Blog da Cátia Pipoca - Dicas de Concursos Públicos

10 dicas para estudar para o concurso do Senado Federal

Espalham-se rumores de que o edital do Senado Federal sairá em agosto deste ano. Será? Será? Saindo agora este edital ou não, cabe ao candidato começar a estudar desde já! Ou desde ontem, de preferência. Por isso, pensei em 10 dicas para nos ajudar na preparação para este concurso (que eu também vou prestar). Espero que sejam úteis. Aproveitem!

1. Conheça os dois últimos editais do Senado. O de 2008 (clique aqui) e o de 2001, que foi o último a contemplar o cargo de Consultor Legislativo (clique aqui).



2. Escolha qual cargo você disputará (técnico, analista ou consultor). Escolha também a área de atuação (ex: Analista - processo legislativo, administração, arquitetura, biblioteconomia, etc.).



3. Após definir o cargo e a área de atuação, veja quais são as matériasexigidas para o seu cargo/área. São apenas estas matérias que você deverá estudar. Não esqueça de incluir as matérias comuns para todos os cargos, hein?



4. Faça um CRONOGRAMA de estudos. Sempre falo da importância do cronograma e até já postei o exemplo do cronograma que fiz para o MPU (clique aqui para vê-lo). Seja sempre realista no seu cronograma. Ex: se você trabalha o dia inteiro e ainda faz cursinho à noite, dificilmente conseguirá estudar mais de uma ou duas horas por dia. Cronogramas que não são realistas servem apenas para frustar o concursando.



5. Reúna material de estudo. Procure um livro/apostila que tenha praticamente todas as matérias que deverá estudar, para não gastar muito dinheiro. Mas busque sempre por material de qualidade. A internet é muito boa para buscar material, mas cuidado com a procedência disso, hein? E, principalmente, cuidado com os materiais e leis desatualizados!



6. Com o cronograma e o material nas mãos, é só estudar. Não tenha medo, pois, no início, é sempre mais difícil. Com o tempo, as coisas vão ficando mais fáceis.



7. Cumpra sempre o cronograma diário. Se naquele dia aconteceu um imprevisto (isso acontece!) e você não conseguiu cumprir a meta do dia, não se desespere. Dilua o conteúdo previsto para aquele dia nos dias seguintes. Mas, cuidado: não faça isso sempre, pois você certamente não conseguirá cumprir todo o conteúdo até o dia da prova!



8. Faça exercícios. Com os exercícios, consolidamos o conhecimento adquirido. E aprendemos alguns macetes de prova também. Imprima as provas antigas (você encontra elas em sites como o http://www.pciconcursos.com.br/) e resolva todas as questões.



9. Saiu o edital! E agora? Calma. Leia todo o edital e compare o conteúdo do seu cronograma original com o conteúdo exigido pelo novo edital. Risque o que não for exigido pelo novo edital e acrescente o que não tinha no seu cronograma original. Readapte-se! Somente depois disso siga com a sua rotina de estudos.



10. Relaxe. Não se desespere à medida em que a prova se aproxima, pois isso somente prejudicará o seu desempenho - tanto nos estudos quanto no concurso. Lembre-se: o momento não é de nervosismo, mas de felicidade, poisa sua aprovação, nomeação e posse estão cada vez mais próximos. Boa prova!


Nenhum comentário: