Blog da Cátia Pipoca - Dicas de Concursos Públicos

Sai da frenteeeeee!!!


“O insucesso é apenas uma oportunidade para recomeçar com mais inteligência.”  Henry Ford


Permanecer motivado é uma luta! O nosso equilíbrio é constantemente assaltado por pensamentos negativos e ansiedade sobre o futuro. Todo mundo enfrenta dúvidas e depressão. O que separa o sucesso é a capacidade de seguir em frente.
Não há solução simples para a falta de motivação. Mesmo depois de derrotá-lo, o problema reaparece ao primeiro sinal de fracasso. A chave é compreender os seus pensamentos e como eles dirigem suas emoções. Por aprender a cultivar pensamentos de motivação, neutralizar os negativos, e se concentrar na tarefa em mãos, você pode sair de uma caída antes que ela ganhe a parada.

RAZÕES PELAS QUAIS PERDEMOS MOTIVAÇÃO

Existem três razões principais por que perdemos a motivação:
1. Falta de confiança – Se você não acredita que pode ter sucesso, em qual ponto você vai se apoiar para tentar?
2. Falta de foco – Se você não sabe o que quer, como é que você realmente sabe que quer alguma coisa?
3. Falta de direção – Se você não sabe o que fazer como você pode ser motivado a fazê-lo?

COMO AUMENTAR A CONFIANÇA

O primeiro detonador da motivação é a falta de confiança. Quando isso acontece normalmente é porque estamos focados totalmente no que queremos e negligenciando o que já temos. Quando você só pensa sobre o que quer, sua mente cria explicações sobre o porquê de você não está recebendo o que deseja. Isso gera pensamentos negativos. Fracassos do passado e fraquezas pessoais dominam sua mente. Você se torna invejoso de seus concorrentes e começa a se dar desculpas para o porquê de não ter êxito. Neste estado, você tende a fazer uma má impressão de si mesmo, a se assumir como o pior entre os outros, e a perder autoconfiança.
A maneira de sair deste padrão de pensamento é focar em gratidão. Reserve um tempo para focar em tudo de positivo em sua vida. Faça uma lista mental dos seus pontos fortes, sucessos do passado, e as vantagens atuais. Nós tendemos a guardar as nossas forças para nos debruçar sobre nossos fracassos. Fazendo um esforço para se sentir agradecido, você vai perceber o quão competente e bem sucedido você já é. Isso vai reavivar a sua confiança e motiva-lo para concentrar-se em seu sucesso atual.
Pode parecer estranho que repetir coisas que você já sabe possa melhorar a sua mentalidade, mas, é surpreendentemente eficaz. A mente distorce a realidade para confirmar o que ela quer acreditar. Quanto mais você pensa negativamente os exemplos, mais sua mente vai trabalhar para confirmar essa crença. Quando você realmente acredita que você merece o sucesso, sua mente irá gerar formas de consegui-lo. A melhor maneira de trazer o sucesso para si mesmo é o desejo real de valorizar-se para o resto do mundo.

DESENVOLVENDO FOCOS TANGÍVEIS

O segundo detonador da motivação é a falta de foco. Quantas vezes você se concentra no que você não quer, ao invés de em um objetivo concreto? Nós normalmente pensamos em termos de medo. Tenho medo de ser pobre. Estou com medo de ninguém vá me respeitar. Tenho medo de estar sozinho. O problema com esse tipo de pensamento é que o medo por si só não é acionável. Em vez de fazer algo sobre o nosso medo, ele se alimenta de si mesmo e drena a nossa motivação.
Se você se “pega” com pensamentos baseados no medo, o primeiro passo é concentrar essa energia em um objetivo bem definido. Ao delinear um objetivo, você automaticamente define um conjunto de ações. Se você tem medo da pobreza, pode criar um plano para aumentar sua renda. Poderia ser voltar para a escola, a obtenção de um trabalho de salário mais elevado, ou o desenvolvimento de um Web site rentável. A chave é passar de um desejo intangível para passos concretos e mensuráveis.
Ao focar sua mente em um objetivo positivo, em vez de um medo ambíguo, você coloca seu cérebro para trabalhar. Ele instantaneamente começa a elaboração de um plano para o sucesso. Em vez de se preocupar com o futuro, você começa a fazer algo sobre isso. Este é o primeiro passo para motivar-se a tomar decisões. Quando se sabe o que quer, torna-se motivado a agir.

DESENVOLVENDO DIREÇÃO

A última peça do quebra-cabeça da motivação é a direção. Se o foco é ter um objetivo final, a direção é ter uma estratégia do dia-a-dia para alcançá-lo. A falta de direção mata a motivação, pois sem uma ação imediata, sucumbimos à acomodação. Um exemplo disso é uma pessoa que quer ter um blog popular, mas que gasta mais tempo lendo mensagens sobre blogs do que realmente escrevendo artigos.
A chave para encontrar direção é identificar as atividades que levam ao sucesso. Para cada objetivo, existem atividades que contribuem e aquelas que não o fazem. Faça uma lista de todas as suas atividades e organize-as com base em resultados. Em seguida, faça um plano de ação sobre as atividades que levam a grandes retornos. Para continuar o exemplo acima, uma lista para blogueiro seria algo parecido com isto:

1. Escrever conteúdo
2. Tópicos de pesquisa relevantes
3. Rede com outros blogueiros
4. Projetar e otimizar a colocação de anúncios
5. Responder comentários e e-mails
6. Ler outros blogs

Manter o controle de suas tarefas mais importantes vai dirigir sua energia para o sucesso. Sem um lembrete constante, é fácil perder dias inteiros em atividades como a leitura de o suprimento de RSS e-mails aleatórios dos sites, por exemplo.
Quando a motivação começa a diminuir, recuperamos o sentido através da criação de um plano que contém duas ações positivas. O primeiro deverá ser uma tarefa pequena que tenha significado para você fazer, enquanto o segundo deve ser um objetivo a longo prazo. Imediatamente fazemos a menor tarefa. Isso cria uma dinâmica positiva para depois dar o primeiro passo no sentido de atingir o objetivo a longo prazo. Fazer isso periodicamente é ótimo para sair de uma recessão, criando o reforço positivo, e mantendo planos de longo prazo em movimento.
É inevitável que você encontre períodos de baixa energia, má sorte, e até mesmo a falha ocasional. Se você não disciplina a sua mente, esses redutores de velocidade menores podem se transformar em monstros mentais. Por estar em guarda contra o os três destruidores da motivação é que você pode preservá-la e impulsionar-se para o sucesso.

Nenhum comentário: