Blog da Cátia Pipoca - Dicas de Concursos Públicos

INSS: AJUDEM A DIVULGAR. VAMOS DAR APOIO AOS NOSSOS AMIGOS

Candidatos criticam reabertura de prazo de recursos

Após a divulgação do resultado preliminar da prova objetiva do concurso para técnico do seguro social e perito médico previdenciário do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), na última segunda, dia 5, centenas de candidatos questionaram a Fundação Carlos Chagas (FCC) em sites e redes sociais, afirmando que a organizadora teria reaberto o prazo para recebimento de recursos contra os gabaritos e a formulação das questões.
A queixa dos candidatos é simples: com a antecipação da divulgação dos gabaritos - o que ocorreu no dia 15 de fevereiro - foi aberto prazo para os recursos contra as respostas oficiais e a formulação das questões, nos dias 16 e 17. Quando da divulgação do dia 5, foi anunciada a abertura de prazo de recursos apenas contra o resultado das provas objetivas - conforme previsto no edital. Contudo, alegam os candidatos, no novo prazo determinado, dias 6 e 7 de março, a FCC teria voltado a receber também recursos sobre as questões e os gabaritos. O procedimento, que em momento algum foi anunciado oficialmente, teria sido comunicado por telefone de maneira informal - apenas aos concorrentes que ligavam para a organizadora.
Procurada por nossa reportagem, a assessoria do INSS confirmou que a FCC de fato reabriu o prazo para recursos contra os gabaritos e as questões, à revelia do próprio órgão. Assim como os milhares de candidatos descontentes com a medida, a instituição também cobra da organizadora uma justificativa para o procedimento - não previsto no edital. Procurada pela FOLHA DIRIGIDA, a Carlos Chagas ainda não divulgou a razão de ter voltado a receber tais pedidos.
O temor dos candidatos é de que, com esta segunda leva de recursos contra as questões, possam ocorrer, após a análise da banca, novas alterações nos gabaritos das provas, ou até mesmo a anulação de questões. Tais fatos provocariam mudanças nas listas de classificação do concurso, o que, para alguns, colocaria em xeque a seriedade do processo seletivo como um todo.
A seleção visa ao provimento inicial de 1.875 vagas em todo país, das quais 1.500 de técnico e 375 de perito médico. A expectativa é que o resultado final do concurso saia no próximo dia 22, com os classificados sendo convocados rapidamente: os primeiros 1.050 (900 técnicos e 150 peritos) deverão ser empossados já neste mês e, os restantes, em julho (500 técnicos e 100 peritos), outubro (125 peritos) e novembro (100 técnicos). As chamadas poderão ocorrer durante o prazo de validade do concurso, de um ano, podendo dobrar.

2 comentários:

Sentimentos disse...

Agradecemos por estar ajudando a divulgar.

Fernanda Anacoreto disse...

Obrigada por divulgar CAtia!!!