Concurseiros e afins: Etiqueta virtual - Dicas de Comportamento na Internet

Nunca se esqueça de que há pessoas do outro lado da linha.

Sendo toda sua interação com a rede realizada através de um equipamento impessoal como é o computador, é fácil esquecer que existem pessoas do "lado de lá" e se expressar de forma mais livre do que você faria se estivesse frente-a-frente com elas.

Portanto, se você esta aborrecido com algo ou com alguém, reflita sobre o assunto antes de tomar uma decisão. Tente não dizer para alguém nada que você não diria pessoalmente, face-a-face, em uma sala repleta de gente.

Seja cuidadoso com o que fala para e sobre os outros

Você não é a única pessoa que se comunica na Internet; mais alguns milhões de pessoas também o fazem. Portanto, pense bem antes de enviar mensagens com informações pessoais para newsgroups, listas de discussão ou mesmo para endereços particulares.

Se o conteúdo de sua mensagem for de caráter exclusivamente pessoal e particular, considere outros meios, que não correio eletrônico, para comunicar-se com o seu interlocutor.

Sem a inflexão da voz e a linguagem corporal existentes nas comunicações face-a-face, comentários bem humorados do autor podem ser mal interpretados nas comunicações eletrônicas. Para compensar esta falta de visualização, a rede desenvolveu símbolos denominados emoticons ou smilies. Um deles é :-) e significa que a intenção do autor é bem humorada. Use-os com moderação.

Seja claro, breve e objetivo

A maioria das pessoas na Internet vai lhe conhecer somente através do que e de como você escrever. Portanto, evite erros gramaticais e certifique-se de que o conteúdo é de fácil leitura e compreensão para o seu público alvo.

Nunca use dez palavras para expressar o que pode ser dito em cinco. Lembre-se de que quanto maior for sua mensagem menos pessoas a lerão.

Quando fizer menção a uma outra mensagem faça um breve resumo para reavivar na memória do leitor a mensagem original.Para tanto, inclua na sua mensagem as partes essenciais da mensagem referenciada. Não é preciso incluir a mensagem toda!

Ao enviar mensagens para listas, esteja certo de que você leu toda a discussão antes de responder, pois pode ser que alguém já tenha dito o que você quer saber.

Use um formato adequado

A linha do subject de uma mensagem é essencial para alguém com uma caixa postal abarrotada decidir se vai ou não ler a sua mensagem. Seja claro e conciso ao expressar o assunto da mensagem, evitando títulos vagos ou incompreensíveis.

"Assinaturas" são informações que podem ser colocadas automaticamente no final de sua mensagem para ajudar os leitores a lhe localizarem. Uma assinatura com nome, telefone e fax é geralmente suficiente. Evite assinaturas longas e grafismos rebuscados que além de serem cansativos em listas, contribuem para congestionar as linhas de comunicação.

Tente fazer o seu texto em um tamanho genérico, que possa ser lido por todas as pessoas, não importando o tipo de equipamento que elas utilizem. Evite caracteres especiais e insira um máximo de 70 caracteres em cada linha.

ESCREVER USANDO SOMENTE LETRAS MAIÚSCULAS FAZ SUPOR QUE O AUTOR ESTÁ FALANDO EM VOZ ALTA OU GRITANDO. Portanto, evite!

Enderece corretamente sua mensagem

Ao responder uma mensagem, use como endereço do destinatário aquele definido no campo Reply To: da mensagem recebida.

Observe a existência de outros destinatários no campo Cc: e inclua-os também na sua mensagem.

Se a mensagem foi recebida de uma lista de discussão, o endereço de Reply normalmente é o da lista. Caso queira responder somente ao autor da mensagem, verifique seu endereço no campo From: do cabeçalho da mensagem recebida.

Ao subscrever uma lista, certifique-se de que está usando o endereço próprio para subscrição, e não o endereço da lista propriamente dita.

Evite enviar mensagens para diversas listas, a não ser que você esteja realmente certo de que é necessário. Neste caso, especifique no campo To: todos os grupos a quem a mensagem foi destinada.

Respeite direitos autorais (copyright)

Quando você envia alguma coisa pela rede, ela provavelmente é de domínio público, a não ser que você tenha os direitos autorais e especifique isto na mensagem. Cuidado ao enviar artigos, letras de músicas, resenhas de livros ou qualquer outra coisa que seja sujeita a copyright. Evite, dentro do possível, incluir esses tipos de documentos em sua correspondência.

Se você está usando argumentos para ajudá-lo em sua teoria, diga de onde eles provêm. Não utilize idéias alheias como sendo suas.

Ao copiar um programa disponível na rede, verifique se o mesmo é de domínio público ou se seu uso implica no pagamento de algum tipo de taxa, como é usual acontecer com programas shareware.

Não divulgue propaganda pela rede

A Internet cresceu em um ambiente exclusivamente não-comercial e boa parte de suas redes nucleares e satélites continua sendo mantida por órgãos governamentais. Enquanto anúncios e relatórios técnicos de produtos e serviços de interesse da comunidade acadêmica são aceitos com naturalidade, a propaganda com fins puramente comerciais, no estilo de mala direta, é usualmente repelida com veemência e punida com a expulsão do infrator.

Seja discreto e comedido ao usar recursos da rede

Antes de executar programas obtidos via rede, certifique-se de que as defesas anti-virus de seu computador estão acionadas.

Mais algumas dicas importantes:

  • O uso da rede é um privilégio, não um direito. Portanto, não abuse dele. Você é responsável pelas suas ações. Respeite as regras e procedimentos de cada sistema. Lembre-se de que o fato de "poder" fazer determinada ação, não significa que você "deve" fazê-la.
  • Inclua sempre o seu e-mail nas suas mensagens para que as pessoas possam entrar em contato com você.
  • Se você gostou de algo na rede, faça com que o autor saiba disso. Você também pode dar algumas sugestões.
  • Se por acaso você discordar de alguma coisa, discorde educadamente. Tente incluir alguma idéia que há em comum, como por ex.: "Eu concordo com isto... mas discordo de... Na minha opinião... "
  • Seja claro e breve nas suas mensagens. Detalhes demais entediam o leitor.
  • Use letras maiúsculas apenas para destacar determinado ponto, como títulos e cabeçalhos. Você pode usar ***asteriscos*** também.
  • Respeite a privacidade dos outros. Se você vai passar informações que não são suas, peça permissão primeiro. Deixe bem claro a origem da sua informação.
  • Cuidado com o que você diz a respeito das pessoas. As informações correm facilmente através da rede.
  • Jamais mande "flames", ou seja, mensagens agressivas que possam ofender alguém. Às vezes a sua "piada" ou seu sarcasmo pode ser mal interpretado. Com certeza você receberá um "flame" de volta. Uma chuva de "flames" entre duas ou mais pessoas é chamada de "flamewar". "Flamewars" são apenas um desperdício dos recursos da rede, e só aborrecem as pessoas.
Os Dez Mandamentos da Ética na Internet
  • Não use o computador para prejudicar as pessoas.
  • Não interfira no trabalho de outras pessoas.
  • Não se intrometa nos arquivos alheios.
  • Não use o computador para roubar.
  • Não use o computador para obter falsos testemunhos.
  • Não use nem copie softwares pelos quais você não pagou.
  • Não use os recursos de computadores alheios sem pedir permissão.
  • Não se apropie de idéias que não são suas.
  • Pense nas consequências sociais causadas pelo que você escreve.
  • Use o computador de modo que demonstre consideração e respeito.

Nenhum comentário: