30,9 mil farão fazer teste físico para 6 mil vagas nos Correios.


Avaliação começa nesta segunda-feira (12) em 14 estados.
ECT espera que carteiros comecem a trabalhar ainda este mês.


A avaliação da capacidade física e laboral do concurso público 2011 dos Correios começa nesta segunda-feira (12) em 14 estados e ocorrerá em 73 organizações militares distribuídas em 60 municípios. Estão aptos a participar dessa etapa 30.904 candidatos do sexo masculino e feminino aprovados no cargo agente de Correios — carteiro e operador de triagem e transbordo. No total, eles disputam 6.074 vagas, sendo 5.060 para carteiros e 1.014 para operador de triagem.
A avaliação será realizada em parceria com as Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica) em todos os estados e no Distrito Federal. Os candidatos estão sendo convocados por meio de telegrama.
“Ainda este mês teremos carteiros contratados e já trabalhando na empresa”, informou o vice-presidente de Gestão de Pessoas dos Correios, Larry Manoel de Almeida. Até agora, dos 3.116 aprovados nos cargos de atendente comercial, cargos de nível superior e carreiras específicas, já foram contratados 1.409 novos empregados.
O concurso, cuja prova foi realizada em 15 de maio, oferece o total de 9.190 vagas, em 39 cargos, sendo 34 de nível superior e 5 de nível médio. Foram mais de 1 milhão de inscritos.
São 8.346 vagas de agente dos Correios - 2.272 para atendente comercial, 5.060 para carteiro e 1.014 para operador de triagem e transbordo -, e 829 vagas de nível superior (analistas) e 15 de nível médio técnico (auxiliar de enfermagem do trabalho e técnico de segurança do trabalho).
A avaliação física tem caráter eliminatório e é composta pelo teste de barra fixa, corrida de 12 minutos e testes de dinamometria (teste de força muscular), com graus de esforço diferente para homens e mulheres de acordo com o previsto em edital.
O candidato deve comparecer para realização da avaliação no horário definido na convocação munido de atestado médico, emitido em até 30 dias, no qual deverá estar consignada a sua aptidão para realização dos testes; roupa apropriada para a prática de atividade física; e documento oficial de identificação com foto.
O teste físico não terá pontuação, mas vai indicar se o candidato está apto ou não ao cargo. De acordo com o edital, os candidatos serão informados da aprovação ou eliminação nesta fase do concurso público logo após o término dos testes.
Na semana entre os dias 19 e 23 de setembro haverá nova bateria de provas nos estados restantes e nos locais desses 14 estados em que não foram concluídos. A média de candidatos que fazem os exames por dia é de 150, segundo os Correios. São Paulo e Belo Horizonte são as cidades que têm maior número de candidatos, 1.597 e 1.522, respectivamente. Portanto, nessas cidades é bem provável que os testes tenham de ser estendidos por mais uma semana.
Os resultados da avaliação física serão divulgados até o final deste mês. Todos os 9.190 aprovados no concurso estarão trabalhando nos Correios até o final de outubro.
G1.

Nenhum comentário: