COMO RESUMIR....

RESUMENTAIS - ASSIM QUE NOMEIO os resumos que ensino com técnicas de mapas mentais.


Fazer bons ‘resumentais’ e revisá-los com regularidade é a formula de se memorizar um grande volume de matérias por longo prazo. Sem técnica é difícil lembrar hoje algo que estudou há apenas um mês atrás.
O concurseiro deve criar 2 bons hábitos do estudo de longo prazo:
•Estudar resumindo bem as matérias
•Revisar os resumos regularmente

Regras para fazer bons ‘Resumentais’:
1.O ‘Resumental’ deve ser objetivo, usando apenas as palavras-chave, melhor ainda se puder usar ABREVIAÇÕES, ou no MÁXIMO ‘frases chaves curtas’, também usado abreviações. O importante é que você use as palavras/abreviações que te façam relembrar, no futuro, o conceito ou a ideia central do tema. Use sempre LETRAS GRANDES.
2.Não faça resumos com textos lineares, são cansativos, monótonos e por isso não chamam a atenção dificultando a memorização.
3.Use muitas cores, no mínimo 3. Mas quanto mais cores melhor para memorizar. As cores diferentes chamam mais atenção, e ativam zonas cerebrais que tornam a memorização mais fácil e o estudo mais divertido. O cérebro fica mais ativo, pois o emocional passa a participar com seu poder criativo e estético. Não é necessário gastar tempo escolhendo as cores, escolha de forma instintiva e impulsiva.
4.Como em um mapa mental, escreva a ideia central no meio da folha, e as informações secundarias ao redor. Ligue estas informações com setas, traços, cobras, pontilhados e etc. Mas sempre coloridos. A visão é o nosso sentido mais poderoso, estes recursos fazem a visão participar ativamente do processo de memorização.
5.Circule as palavras-chave com círculos, quadrados, triângulos, forma de nuvens e outras formas, utilize sempre sua criatividade. Aqui também deve-se abusar das cores. Tudo isso torna seus Resumentais mais interessantes. Se quiser também pode utilizar desenhos, adesivo, e etc.
6.Cada ficha ou pagina dos Resumentais devem ter pouca informação, para facilitar a formação da sua imagem mental. Você deverá fixar o olhar, para fazer uma foto mental de cada página/ficha Resumental. Isso vai facilitar muito as revisões. Com esta técnica, após algumas revisões, bastará olhar a ficha para reativar toda a informação nela contida. A imagem mental é uma das maneiras mais fáceis de arquivar informações na memória e mais rápidas de se relembrar.
7.Pode usar folha de papel ou fichas. As fichas são melhores e mais duráveis para o manuseio. Coloque título, data e numere seus Resumentais. Isso irá facilitará a rotina de revisões e também na memorização.
Se preferir, use apenas algumas destas técnicas aos seus resumos rotineiros, já será um bom 'upgrade'.




ACESSEM:
http://www.facebook.com/pages/Alexxandre-Maia/172866926137484

Nenhum comentário: