Por Catia: Meus pensamentos



É 80% olhar para dentro de nós mesmos antes. Pela manhã nos avaliar de maneira limpa e justa, podemos nos enganar na cegueira de que somos sempre melhores que o colega ao lado, mas aos que nos Guiam, não. Sobretudo, nós, é que os 20% que nos restam, deixemos para divagar, sobre o que os outros pensam ou agem desfazendo ações em pormenores, bobagens irrelevantes, perdoáveis. Procurar deixar uma boa palavra, e, algumas vezes, puxões orelhas em momentos cabíveis através de reflexões ou pensamentos soltos com carinho e respeito.

Nada de julgamentos precipitados.

Sejamos tardios ao corrigir, mas prestativos , qdo possível, ao doar.
Sem perceber queremos apenas ensinar, e qdo alguém tenta nos passar uma mensagem, retrucamos, pois não queremos ouvir. Ler quase tudo procurando uma faísca, um tropeço ou interpretações ambíguas nem sempre nos fará mais sábios, ou melhor, nunca chegaremos a lugar algum olhando apenas a trave alheia. Só se cresce quando tropeçamos em nós mesmos.

Sábio é aquele que se põe como aprendiz. Ele é procurado, não precisa alimentar a fogueira com comentários maldosos. Fala de respeito, corrige com amor. E aceita os próprios erros.

(Pipoca)

Nenhum comentário: