Blog da Cátia Pipoca - Dicas de Concursos Públicos

Arrumando a bagunça...

65 dias para prova TRESP...

Certamente é um fato comum na vida de qualquer concurseiro, um edital extenso significa muitas vezes uma enorme bagunça de materiais, nem sempre as leis são exigidas em sua totalidade então para facilitar imprimimos partes de leis e mais leis, procuramos em livros A e B complementos para reforçar a matéria, anotamos, rascunhamos, exercícios resolvidos e quando nos damos conta nosso espaço de estudo está num amontoado de papel.

Os dias passam e logo volume dobra, triplica, etc... livros desordenados, ou como diz minha mãe: jogados...(rsrsrs) acabam atrapalhando pois se encontram fora de lugar em horas de se estudar outras matérias e acaba gerando um desconforto enorme, pois ocupam muito espaço. Não adianta muito se organizar com cronogramas que delimitam quantidades de tempo de estudo para cada matéria se você perde tempo tentando organizar a bagunça de outros dias. 

 Compreendi hoje que bagunça é um dos fatores inibidores de um bom desempenho. Por acaso você já olhou para sua mesa e desejou estudar em outro lugar? Pensou e disse: - Não aqui não dá, sem o mínimo interesse em arrumar naquela hora acaba procurando um lugar mais limpo, olha ao redor e adivinha; logo ali bem perto, sua cama em melhores condições de estudo...rsrs, é quando sem perceber você cai em uma grande armadilha, porque cama e livros não combinam o resultado só pode ser o sono te pegar daquele jeito que ele gosta...rsrs

Fato comprovado pelo menos a mim. Desorganização gera um desequilíbrio enorme em toda minha rotina. Percebi que precisava arranjar um lugar mais adequado para meus livros, distante da mesa, ou pelo menos fora dela, porque mesa não é estante e também não é lixo para acumular folhas que não usarei, portanto devem ser devidamente guardadas em ordem, isso tudo proporciona uma sensação muito mais agradável, dá até vontade de encher a mesa de livros novamente, mas só enquanto os estiver usando, importante...

A arquivologia nos ensina em sua matéria os benefícios de se dividir os arquivos em setoriais e gerais ou centrais. Posso trazer para minha rotina como um arquivo setorial minha mesa, quando eu uso para estudar a matéria do dia, e o arquivo central, um pouco distante, portanto, deixando meu ambiente mais organizado ficaria os livros que não uso em dias "x". Separar seu material, buscar a organização pode ser um aliado no seu desempenho, além de melhorar um pouco o visual do seu quarto que já não se é dos melhores quando se vive na busca desse sonho: aprovação!

Fiquem com Deus!

Bons estudos!

"O insucesso é apenas uma oportunidade para recomeçar de novo com mais inteligência."
Henry Ford

Nenhum comentário: