Blog da Cátia Pipoca - Dicas de Concursos Públicos

Medo pra quê?

Há coisa pior do que sentir medo de tudo? Medo da concorrência, medo do edital, medo de não conseguir “ver” tudo antes da prova, de chegar atrasado ao local de prova e até mesmo de morrer antes rs (uma pessoa já me disse isso e eu quase morri de rir). O medo paralisa, e essa “paralisia” chama-se apatia, marasmo, inércia. Você se lembra de quando começou a estudar para concurso? Porra! Você queria estudar 10 horas por dia, nem pensava nos finais de semana que estava perdendo e acreditava que passaria logo, com muita FÉ e determinação iria conseguir. Cadê isso? Perdeu pelo caminho? Viu como é difícil essa vida em constante luta?
Obviamente é impossível manter o mesmo ritmo forte de estudo por muito tempo de forma ininterrupta. O que quero dizer é que com o passar do tempo, quando você leva alguns tombos, os seus medos vão ficando maiores que a sua motivação. Você começou com 2,20m e seus medos com 1,50m. Agora a situação se inverteu.
Uma coisa é certa: Ficar refém disso não vai levar a lugar algum, pode até fazer com que você se canse de caminhar. Digo isso porque constantemente converso com amigos concurseiros e sinto isso. Não me conformo quando uma pessoa extremamente talentosa desiste porque acha que não vai consegui, diz que não tem sorte e por isso vai parar (Pessoa, não desista! Eu sou seu fã- talento é o seu sobrenome).
Quando o medo é maior que o seu entusiasmo você já começa a criar bloqueios. Começa a achar que não vai aprender determinada matéria porque é muito difícil ou comete a insanidade de não estudá-la achando que se “matar a pau” nas outras vai compensar essa deficiência.  
Véi na boa... seja maior que tudo isso aê! Diga para si: Eu sou maior que todos os meus problemas e vou resolvê-los! É difícil demais conseguir se manter forte diante de algumas situações. Quando fracassamos mesmo depois de termos nos dedicado pra caramba, quando vemos que algumas pessoas que começaram conosco já conseguiram e nós ainda estamos com zero no placar. Isso é Foda! E só concurseiro de verdade consegue dar a volta por cima, consegue ser maior que tudo isso e prosseguir mesmo diante de desconfianças e palavras inoportunas de pessoas próximas.
 Há algum tempo li uma frase de Anna Eleanor Roosevelt, ela disse: "Você ganha força, coragem e confiança por meio de cada experiência em que realmente ousa encarar o medo de frente". E guardei-a no coração, ou melhor, no papel de parede do PC rs. Estou desde agosto do ano passado mantendo um ritmo bom de estudos, lógico que às vezes eu não cumpri o cronograma, mas sempre buscava compensar essas faltas. Nesse meio tempo enfrentei INSS (fiquei em 11°, 3 vagas – até hoje ainda choro por causa disso rs) SEE-BA (6°, 9 vagas) e BB (acredito que ficarei entre 15° e 30°, de acordo com os rankings da net, 100 possíveis vagas porque é cadastro do reserva como todos sabem) e domingo que vem tem CEF. Domingo é matar ou morrer! Rsrs
Depois da CEF vou dar um tempo. Descansar um pouco e iniciar a preparação para TRT-BA que sairá em dezembro deste ano ou início do ano que vem. Afinal, não dá pra continuar “full time” depois de tanta luta! Uma coisa eu digo: Consegui me impor diante de tudo que foi de problema, fui maior que todos eles. Lembro que setembro e outubro do ano passado lutei junto com o meu avô contra uma doença, mas infelizmente perdemos a batalha. Era a pessoa que eu mais admirava e amava na vida e a recíproca era verdadeira. Sempre me incentivou e me ensinou a encarar os problemas de frente. E é isso o que tenho a dizer: Seja maior do que os problemas que encontrar no caminho. Não espere bons ventos para içar as velas, porque eles podem não vir. Caminhar, caminhar, caminhar mesmo sem saber o que vem a seguir, que poderá ser extremamente bom a depender da sua passada, do seu esforço. Aos que domingo têm batalha (CEF), o meu boa sorte. Joguem duro!  Grande abraço a todos.  

Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o Senhor, teu Deus, é contigo por onde quer que andares” (Josué 1.9)      

3 comentários:

Anônimo disse...

Tava precisando disso. Muito obrigado. Que Deus continue te abençoando.

CatiaPipoca disse...

Adorei. Boa prova queridos!!!

Cleytonfernandes disse...

Valeu Anônimo. Obrigado Cátia. Beijos.