15 DICAS PARA APROVEITAR SEU TEMPO DE ESTUDO!


1 - Escolha um local calmo, arejado e iluminado para estudar. Evite barulhos que possam despertar sua atenção. Não deixe rádio ou TV ligados, a hora de estudar exige concentração total;

2 - Escolha também cadeira e mesa confortáveis. Conforto é importante mas não exagere! Nunca estude deitado pois assim o sono pega.

3 - Organize-se! Deixe sempre por perto seu material para não ter que ficar levantando a toda hora para procurá-lo. Isso tira sua concentração e faz seu rendimento cair.

4 - Procure estudar todos os dias num mesmo horário. Assim você cria o hábito de fazer as tarefas diariamente.

5 - Escolha para estudar o período do dia em que normalmente você já não faz nada ou tem poucas atividades. Assim a probabilidade de ser atrapalhado por qualquer coisa fica bastante reduzida.

6 - Dê prioridade aos seus estudos. Se surgir algum programa, passeio, telefonema de amigos, ou outra coisa não fure os estudos. Seja persistente, estude primeiro e vá depois. Se deixa de estudar um dia por um motivo, outro dia por outro motivo, daqui a pouco não estuda mais e o rendimento começa a despencar.

7 - A aula é momento privilegiado de estudo. Não perca aulas nem saia mais cedo da aula.

8 - Nunca deixe para amanhã a dúvida que você pode tirar hoje. Procure os professores após a aula, nos intervalos. Trocar idéias com os colegas também pode ser uma boa, sempre um acaba ajudando o outro e assim todos crescem.

9 - Não fique querendo decorar tudo. Estude para aprender. Só assim você será capaz de manipular seu conhecimento com criatividade. A tendência dos concursos é cobrar cada vez mais raciocínio e manipulação de idéias. É uma espécie de movimento conjunto cujo lema bem poderia ser *abaixo aluno bitolado.

10 - Cultive o hábito de boas leituras. Muitas questões têm sido formuladas em cima de acontecimentos recentes e assuntos que vêm sendo amplamente discutidos nos principais jornais e revistas do país. Além disso a boa leitura ajuda a melhorar sua compreensão de textos e sua capacidade de expressão, requisitos importantíssimos para fazer uma boa prova de qualquer matéria.

11 - Não perca nenhum exercício. Eles são oportunidades ímpares de você treinar a situação de prova aprendendo a controlar suas emoções, controlar o tempo e desenvolver métodos mais eficientes de ataque e resolução das questões.

12 - Não se esqueça dos momentos de lazer. É necessário haver uma compensação. Se você passa muito tempo concentrado(a). estudando, também precisa descontrair.

13 - Evite qualquer coisa que provoque estresse. É preciso saber dosar sua energia.

14 - Fique de olho nos informativos de concursos e procure saber, desde o início, mais ou menos as datas costumam abrir as inscrições. Assim você já fica preparado(a) e evita correrias de última hora.

15 - Acredite em você! Todo dia repita mentalmente:eu sou bom aluno e a cada dia construo um pouco do meu futuro É muito importante ter autoconfiança e, é claro, autoconfiança começa com a aplicação e estudos diários.

Nenhum comentário: