Pra ontem!

No direito existe um brocardo em latim muito conhecido por seus operadores que diz: "DORMIENTIBUS NON SUCCURRIT JUS". Significa dizer que o direito não socorre aos que dormem. Podemos trazer essa lição também para realidade dos concursos, ou seja, aquele que deseja ser aprovado em um concurso não pode "dormir" e deixar passar o sonho de ser servidor público.

No começo do ano, com as notícias da suspensão dos concursos, muitos desanimaram nos estudos. Não demorou muito, porém, para os editais e as confirmações de certames voltarem com tudo e os concurseiros "desesperados" correrem atrás do prejuízo. Certamente, aqueles que não desistiram e continuaram em sua jornada de estudo sem desanimar estão mais tranquilos e perto de alcançar sua meta. O que não quer dizer que os outros não terão chance, pois na hora em que a pessoa decide algo, todo seu ser se prepara para o sucesso. Portanto, a hora destes também vai chegar.

Observo que existem dois tipos de concurseiros. O concurseiro "fogo ardente", que é aquele que quando sai algum edital ou notícia de um concurso se empolga com o fervor da chama ardente e logo na primeira dificuldade, desanima e muda seu foco até se "apagar". E tem aquele concurseiro "água corrente", que tem uma meta e a percorrecontinuamente, sem jamais desistir, nem retroceder. Para este concurseiro não há boatos ou notícias ruins que o desanime, ele segue sua jornada de estudo, ultrapassando os obstáculos, pois sabe que no fim uma linda cachoeira surgirá no horizonte e sua missão será alcançada.

O concurseiro "fogo ardente" geralmente é aquele concurseiro contribuinte, vai gastar seu dinheiro, vai perder um pouco do seu tempo e no final vai continuar no mesmo lugar onde está. Já o concurseiro "água corrente" certamente terá seu nome figurando na lista dos aprovados. E então, que tipo de concurseiro você deseja ser?

Respondida essa pergunta e se você realmente quer ser aprovado em um concurso, comece a estudar "pra ontem". Não deixe passar as oportunidades e lembre-se"o concurso não socorre os que dormem".

Bons estudos e feliz aprovação!

Ivan Lucas

Analista judiciário, com pós-graduação em Direito Público, Ivan Lucas leciona Lei 8.112/90, Direito Administrativo e Direito do Trabalho em vários cursos preparatórios no país. Ex-servidor do STJ, o professor atualmente é servidor do TRT da 10ª Região e possui diversas obras publicadas.

Fonte: http://concursos.correioweb.com.br

Nenhum comentário: