Blog da Cátia Pipoca - Dicas de Concursos Públicos

Pausa também é música(estudo).

60 dias para prova TRE-SP

Estive refletindo sobre o tema, a importância da pausa em uma música é a  mesma daquela aplicada aos estudos. O silêncio que faz do minuto presente um importante momento de reflexão. Assim como na música ela significa aquele momento onde o músico retira o fôlego para expressar a imensidão dos sentimentos de sua alma.


Pequenas pausas nos estudos é oportunidade ímpar de respirar e voltar com o mesmo pique, até que execute a última nota, ou seja, ler até a última parte da matéria em um mesmo ritmo, contínuo,  perene, a pausa então torna-se um fator essencial para este equilíbrio. O corpo agradece e a alma se mantém firme no propósito.


No silêncio entre uma e outra matéria é  na pausa que a matéria é fixada, momento de reflexão onde a música é sentida, mesmo na ausência dela.  Após resolver uma série de questões você começa a buscar justificativa para o erro e num "flash" de memória lembra exatamente como está na lei. Acaba por fixar melhor a matéria.

Em um edital tão aguardando como este do TRE queremos aproveitar cada minuto, não nos damos  conta de que precisamos de um tempo para recuperar, respirar, reter o conteúdo estudado, apenas queremos absorver, mais, e mais, e mais...porém não é assim que funciona. Uma chuva de informações, semelhante um temporal fora do normal, causa bastante destruição. Não há tempo para que o cérebro absorva tanta chuva de informações, o resultado podemos ver nos noticiários: inundações, destruição, estragos...


Tire um tempo para ouvir  a música do seu coração tocar e quando houver um instante de silêncio, não se incomode, apenas o sinta. Sonha, descansa, reflita, chora, sorria, sinta a vida que flui como um rio...Uma pequena pausa é revigorante e irá ajudá-lo a continuar escrevendo sua história rumo a aprovação...Não se prive deste momento... "Conhece-te a ti mesmo"(Sócrates).


Muita força e paz!!!


Fiquem com Deus!


Abraços!!!



Um comentário:

João Lucio disse...

Parabéns Catita.
Sempre nos brindando com um momento de reflexão...por demais transcendental esse teu texto.
Show de bola!
Faz-se necessário que respiremos, paramos por 1minuto que seja para aurir as energias benéficas dos nossos sentidos internos.
Grande beijo pra ti e sucesso guria guerreira!