Blog da Cátia Pipoca - Dicas de Concursos Públicos

Por Prof. Joselias QUESTÕES DA IBFC - RACIOCÍNIO - RESOLVIDA PARA A CÁTIA PIPOCA

Questão - Matemática - IBFC - 2011 - Resolvida

(IBFC – 2011) João e José são integrantes de uma escola de samba. João cuida das fantasias e José cuida da ala das baianas. João perguntou a José quantas fantasias de baiana seriam necessárias para compor sua ala, e José respondeu da seguinte forma: “A terça parte do número de baianas mais cinquenta é igual à metade do número de baianas menos dez, ou seja, o número de fantasias necessárias para a ala das baianas é de
a) 360.
b) 240.
c) 300.
d) 180.
Solução

Questão IBFC - Matemática - Resolvida - Regra de três composta

(IBFC – Campinas) Utilizam-se 27,4 kg de lã para fabricar 24 m de tecido, com 60 cm de largura. Se forem utilizadas 3,425 toneladas de lã para fabricar tecido com 0,9 m de largura, então o comprimento deverá ser de:
a) 2 km
b) 1 km
c) 500 m
d) 240 m
Solução

QUESTÃO DE MATEMÁTICA - IBFC - CÁTIA PIPOCA - RESOLVIDA

(IBFC – MATEMÁTICA) Nove números são escritos em ordem crescente. O número do meio é a média aritmética dos nove números. A média aritmética dos 5 maiores é de 68 e a média aritmética dos 5 menores é de 44. A soma de todos os números é:
a) 504
b) 500
c) 112
d) 56
Solução

QUESTÃO DA IBFC - RACIOCÍNIO - RESOLVIDA PARA A CÁTIA PIPOCA

Tenho um cubo de madeira , com 3 faces vermelhas e 3 faces azuis, de modo que faces opostas tenham cores diferentes. O cubo é cortado em 3 x 3 x 3 = 27 cubos menores. Quantos destes cubos menores têm, pelo menos, uma face vermelha e outra azul?
a) 6
b) 12
c) 13
d) 16
Solução

Um comentário:

Anônimo disse...

Catia e Professor Joselias, muito obrigado por ajudar com resoluções de algumas questões tão interessantes. Parabéns aos dois pela iniciativa e por ajudar tantas pessoas.
Desde já muito obrigado.
Deus abençoe vocês.

Abraços.
Cacau.