Blog da Cátia Pipoca - Dicas de Concursos Públicos

O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA SE TORNAR UM SERVIDOR PÚBLICO

DICA 1

Primeiramente, você, concurseiro, deve ter em mente que passar em um concurso público não é uma coisa que acontece da noite para o dia. Que você dorme e quando acorda já é servidor público. Não, o caminho para se tornar um servidor público é árduo. Por muitas vezes você terá que deixar de fazer aquelas coisas que antes fazia com freqüência: sair à noite com amigos, ir ao cinema, ir a um show, viajar. Não é que para passar em um concurso público você deva ser anti-social. Não é isso. Porém, o engajamento nos estudos, com disciplina e determinação, farão a diferença no dia da prova. Todo o sacrifício que foi colocado em questão terá seu resultado compensado. Você se tornará um SERVIDOR PÚBLICO!

DICA 2
O sucesso na resolução de uma prova depende de quão hábil você identifica os erros nos itens das questões formuladas pela banca examinadora.
Um macete é você sempre grifar o que está errado e colocar “entre parênteses” o acerto. Esse método auxilia o seu cérebro a ficar “atento” aos itens das questões para melhor “farejar” possíveis erros.
Tente fazer isso e você perceberá uma melhora significativa na identificação dos erros.
Identifique o erro, grifando-o, e depois acerte-o. Veja como proceder conforme o exemplo a seguir:
Leis de iniciativa do Poder Legislativo estabelecerão o plano plurianual, as diretrizes orçamentárias e os orçamentos anuais.(Executivo) - é o correto!

DICA 3
Listo algumas dicas para um início de estudo mais planejado:

• Não tenha UM objetivo. Tenha O objetivo: PASSAR NO CONCURSO.

• Prepare um cronograma de estudos com as matérias que serão objeto da prova, com horários programados para cada matéria. Você poderá ter noção dessas matérias, antecipadamente, a partir de editais de concursos anteriores ou concursos similares. Faça intervalos. Intervalos são importantes para relaxar. Sugere-se que a cada 3 horas de estudo você interrompa por 15 minutos. Dê uma andada, faça alongamentos.

• Faça desse cronograma o seu mais importante instrumento de planejamento. Tenha disciplina para cumpri-lo.

• Procure um local de estudos que possa dar tranqüilidade para concentração no aprendizado. Lugares barulhentos onde você possa se distrair são péssimos para o desempenho dos estudos. A nossa casa pode ser um ambiente perigoso... Caso não haja disciplina, inúmeras vezes você se levantará da cadeira para ir à geladeira, beber água, falar ao telefone, brincar com o cachorro. O ideal é que a escolha seja um ambiente onde a filosofia seja o estudo, como as bibliotecas ou salas de estudos.

DICA 4 
• Tenha bons materiais de estudo (livros, apostilas, anotações de sala de aula, resumos). Bons materiais fazem a diferença. Caso não possa comprar um livro, pegue emprestado com amigos ou em bibliotecas.

• Faça bastantes exercícios. São eles que darão experiência quanto ao tipo de questões abordadas e também para treinar o tempo de resposta às questões.

• Leia o edital atentamente. É nele que se encontram todas as informações importantes sobre a prova: data, local, horário, matérias, tipo de prova - objetiva, discursiva -, peso nas provas, penalização ou não quando o gabarito discordar do oficial, dentre outras.

• Não desanime caso não seja aprovado nos primeiros concursos públicos. A persistência, aliada ao correto planejamento nos estudos será essencial ao bom desempenho nos próximos concursos.

• Lembre-se de Confúcio, filósofo chinês: “Uma caminhada, seja de que tamanho for, começa com o primeiro passo”.

Bons estudos!

* Prof. Gustavo Bicalho Ferreira

Nenhum comentário: