Blog da Cátia Pipoca - Dicas de Concursos Públicos

Por Ninha: Do resultado à posse: o que fazer enquanto espera a convocação do concurso?


Oi povos, resolvi escrever e pesquisar sobre esse assunto, depois de uma conversa com um amigo do PCI que foi aprovado no concurso do TJ/SP e como muitos, espera sua convocação e nomeação.  

E também porque semana passada minha mãe foi nomeada, 3 anos após ter prestado um concurso.

Aprendemos que concurso público é um investimento de médio a longo prazo, como mencionei em outro post, é como copa do mundo. Não sabemos qual é o pior período, se é o que precede a prova ou aquele depois dela. 
Para alguns, ser aprovado em um concurso público não é o problema. A grande questão é segurar a ansiedade enquanto espera ser convocado para tomar posse do cargo. Na euforia de ver o nome na lista, contudo, esse sentimento pode aumentar e fazer com que os futuros servidores públicos tomem decisões que os prejudiquem, na vida profissional e financeira. 
Já vi pessoas, que quando foram aprovadas deixaram seus empregos porque acharam que logo seriam convocados e nomeados. 
Vale lembrar que convocação não gera direito adquirido para ninguém, o candidato não está com a vaga ainda e, por isso, não deve adotar atitudes drásticas como essa. 
Claro que e´uma felicidade imensa ver nossos nomes em uma lista de aprovados, mas não podemos nos alienar e perder o foco nem a cabeça. 
Se você foi aprovado em um órgão do qual se preparou e é apenas esse seu objetivo, o momento é de buscar informações sobre a futura área de atuação.
Se almeja outra vaga, tem que começar a se preparar independente da primeira aprovação. 
Tenho visto gente que ficou em uma classificação longe dos primeiros lugares, fora do número de vagas e mesmo assim passa dias e dias de "plantão" em tópicos net a fora, pra ver se são ou não nomeados vários candidatos. 
Aí vai ter alguém que irá me dizer: Ah mas pra quem nunca foi aprovada, tá falando demais. Tsc tsc, fui aprovada no primeiro concurso que prestei, levei exato 1 ano pra ser convocada. Então sei de cadeira o que estou falando. 
Além de ter acompanhado a espera de minha mãe, que durou 3 anos e quando ela me questionava sobre a demora, eu apenas a tranqüilizava dizendo: "Mãe, foi homologado em tal data, você é candidata número tal, dentro do número de vagas, então eles têm até tal ano pra te chamar."
Sei que não é fácil, que ficamos doidos pra sermos chamados logo. Mas no meio do caminho muita coisa pode acontecer. 
Outros concursos, com cargos e salários melhores pra fazer, e que requerem tanto ou mais esforço pra aprovação irão aparecer e você vai fazer o que?
Controlar a ansiedade, manter os planos e levar a vida normalmente. Fácil? Não.
Mas o mais importante você fez, foi aprovado!!!
Pensem!  

Nenhum comentário: