Blog da Cátia Pipoca - Dicas de Concursos Públicos

Atualidades: Redivisão territorial volta à agenda do Congresso

Nas duas últimas semanas, o Congresso voltou a debater a redivisão territorial do país. Depois que a Câmara enviou à promulgação projeto (PDS 52/07) convocando plebiscito sobre a criação do estado de Carajás, foi a vez de o Senado aprovar, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), projeto (PDS 19/99) do senador Mozarildo Cavalcanti propondo consulta popular sobre a criação do estado de Tapajós.

Esses dois novos estados surgiriam do desmembramento parcial do estado do Pará. Enquanto Carajás deverá reunir 39 municípios do sul e do sudeste paraenses, área onde reside cerca de 1,5 milhão de pessoas, Tapajós agregaria 27 municípios da parte oeste e teria população estimada em 1,7 milhão de habitantes. Com esse rearranjo, o Pará ficaria com 78 municípios e 2,9 milhões de habitantes. Se o caso Carajás já está praticamente encerrado no Congresso, o Plenário do Senado ainda precisa confirmar a decisão da CCJ sobre a questão de Tapajós.

Amanhã, a Secretaria de Pesquisa e Opinião (Sepop) encerrará enquete — aberta no Portal de Notícias do Senado, entre 16 e 31 de maio — sobre a criação de Tapajós. Até as 9h45 da sexta-feira, 8.431 internautas haviam registrado seu voto: 71% a favor e 29% contra.

Nenhum comentário: