Sorte ou Azar?


Era uma vez um menino pobre que morava na China e estava sentado na calçada do lado de fora da sua casa. O que ele mais desejava era ter um cavalo, mas não tinha dinheiro. Justamente nesta dia passou em sua rua uma cavalaria, que levava um potrinho incapaz de acompanhar o grupo. O dono da cavalaria, sabendo do desejo do menino, perguntou se ele queria o cavalinho. Exultante o menino aceitou. Um vizinho, tomando conhecimento do ocorrido, disse ao pai do garoto: "Seu filho é de sorte!" "Por quê?", perguntou o pai. "Ora", disse ele, "seu filho queria um cavalo, passa uma cavalaria e ele ganha um potrinho. Não é uma sorte?" "Pode ser sorte ou pode ser azar!", comentou o pai.

O menino cuidou do cavalo com todo zelo, mas um dia, já crescido, o animal fugiu. Desta vez, o vizinho diz: "Seu filho é azarento, hein? Ele ganha um potrinho, cuida dele até a fase adulta, e o potro foge!" "Pode ser sorte ou pode ser azar!", repetiu o pai.

O tempo passa e um dia o cavalo volta com uma manada selvagem. O menino, agora um rapaz, consegue cercá-los e fica com todos eles. Observa o vizinho: "Seu filho é de sorte! Ganha um potrinho, cria, ele foge e volta com um bando de cavalos selvagens." "Pode ser sorte ou pode ser azar!", responde novamente o pai.

Mais tarde, o rapaz estava treinando um dos cavalos, quando cai e quebra a perna. Vem o vizinho: "Seu filho é de azar! o cavalo foge, volta com uma manada selvagem, o garoto vai treinar um deles e quebra a perna." "Pode ser sorte ou pode ser azar!", insiste o pai.

Dias depois, o reino onde moravam declara guerra ao reino vizinho. Todos os jovens são convocados, menos o rapaz que estava com a perna quebrada. O vizinho: "Seu filho é de sorte..."

Assim é na vida, tudo que acontece pode ser sorte ou azar. Depende do que vem depois. O que parece azar num momento, pode ser sorte no futuro...


Minha história

Usei o texto do livro O sucesso não ocorre por acaso do Dr. Lair Ribeiro para que possam entender um pouco do que aconteceu comigo essa semana. Para mim foi uma semana improdutiva em todos sentidos, não estudei ou descansei. Não fiz nenhuma das duas coisas e por isso o cansaço da semana continuou acumulado deixando os nervos à flor da pele.

Hoje, enquanto ia a dentista, muito pensativo refletindo muito sobre a semana e lamentando não ter feito nada, desde quinta estava triste e muito pessimista. A semana no emprego foi tensa, não cumpri meu cronograma, o coração estranho, com isso descontei na família, amigos, aumentando ainda mais a culpa. Agora lendo a história até aqui você seria capaz de me dizer se tive sorte ou azar durante a semana? Acredito que unânimes todos dirão: azar com certeza. Mas eu digo que foi sorte, sabe por quê? Porque estou aqui escrevendo.

Hoje passei por uma experiência e descobri o valor das pequenas coisas, exemplo mais simples é o respirar. Você já se deu conta do quanto é maravilhoso respirar? Eu nunca havia pensado o quanto sou abençoado por este ato mecânico natural. Sempre parece que o azar impede nossa visão, insensíveis não damos conta dessa façanha. Faça você um teste você agora, respire lentamente, feche os olhos e sinta o ar enchendo seus pulmões, depois solte o ar, Outro teste vamos lá. Preparado? Então agora prenda sua respiração e marque no relógio quanto tempo consegue ficar sem? Marcou? Muito tempo? Acho que não, digamos, tempo insuficiente para uma vida inteira.


Bom primeiro quero agradecer a Deus porque hoje quando sentei na cadeira da dentista, achando que iria fazer uma limpeza normal nos dentes, pensei a semana inteira em como ficaria melhor e estava na expectativa. Só que acho que quando ela aplicou anestesia, porque precisaria ir mais fundo na limpeza e para evitar a possível dor: eu comecei a sentir falta de ar, e tentava ali na cadeira respirar e não conseguia, entrei em desespero. Mas tive a idea de tentar respirar usando o diafragma, forçando mais que o normal, e tudo foi voltando ao normal a dentista achando que a reação a dor por causa das agulhadas e na verdade parecia a glote se fechando, e eu sem qualquer reação mais efetiva poderia ter apagado e sabe-se lá. Passado o susto e eu comentando o que aconteceu ela disse que poderia ter sido uma reação alérgica e que num caso mais grave poderia ter acontecido um choque anafilático.


Agora você deve estar pensando, isso sim é azar, vai tratar dos dentes e quase morre, eu digo: não foi muita sorte. Numa semana onde parecia que o azar tinha resolvido enconstar em mim e eu achando que a havia perdido inteiro. Nunca imaginaria que em poucos minutos poderia ter perdido a vida ceifada. Foi minha sorte Deus não estar ali e ter me ajudado, outra prova porque justamente pensava na semana que nada dava certo e que Deus talvez não tivesse me ouvido. Quando precisei não tive nem que chamar, também não conseguiria. E foi Ele que me socorreu e estou muito grato por isso. Minha semana foi ruim? Azar ou sorte depende do que virá...



Isso não significa que devo largar tudo e curtir a vida: existem aqueles que dizem para aproveitarmos a vida porque não sabemos do amanhã, pode ser verdade em parte, podemos aproveitar a vida responsavelmente estudando e não deixando que muitas coisas atrapalhem nossa jornada em busca da aprovação. A incerteza do amanhã pode ser azar ou sorte. Depende de suas ações hoje, agora, e para ter sucesso você precisa se libertar do passado.Exemplo disso foi que essa semana quando o governo promoveu mudanças no órgão em que trabalho e prometeu oportunidades para os funcionários que tem nível superior, foi outro azar que tive, não tenho superior. Tive a chance e não aproveitei, desisti de uma faculdade e vários vestibulares, não vendo o amanhã(hoje) perdi a chance de crescer.

Mas se eu tivesse nível superior, poxa teria pensado como estou com sorte, mas se ali no dentista uma reação fortíssima tivesse me tirado a vida? Sorte ou azar?

O que eu queria dizer era isso, não importa o quão díficil foi seu dia ou sua semana agradeça a Deus. O passado é fumaça, o presente precisa ser vivido da melhor maneira. O futuro é tão incerto, precisamos fazer nossa parte no presente, sempre. Porém remoer o passado é deixar passar as boas coisas do presente e quem sabe fazer do seu futuro um lugar melhor.


Pensem nisso, chorar um dia pelo que perdeu normal, postergar isso não pode. Veja que você ganhou muito. Todos os dias ganha uma nova chance para fazer seu dia melhor, se importe menos com o que não fez, corrija os erros e procure fazer melhor. Sorte é ter uma vida para tentar de novo. Azar é ter uma vida e não enxergar a importância dela.


Limitamos nossa visão pelo que fizemos ou não no passado e ficamos naquele mundo tenebroso,remoendo derrotas e oportunidades perdidas. Quando a vida está ai dizendo tente outra vez, aproveite cada minuto de forma consciente, respire e sinta a liberdade. Acredite que Deus está no controle de tudo, não fique prostrado na derrota, enquanto houver vida há esperança. Já usou sua esperança hoje?

Bons estudos.

Obrigado Deus por mais um dia!!!


Até a próxima.
Abraços

2 comentários:

Anônimo disse...

Vinny, sua dentista é bem boazinha! A minha fez uma limpeza profunda, em mim, sem anestesia. Detonou minha gengiva. Quando ela terminou, eu estava tremendo.


Respirar...
É raro darmos valor o que temos, a não ser que o nosso bem não seja comum.
Saúde, tranquilidade e paz são bens sensacionais.


Medo, insegurança e otimismo são os brindes que a vida nos dá, aceitamos e exaltamos.


Olhar para trás para curtir os erros é aumentar a intensidade ou os efeitos deles. É como errar novamente, mas não de fato.

O que foi foi!

Até mais!

B.C.

Cleytonfernandes disse...

Muito bom! Não podemos mudar o passado, mas podemos escrever um novo futuro...O que importa é daqui pra frente... Que Deus continue te abençoando, valeu abraço e fica com Deus.