Por Kalel Jones: Controle do tempo de estudo e de concentração

















Bom dia, Pessoas!!

Quero dividir com vocês uma idéia que eu tive há alguns anos, quando eu prestava vestibular, a qual eu executo até hoje, quando vou estudar para concursos.
Depois de perceber que o meu estudo não rendia muito, fiz uma planilha para controlar o meu tempo de estudo. Com o auxílio de um cronômetro, contava os minutos usados exclusivamente para pensar nos estudos, resolvendo exercícios, lendo ou decorando alguma coisa.
Caso eu fosse pesquisar algum assunto, parava o tempo e só voltava a contar como estudo, quando encontrava o material e passava a estudá-lo.
Quaisquer paradas para me espreguiçar, atender telefone, ir ao banheiro, comer etc não eram contadas.


Antes de fazer essa planilha de controle, eu me achava super lerdo e intelectualmente inferior aos outros. Após iniciar as anotações na planilha, descobri que o que eu era mesmo era disperso, super desconcentrado. Eu não saía da cadeira, porém os meus pensamentos iam longe e os estudos ficavam sem atenção. De todo o tempo que eu reservava para estudar, entre 5% e 10% eram usados para essa finalidade.


Acho que mais importante do que anotar os estudos foi registrar, em um arquivo de texto, tudo que perturbava com frequência a minha mente e por quanto tempo. Com base nesse documento, resolvi algumas coisas e outras insolúveis me esforcei bastante para esquecer ou deixar de lado
por muito tempo. Houve uma melhora considerável no meu rendimento. (Claro que com umas recaídas básicas!)


É até fácil esquecer-se de todos os aborrecimentos, medos, tristezas, alegrias, ansiedades e vontades fazendo o que gosta ou se distraindo com qualquer tipo de atividade. Mas são necessários sentar-se e estudar. E aí, quando você está imóvel, a mente pode ficar super atribulada, aí se faz imprescindível o controle dela, que nem sempre é conseguido com filmes ou textos motivacionais.



Abaixo disponibilizei duas planilhas iguais, mas de versões diferentes do Excel. É semelhante a que uso para marcar o meu tempo de estudo. Está bem simples para facilitar o uso.

Quem quiser usá-las ou fazer uma melhor para usar, recomendo que, quando não estudar, coloque 0 (zero) no dia correspondente ao em que deveria ter havido estudo. Isso influirá na média mensal de estudo. Se você não colocar nada, não constará como meta não cumprida e gerará um falso resultado na média do mês. Faça o teste e verá.

De preferência, marque o tempo em minutos, pois fica mais fácil de anotar e de ver a média.




Planilha para Excel 97 a 2003.
http://www.4shared.com/document/jcN08f1t/controle_de_estudos_97-03.html


Planilha para Excel 2007.
http://www.4shared.com/file/zt3Cnkpy/controle_de_estudos.html




Bons estudos a todos!

Abraço,
Kalel Jones

Nenhum comentário: