Blog da Cátia Pipoca - Dicas de Concursos Públicos

Dicas para conciliar trabalho com estudo.


Veja dicas para conciliar trabalho com estudo para concursos

Fim de semana é alternativa para quem tem dia e noite tomados.

Em vídeo, Lia Salgado responde a dúvidas dos internautas.

 Como conciliar o estudo para concursos com trabalho e faculdade? Esta foi a pergunta que ao menos três internautas enviaram para a colunista Lia Salgado*. A especialista em concursos sugere que, nesse caso, a preparação para um cargo público seja concentrada no fim de semana. "Durante a semana, esquece. Quem está trabalhando o dia inteiro e fazendo faculdade à noite nem pense em estudar durante a semana, senão isso vai levar a uma exaustão, a um estresse que termina complicando até a faculdade", opina.
Lia aconselha fazer um plano de estudos para o fim de semana, mas reservando uma parte do domingo para descansar. "E, nos momentos de férias da faculdade, pode trazer o estudo para o horário das aulas", ensina.
Outra possibilidade, lembra ela, seria escolher entre faculdade e concurso. "Se você estiver em dificuldades financeiras e estiver bem no comecinho da faculdade, talvez seja sensato trancar e se dedicar aos concursos durante a noite, com mais possibilidade de avançar até a vaga e, assim que for aprovado, voltar para a faculdade. É sempre importante continuar os estudos, isso faz a gente caminhar melhor na vida", comenta a colunista.
"Mas se já estiver terminando a faculdade, por que não esperar mais um ou dois semestres, para terminar [o curso] com qualidade e, assim que acabar, colocar a preparação para concurso no horário em que fazia a faculdade?", questiona Lia. "Eu só posso levantar as questões e ajudar a pensar, mas a decisão é de vocês."
Quantas horas estudar
O internauta Roosevelt perguntou à especialista quantas horas se deve estudar para um concurso. "Essa é uma resposta que não sei", afirma Lia. A colunista destaca que não há necessidade de se preocupar com o número de horas estudadas: "Ao longo de sua preparação, você vai criando condições, ficando mais concentrado e poderá alongar o tempo de estudo. O ideal é começar com menos tempo e, aos poucos, ir aumentando." Segundo Lia, o importante é manter um ritmo e estudar sempre. "Quando você menos perceber, já terá acumulado uma quantidade de conhecimento que vai lhe dar condições de ser aprovado."
Licenciatura vale como graduação superior?
Renato e Leonardo perguntaram a Lia se, nos concursos de nível superior que exigem graduação em qualquer área, é aceita a licenciatura. "De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases, licenciatura, bacharelado e curso superior de tecnologia são graduações de nível superior", responde a colunista. "Então, quem tem diploma de licenciatura só não poderá participar de um concurso se ele exigir bacharelado. Se exigir nível superior ou graduação de nível superior, vocês podem participar normalmente."
* Lia Salgado, colunista do G1, é fiscal de rendas do município do Rio de Janeiro, consultora em concursos públicos e autora do livro “Como vencer a maratona dos concursos públicos”

Um comentário:

Perla disse...

Oi! Adorei as dicas do blog.
Tenho uma rotina difícil e fico com medo de não alcançar meus objetivos por que não tenho tempo para me dedicar. Gostaria de ter algumas alternativas para me dedicar aos meus estudos.
Acordo às cinco da manhã, às cinco e meia estou na condução e enfrento duas horas de viagem até chegar ao trabalho. Trabalho durante todo o dia e às cinco da tarde, enfrento novamente a maratona para chegar em casa, isso quando o trânsito está bom. Quando está ruim, levo mais tempo para chegar em minha residência. Aos sábados, me dedico a atividades religiosas. Enfim, o que fazer? Você pode imaginar que depois de uma maratona diária dessas, eu chego em casa exausta e meus estudos não rendem. Eu tenho estudado aos sábados à noite e aos domingos, mas acho muito pouco tempo. Durante a semana, quando chego cedo e estou disposta consigo estudar até duas horas não mais que isso. O que posso fazer para otimizar meu tempo? Aguardo resposta.