Blog da Cátia Pipoca - Dicas de Concursos Públicos

Rio de Janeiro poderá ter cotas para negros em concursos

Larissa Domingues – Do CorreioWeb

Mais uma polêmica está para surgir. O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, e a secretária de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Bairros, estudam a possibilidade de criação de um decreto que reserva vagas para afrodescendentes em concursos públicos promovidos pelo estado.

O Rio foi a primeira unidade da federação que garantiu cotas para negros em universidades estaduais. Representantes da Casa Civil, da Secretaria de Planejamento e da Procuradoria-Geral devem estudar nos próximos dias a viabilidade do decreto. A decisão foi tomada pelo governador na segunda-feira (9/5), em reunião de governo.

Outros exemplos

O estado do Rio Grande do Sul já reserva vagas para candidatos afrodescendentes em seleções públicas. Recentemente, o governador do Mato Grosso do Sul retificou o decreto que determinava 10% das vagas em certames para negros: acrescentou também a oferta de 3% das chances para concurseiros indígenas.

-

-

Por Catia:


Acho um absurdo, nesse caso, cotas para negros/afrodescendentes. Ás vezes tenho impressão que subestimam demais a capacidade deles!!! Chega a soar ofensivo!!!

Como se tivessem a massa encefálica menor que as dos brancos. PAREM COM ISSO!! Conheço muito negão super inteligente. Haja fôlego e neurônios!!!!

E nem venham me dizer que é devido o fato da maioria vir de escolas mais fracas(estaduais) que eu também vim de escolas porcarias e tenho lutado igual um Leão para alcançar o pessoal mais afortunado. Hoje em dia não tem material de estudo bom quem tem preguiça de pesquisar. Nem mencionem o fato da Internet que já há em vários estados internet gratuita e quem quer mesmo, vai até na casa do vizinho. Tenho um amigo(negro/afrodescendentes) advogado que hoje é presidente da OaB: Dr. Joel Araújo, o qual passou poucas e boas para conquistar seus sonhos, e conquistou. Então fica a dúvida, o problema é racial mesmo??


Deixo claro que minha observação está sendo feita em relação aos concursos Públicos e não busca de emprego(CLT) ou faculdades federais.


QUEM QUER DE FATO, faz acontecer!!!


Nenhum comentário: