Blog da Cátia Pipoca - Dicas de Concursos Públicos

Preparando-se para Concursos…Revisão dos Estudos

Nós nos preparamos para as provas dos concursos públicos, nos esforçamos por alguns meses, mas muitos ainda não criaram o hábito de sedimentar o conhecimento. Ou seja, ser capaz de saber um assunto tanto quanto sabe que 1+1 é igual a 2.

Para conseguir ir muito bem num concurso, salvo sorte que pode acontecer, mas são raros, temos que ter sedimentados os conhecimentos. Para ter mais segurança e mais paz de espírito para fazer a prova tranquilos, com o sentimento de missão cumprida.

Como exemplo dessa sedimentação do conhecimento, vamos nos remeter ao tempo da infãncia, nas primeiras séries, achávamos as matérias muito difíceis, acreditávamos que não aprenderíamos a fazer uma conta de divisão, ou de multiplicação, achávamos impossível memorizar a tabuada. Ou mesmo, em língua portuguesa, não sabíamos os significados das palavras, sofremos para adquirir vocabulário. Hoje estamos aqui, tudo sedimentado na cabeça, tentando resolver questões complexas de concursos, de interpretação, e mesmo de matemática. Pegamos facilidade em entender um texto e em saber a tão difícl tabuada do 8.

Essa facilidade se adquiriu mediante anos de treino, de revisão da matéria, de leitura constante das palavras para hoje ter o conhecimento do seu significado. O que ocorreu geralmente da prática diária, talvez não de estudo propriamente, mas de vivência do conhecimento, na leitura de pequenos textos, na divisão nas constas do supermercado, e por aí vai. Na maturidade do assunto no dia a dia que levou a sedimentação do conhecimento.

Essa sedimentação é o que todo concursando precisa para se sair bem nas matérias. A dúvida é como conseguir isso, a única forma é repetição constante da matéria. Já que no dia a dia temos contato constante com conhecimento de soma e subtração, por isso dominamos mais facilemnte tais asssuntos da matemática. O caminho das pedras é a repetição!!!

Para conseguir essa repetição em matérias há o sistema de ciclos em que você determina a ordem das matérias que você vai estudar, sempre voltando a matéria inicial e recomeçando. Mais informações acesse: Horário de Estudo.

Mas tem que ter agilidade nos estudos, temos que atingir o fim várias vezes antes de chegar a prova do concurso. Não adianta ler só uma vez, a segunda e a terceira leitura da matéria é essencial para melhor memorização, já que na primeira é como se você estivesse se acostumando, a segunda você percebe mais coisas e na terceira há a sedimentação. Mas não pode achar que porque leu 3 vezes tem que parar de ler o assunto, pois temos que revisar, lendo o material ou fazendo exercícios várias vezes para não esquecer.

Fazer exercícios do conteúdo, seja por exercícios de fixação ou de provas anteriores. Pois questões abrem outras possibilidades no conhecimento, você revisa os assuntos estudado e vai se conhecendo, conhece suas fraquezas na matéria. E assim, há maior estímulo para ler mais atentamente o assunto. Fazer provas anteriores é fundamental para pegar a malícia para fazer provas e concursos, conhecer a banca que organizou o concurso, você saberá o que ela geralmente cobra e estudará mais a fundo o assunto, além do que há constante repetição de questões, o que na hora da prova lhe dá a rapidez necessária para resolver a prova, e se concentrar nas que sejam mais difíceis.

Fazer tudo isso, ler várias vezes, fazer questões leva tempo. A preparação para concursos é contínua, não pode ser interrompida, pois o estudo leva a um progresso gradual. E ainda há de convir que ficar revendo as matérias é trabalhoso e demanda tempo ler todo o material várias vezes. E ainda, só ler pode ser massante. Por isso aí vai um roteiro para começar a estudar.

Num primeiro momento, quando você vai encontrar a matéria pela primeira vez é importante que leia a teoria sobre o tema específico em um bom livro para concursos (mais fáceis de entender, e voltado para concursos) e imediatamente depois faz exercícios sobre o assunto, geralmente nesses livros já vem acompanhado dos exercícios, podendo consultar a teoria, fazer os exercícios será mais ou menos uma revisão. Faça isso no horário determinado para estudar a matéria. Faça isso com toda a matéria até o fim.

Agora é a hora de ler tudo de novo, mas agora a gente vai grifar o texto. Já leu o livro e já fizemos os exercícios, já sabe os pontos mais importantes cobrados em provas. Com os grifos mais importantes do livro, se tiver tempo poderá fazer fichas-resumo para ficar mais fácil de transportar e rememorar o assunto. Mas não deixe de fazer novos exercícios, importante para identificar os temas principais e ter um parâmetro de estudo. Fazer fichas resumo ajudará quando sair o edital e para outros concursos que pedirem o mesmo assunto, dá trabalho mas compensa depois.

Depois que estudou tudo, é bom se preparar para as provas. E pra isso, importante é reservar uma vez por mês pelo menos para resolver uma prova inteira, assim você pegará o hábito de fazer provas, o que também conta, pois dá mais segurança. Arruma um local e faz todas as questões da mesma disciplina da prova de um concurso.

A qualquer momento que verificar que tem um assunto que não está na ficha resumo, passe a ficha a limpo acrescentando o asssunto faltante. Você terá sempre um material bom pra estudar que são as fichas, podendo servir para os outros concursos, e será mais fácil de revisar a matéria constantemente.

Agora mãos nos livros…

Vamos Estudar!!!

Bons Estudos!!!

http://sejaconvocado.blogspot.com/2011/03/preparando-se-para-concursosrevisao-dos.html

Nenhum comentário: