TÉCNICAS DE MEMORIZAÇÃO PARA CONCURSOS PÚBLICOS

Olá povos...


Você se assusta cada vez que abre um edital e confere um conteúdo programático quilométrico? Não se assuste mais, apesar de sabermos das dificuldades que todos encontram com listas de milhares de tópicos e disciplinas, hoje trouxemos um post especial sobre técnicas de memorização para concursos públicos.

Segundo o especialista de memorização, Renato Alves, não existe uma receita totalmente eficaz nos estudos, mas com organização e disposição, tudo pode ser aprendido de uma forma muito mais simples e eficiente. Em suas palestras ele revela 4 dicas fundamentais para uma boa preparação para concursos. Confira essas dicas!

Organização – Você já se viu diante de uma prova e não soube por onde começar? Não espere mais pelo dia D, planeje e organize antecipadamente cada passo na realização de prova. Reserve dias de revisões, dias de simulados entre seus dias de estudos. Faça cálculos do tempo de leitura necessário para cada matéria, e seja realista em seu planejamento, dividindo corretamente o tempo para cada disciplina.

Ler não é Tudo – Você já se viu lendo a matéria e pensando no passeio de domingo? Estudo requer concentração, disciplina e tempo. De nada adianta fazer a leitura das páginas do seu planejamento de estudo se depois de cinco minutos não se lembrar de mais nada. A dica é: ressalte plavras-chaves de cada parágrafo, e ao finalizar a leitura daquela página, explique para si mesmo o conteúdo estudado com base nas palavras que ressaltou.

Repetição – Não basta ficar tagarelando a mesma frase dez mil vezes, a repetição exige muito mais do que isso, exige que você use sua criatividade, estimule o pensamento e dentro dessas atividades desenvolva seu método de repetição, seja em aplicações do seu dia a dia, em músicas inventadas, em momentos de atividades que nada tem a ver com estudos, para que você estabeleça uma ponte entre a memória de longa duração.

Saúde – O terrível branco na hora da prova pode estar associado a sua saúde. Quando especialistas comentam que para passar em concursos você precisa sacrificar sua vida, não é bem isso que eles querem dizer, ao contrário disso, você deve se cuidar e muito para evitar situações adversas no momento tão esperado. Cuide de sua alimentação, uma boa noite de descanso, atividades físicas regularmente são fundamentais para um melhor desempenho nos estudos.

Até a próxima...

Nenhum comentário: