Saiba como escolher um concurso público de acordo com o seu perfil

Vagas na área de atuação podem ser um bom negócio

Do Gran Cursos*


Os concurseiros se deparam com o dilema de escolher a qual concurso público se candidatar. São muitas carreiras, em todos os âmbitos e poderes da administração pública. Especialistas alertam que alguns critérios são necessários para não correr risco de frustração e fazer do sonho de ser servidor público um pesadelo.


As dúvidas e medos são totalmente normais e previsíveis, segundo a psicóloga e professora do Gran Cursos, Andréia Ribas. Ela defende que os concurseiros devem fazer uma avaliação de prós e contras de cada possibilidade.

- A escolha de qual carreira pública seguir deve levar em conta fatores como formação, experiência profissional, vocação e afinidade com as atribuições do cargo. O interesse e a potencialidade são dois aspectos fundamentais na escolha profissional. Uma boa dose de cada um pode levar a uma vida profissional satisfatória e feliz.

A aliança da vocação e dos cargos com salários vantajosos não é nada simples. Afinal, nem sempre as escolhas feitas durante a graduação podem se adequar. A coordenadora da pós-graduação do Gran Cursos, Ivana Carvalho, pondera que alguns cursos são beneficiados.

- Os graduados em direito levam vantagem, pois todos os concursos exigem conhecimentos de direito administrativo e constitucional, disciplinas que eles já aprendem na faculdade. Além disso, há muitas vagas específicas para quem é desta área.

A especialista em gestão de pessoas sugere, como alternativa aos concurseiros perdidos, que conheçam onde vão trabalhar. Para isso, podem consultar o site do órgão ou entidade, investigar sobre os cargos e suas atribuições. Este tipo de informação também é encontrado no edital dos concursos e em fóruns de discussão na internet.

- Na maioria dos casos, recomenda-se ir pessoalmente ao órgão para que possa conhecer o ambiente, saber sobre a cultura organizacional e as rotinas. Converse com as pessoas que ocupam o cargo que deseja, saiba detalhes do cotidiano.

Para facilitar a identificação do perfil, Andréia orienta que os pretendentes ao serviço público façam uma avaliação pessoal.

- O conhecimento do próprio perfil é de suma importância para a escolha da carreira. A escolha adequada implicará o bem estar do profissional no ambiente de trabalho, expresso através do envolvimento, identificação e satisfação profissional.

Ela completa que para se conhecer melhor é necessário prestar atenção em seu próprio comportamento, nas coisas que faz e no que sente ao fazê-las, onde tem maior prazer e o que causa desprazer.

*Escola preparatória para concursos


Fonte:http://noticias.r7.com/vestibular-e-concursos/noticias/saiba-como-escolher-um-concurso-publico-de-acordo-com-o-seu-perfil-20111017.html?question=0

Nenhum comentário: