforce novamente ouvindo as aulas em áudio. Siga essas regras.

Vou colocar alguns horários para ter uma ideia, mas é você quem deve adaptar a sua rotina de maneira que não torne impossível de manter até o final o cronograma. Ok? Nada de fardos. Comece aos poucos e vá apertando o cinto. Não deixe que seu cérebro sinta “asco” dos estudos. Tente de alguma maneira buscar apenas as sensações boas e os resultados maravilhosos que os estudos trarão na sua Vida.

Acho totalmente improdutivo ver nos estudos uma obrigação, sacrifícios, porque na verdade não deve ser assim, e não é! Faça das suas metas o seu melhor amigo.

Primeiro passo

Arrume um caderninho pequeno pra carregar no bolso em todo o lugar que for!

Busque o edital anterior do certame que pretende prestar e compare com os mais recentes. Procure colocar no cronograma as matérias mais pedidas ( isso quando ainda não tiver edital novo em mãos ). Se tiver basta seguir o conteúdo pedido pela banca. Não tem segredo.

E anote assim:

Segunda-feira:


8h às 18h – Rotina de trabalho ( horário de almoço ver o que dá para encaixar, preferencialmente estude a matéria que mais gosta ). Afinal de contas é seu horário de almoço. Engane seu cérebro dando a sensação de uma leitura simples de lazer. E logo será mesmo. É hábito.


18h às 20h30 – Ao chegar em casa siga a rotina de sempre e descanse um pouco


20h30 às 23h – Estudar Direito Constitucional

Terça-feira:

8h às 18h – Mesma rotina do anterior


18h às 20h30 – Descanse


20h30 às 23h – Encaixe uma matéria específica, por exemplo, Direito do trabalho

Quarta-feira

8h às 18h – (...)


18h às 20h30 – (...)


20h30 às 23h – Português

Quinta-feira


8h às 18h – (...)


18h às 20h30 – (...)


20h30 às 23h – Direito Processual Trabalhista

Sexta-feira

8h às 18h – (...)


18h às 20h30 – (...)


20h30 às 23h – Direito Administrativo

Sábado  - Nos finais de semana estará mais descansado e deverá apertar o cinto e estudar com afinco. Procure encaixar as matérias com mais peso nas notas. Estudar, fazer resumos principalmente de C.F, Processual Trabalhista e Direito do Trabalho mais Português.

Pode fazer isso usando o sábado


8h às 10h30 –  Português


10h às 12h30 –  C.F

12h30  – Almoçar e descansar um pouco

Não deixe a preguiça e a canseira tomar conta. Se for preciso tire um cochilo quando se sentir muito cansado. Caso contrário se estiver bem ativo procure começar antes os estudos.


14h30 às 16h30 –  D. Trabalho


16h30 às 18h30 – D. Processual Trabalhista


Tire pelo menos uma hora para relaxar  e à noite procure encaixar ( caso tenha no seu edital ) Raciocínio Lógico e Matemática – estude por videoaulas que será menos cansativo do que ler. Procure dormir bem. Tome um chá para relaxar e um banho tranquilo, assim dormirá bem e no domingo acordará com a mente descansada e preparada para os estudos. Não adianta varar a madrugada e passar o dia inteiro “pescando” de sono em cima dos livros. Estará colocando em risco o seu cronograma de estudos.

Domingo

Encaixe aqui as outras matérias conforme o seu edital que não mencionei acima. Fica por sua conta


9h às 12h –  ...

Almoce com os familiares  e descanse um pouco ( 30 minutos )


12h 30 até 15h 30 ( encaixe alguma matéria não mencionada acima

15h 30 até 17h ( exercícios de todo o conteúdo estudado)


 

Se não tiver com edital aberto procure estudar no máximo até às 17 horas e tire o restante do dia para descansar ou algum lazer.

Se estiver estudando com bastante antecedência poderá se dar ao luxo de parar um pouco antes e evitar que ao sair o edital não esteja super exausto. Tome cuidado porque conheço muitos Concurseiros que estudavam horas e horas à fio sem edital em mãos e  depois surtavam e sofriam aqueles fatídicos brancos devido a fadiga, por exemplo eu.

Lembra do caderninho que pedi para você anotar o cronograma? Use ele a seu favor. Perdeu algum dia, anote no caderninho. Use também como um diário bem resumido. Critique-se, anote. Mencione suas fraquezas no caderno. Observe o que deve melhorar. Escreva e se leia. Conheça seus pontos fracos escrevendo no caderno sobre você mesmo de maneira bem objetiva e resumida. Não esqueça de colocar as datas. Deverá anotar a sua rotina no caderno todos os dias. É o mínimo que deve fazer até conseguir seguir o cronograma de estudos com afinco. Pode confiar que se fizer assim logo entrará nos eixos.

Acima de tudo – fé em você mesmo e de que está fazendo a coisa certa.

 

Boa sorte!

Mais dicas e troca de ideias? Acesse: https://www.facebook.com/#!/groups/476071259106071/

Deixo também uma tabela publicada pelo nosso querido William Douglas para baixarem:
http://www.williamdouglas.com.br/painelcontrole/uploads/quadro%20-%20modelo.pdf

Eu tenho certeza absoluta de que você conseguirá. E você? 

 


4 comentários:

Luciana disse...

Primordial pra quem trabalha o dia todo é pegar pesado nos estudos no fim de semana. Durante a semana é isso aí que foi postado, difícil estudar mais que 3 horas. Mas não dá pra passar só estudando no fim de semana, esse estudo sacrificado da semana é primordial.

CatiaPipoca disse...

Concordo, Lu. Abração de ursa, querida

Luis Roberto de Lima disse...

Muito bom, esse plano de estudo tento seguir, afinal trabalho durante o dia e o tempo é curto, mas tento fazer.
obrigado

Natália Oliveira disse...

Adorei, é o que eu tento fazer mesmo, mas eu sempre estudava com o edital já aberto, agora quero me preprar com antecedência, gostei da ideia do caderninho! :) bjs