Blog da Cátia Pipoca - Dicas de Concursos Públicos

2012: O ANO DOS CONCURSOS PARA O JUDICIÁRIO

 Bom domingo, pessoal!


Nas minhas procuras pela internet sobre notícias e expectativas de concursos encontrei este artigo muito interessante sobre o ano de 2012, que promete muitas oportunidades na área judiciária.
O negócio é continuar nos estudos com muito afinco e sem desanimar!

Um lindo domingo para vocês. 

Iaia. 
 

"Primeiramente, vamos analisar quando vencerá cada um desses concursos:

TJDFT - Vencimento do último concurso: abril de 2012

TST -Vencimento do último concurso: abril de 2012

STF - Vencimento do último concurso: setembro de 2012

STJ - Vencimento do último concurso: dezembro de 2012

O curioso é que todos esses concursos foram realizados pelos Cespe/UnB, com matérias muito semelhantes. Assim, quem estudava para um já estava também se preparando para os demais. Para exemplificar essas semelhanças, farei uma breve análise do conteúdo exigido em cada um desses editais, tomando como base o cargo de técnico administrativo (o mais concorrido de todos):

TJDFT - português; atualidades; redação oficial; regimento interno do TJDFT; Lei de Organização Judiciária do Distrito Federal e dos Territórios; noções de direito constitucional; noções de direito administrativo; matemática; noções de arquivologia; noções de administração financeira, de recursos humanos e de material; ética no serviço público; qualidade no atendimento ao público; e noções do provimento geral da corregedoria.

TST - português; noções de informática; regimento interno do TST; noções de direito constitucional; noções de direito administrativo; noções de direito do trabalho; gestão administrativa; e relações públicas.

STF - português; redação oficial; noções de informática; atualidades; noções de direito constitucional; noções de direito administrativo; e gestão administrativa.

STJ - português; informática; atualidades; raciocínio lógico; noções de direito constitucional; noções de direito administrativo; gestão administrativa; e regimento interno do STJ.

Conforme pode ser visto, os conteúdos cobrados nesses concursos foram muitos parecidos. Sendo assim, para aqueles que pretendem se candidatar às próximas seleções do judiciário, é importante avaliar bem esses editais e traçar uma estratégia de estudos, levando-se em conta, principalmente, as matérias cobradas anteriormente.

Além do Judiciário, não podemos esquecer do MPU, pois o concurso realizado em 2010, se prorrogado, vencerá em novembro de 2012, cujo o conteúdo para técnico administrativo foi: português; noções de informática; noções de administração pública; noções de administração orçamentária financeira; noções de gestão de pessoas; noções de administração de recursos materiais; noções de arquivologia; legislação aplicada ao MPU; noções de direito constitucional; e noções de direito administrativo.

São inúmeras oportunidades que estão por vir, aí está apenas um pequeno resumo dos concursos que vencerão em 2012. Não é difícil imaginar que a demanda por servidores nesses órgãos tende a aumentar ainda mais.

Então, não se contagie com as notícias negativas sobre os concursos e faça sua parte: estude!"


Ivan Lucas

Analista judiciário, com pós-graduação em Direito Público, Ivan Lucas leciona Lei 8.112/90, Direito Administrativo e Direito do Trabalho em vários cursos preparatórios no país. Ex-servidor do STJ, o professor atualmente é servidor do TRT da 10ª Região e possui diversas obras publicadas. 

Fonte: http://concursos.correioweb.com.br

Nenhum comentário: