Blog da Cátia Pipoca - Dicas de Concursos Públicos

Edital do concurso do Senado pode sair até setembro, diz diretora-geral





A Diretora-geral do Senado, Doris Peixoto, afirmou nesta segunda-feira (11), em entrevista à Rádio Senado, que o edital do próximo concurso pode sair até setembro. A definição do número de vagas e das áreas depende, entretanto, de aprovação da reforma administrativa do Senado, que está em discussão na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). “A nossa expectativa é que o edital já seja liberado em meados do segundo semestre. Eu acredito que em setembro nós já tenhamos o edital liberado”, afirmou. As informações são da Agência Senado.
Em fevereiro, a Comissão Diretora do Senado decidiu adiar a realização do concurso para que fosse reavaliada a necessidade de nova seleção, após ter divulgado em janeiro a distribuição das vagas - clique aqui para ver. Ainda em fevereiro,  o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), afirmou que o concurso não seria cancelado devido ao corte de gastos determinado pela mesa diretora da Casa. "Não estamos de maneira alguma acabando com o concurso, estamos adiando para melhorar", afirmou na ocasião. O concurso do Senado é um dos mais aguardados devido aos salários elevados, que, em alguns casos, superam R$ 20 mil.
De acordo com Doris, a realização de novo concurso se justifica pela necessidade de recompor equipes desfalcadas com aposentadorias de servidores. Ela estima que entre 300 e 400 funcionários devem se aposentar até o final do ano.
Não havia data estipulada para o concurso, mas a previsão do Senado era de que as provas fossem aplicadas no segundo semestre deste ano. Estavam previstas 180 vagas para o quadro de pessoal e para formação de cadastro de reserva.
O último concurso foi realizado em 2008. A prova objetiva foi composta por 80 questões para nível superior e 70 para nível médio. Na ocasião, houve também um teste discursivo com uma questão para nível médio e duas para nível superior. Foram cobradas as disciplinas de língua portuguesa, conhecimentos gerais e conhecimentos específicos, para todos os cargos.

Fonte: http://g1.globo.com

Nenhum comentário: