Blog da Cátia Pipoca - Dicas de Concursos Públicos

Por Catia: U.T.I do Ânimo e da Fé

Como muitos devem estar ciente fiquei ausente por vários dias. Longe do nosso mundo concurseiro.
E nesses dias tive tempo suficiente para observar, refletir, remodelar, subir alguns degraus da humildade e firmar mais ainda o quanto necessitamos nos apegar cada vez mais no mundo espiritual.
Achamos que já vimos "um mundo de acontecimentos", mas basta passar um tempo em um Hospital para se ter consciência de que não somos nada quando nos despimos da humildade e da Coragem.

Ver pessoas respirando com ajuda de aparelhos, entubadas, em Coma induzido - sono profundo - a mercê dos cuidados alheios, outras simplesmente abandonadas pelos familiares - o frio -, e esses mesmos depois abrindo os olhos e voltando á vida! Pena que, dos 20 internos na U.T.I, pelo menos quatro pessoas morreram, e a maioria jovens em decorrência de acidentes, ou de carro, ou moto, ou atropelamento. Toda vez que liberavam nós para visitarmos a Dona Linda, observava um por um no Leito, e imaginava se eles tinham tido tempo de realizar pelo menos metade dos seus sonhos.

Será que viveram o suficiente? Como foram em vida? Produziram? Foram valentes? Respostas que jamais terei, pertencem apenas á Deus.
Porém, o que pude trazer de fato foram os que lutaram para sobreviver, e conseguiram! Emergiram do abismo em que se encontravam, exemplos de coragem e luta.

Foram dias Sombrios indo e vindo a cada visita da U.T.I. Logo em frente havia também a U.T.I infantil, essa; não tive coragem o bastante para visitar. Tampouco arrisquei questionar Deus sobre os motivos. Mesmo que a dor no peito quisesse dar uma certa revolta cada vez que ouvia de longe os gritos das crianças. Procurei firmar meus pensamentos de que nada acontecia por acaso.

Tomei para mim que seria mais uma passagem de aprendizado, e que pudesse absorver toda lição necessária, aplicasse no meu dia-a-dia conforme o meu entendimento e limitação. Afinal de contas o que somos? Um nada, uma fagulha de um quase nada, na pequenez, na mediocridade julgadora e falhas de sempre!!!

Passado uma semana a dona Linda foi removida para um Leito normal , lá tive que passar 24 horas do meu dia, pois acompanhantes, em leitos femininos, não eram admitidos homens. Levei meu Livro, minha coragem, minhas fraquezas, meus remédios e a fé que, apesar de pequena, tem me dado forças para enfrentar todo e qualquer desafio.

Ora pensando nas coisas que havia deixado em S.Paulo(o egoísmo), horas fazendo amizades com mais três pessoas que estavam no mesmo Leito, uma semana a mais. Tudo dependeria da evolução da saúde da Dona Linda. Pensei que estivesse perdendo meus estudos, sentindo minhas forças sendo absorvidas, olheiras intensas e muito trabalho. Contudo..

Sabem o que é um ser humano ficar totalmente dependente de você? Ter que Suportar suas ânsias, limpar e lavar a cada ida ao banheiro o acamado? Dar comida na boca, acordar mais de 15 vezes durante á noite para colocar a "comadre" e coletar as necessidades fisiológicas? FOI DIFÍCIL SUPERAR E SERVIR DE BOM GRADO.

Só que após alguns dias, superamos esses "nojos", e passamos a agradecer mais ainda ao PAI por não estar nessa condição..e agradecemos..agradecemos...e forças jamais imaginadas começam a brotar, pensamentos tão egoístas se esvaem, e nos tornamos "Servos" daqueles que precisam de nós. Tratamos com carinho, como uma mãe ao seu filho.

E por incrível que pareça ainda consegui arranjar tempo para ler. O que no meu caso, tive tempo (não me perguntem como) de resumir todo o Livro do Francisco Dirceu de Barros - Direito Eleitoral.

Notar que existem diversos tipos de seres humanos e profissionais, mas o que faz a singularidade de um e outro são as atitudes gentis que se destacam dos demais. O AMOR AO TRABALHO! O AMOR Á FAMÍLIA! A VONTADE DE CONTINUAR EM VIDA E OPORTUNIDADE DE PODER REESCREVER UM NOVO TRAJETO!!

RENOVA O ÂNIMO, ABASTECE A MOTIVAÇÃO. Faz crescer, faz curvar-se diante dos MELHORES, fecha a boca e abre os ouvidos as coisas boas que realmente nos adicione uma lição a mais. E trazemos de volta não somente a canseira e as dores do corpo por ter ficado dormindo em um sofá. Algo muito maior, tão grandioso que nenhum livro ou faculdade seria capaz de nos ensinar!!!

O QUANTO SOMOS CAPAZES QUANDO DESEJAMOS NO FUNDO DA ALMA SUPERAR, ULTRAPASSAR, CONCLUIR, FINALIZAR E VENCER.

CAPAZES DE RESSUSCITAR DOS MORTOS EM TODO SENTIDO! MESMO AMARRADOS, MESMO ENTUBADOS, MESMO SEDADOS, MESMO QUE SUBESTIMADOS!!!
E surpreendemos quando não DESISTIMOS!!!

DESPERTAMOS do COMA! Abrimos os olhos espirituais e uma nova FORTALEZA se constrói. MUROS E CONCRETOS no fazem mais fortes e aptos para a próxima BATALHA. E para isso, queridos, basta viver, basta-nos a saúde e a GRAÇA de DEUS!

3 comentários:

Anônimo disse...

Catia

Lindas palavras!

A sua experiência me fortaleceu para enfrentar a fase de início do tratamento da minha mãe, quando pensamentos negativos ameaçam a fé e a força interior.

O motivo só Deus sabe. O importante é ter a certeza de que as lições são necessárias para melhorarmos em todos os sentidos.

É um aprendizado para a evolução da paciência, tolerância, humildade e solidariedade ... do AMOR. Uma oportunidade para corrigirmos a "miopia espiritual".

Que Deus abençoe a saúde da Dona Linda!

O Médico Jesus está ao seu lado nesta fase de tratamento da querida Dona Linda!

Paz e Luz!

Debinha

Lela disse...

Catia...
O que dizer de uma pessoa como vc!!
Vc mostra a com sua humildade e sinceridade nas palavras o quanto somos dependentes uns dos outros.Para aquelas pessoas egoístas,ai esta uma grande lição,tudo é permissão de Deus em nossas vidas.
Catia,menina,queria poder expressar o quanto vc é importante,o quanto desejo que Deus te abençõe ,mas faltam palavras para te elogiar.Engraçado é que nem te conheço pesssoalmente ,mas sei o quanto iluminada vc é.
Não ache em nenhum momento que esta perdendo tempo lá no hospital,pois é lá que Deus quer que aprenda alguma coisa,pois como já disse,nada acontece sem a permissão de Deus.
Fique firme mesmo,tenho certeza que grandes planos Deus tem em sua vida.
Bjs do fundo do coração!!!
Milena

Antonio disse...

Minha querida amiga (já me sinto seu amigo, desculpe a liberdade),

Eu só tenho a seguinte frase para te escrever:

Que Deus te ilumine e te guarde hoje e sempre!!

Vamos juntos!!! Força para todos nós!!

Abraços