Por Iara Cristina: CUIDE DA SUA SAÚDE



Bom dia, meus amigos!

Hoje é dia de modificar hábitos ou então prestar atenção naquela "escorregada" que damos de vez em quanto e retomar o caminho. 
Cuide de sua saúde e você verá que ela tem toda relação com seus estudos também. 
É primordial. 
Esquecer da saúde e só focar no estudo 24h por dia é dar um tiro no próprio pé. 

Veja algumas dicas valiosas...



1) Mantenha uma alimentação saudável e equilibrada:
Uma alimentação saudável é responsável pela prevenção de várias doenças e pelo fortalecimento do sistema imunológico, por isso, se sua alimentação não está adequada ela pode desencadear doenças como a obesidade, doenças cardiovasculares, hipertensão, diabetes, alterações ósseas e articulares e até alguns tipos de câncer, entre eles o de estômago.
Além disso, uma má alimentação também pode propiciar a fadiga, baixa do sistema imunológico e até desencadear uma depressão.
O ideal é manter uma alimentação equilibrada, incluindo no seu cardápio cereais, verduras, frutas, legumes, peixes, azeite de oliva... entre outros considerados saudáveis, além de reduzir o consumo de gorduras saturadas, açúcares, enlatados ... Não esquecendo de beber muita água, sempre.

2) Exercite sua mente e sua memória:
A mente é um músculo que se não for exercitado, atrofia. Diversos estudos asseguram que pessoas que desempenham atividades que exigem um esforço intelectual, conservam maior vitalidade mental ao envelhecer. Portanto aproveitem para ler muito, pois este é um excelente estímulo para sua mente. Jogos de mesa que ajudam a pensar em uma estratégia também servem como estímulo. Atividades artísticas como pintar, tocar algum instrumento musical, cantar, também trabalham o intelecto e estimulam o senso psicomotor, importante para o bom funcionamento mental. Não abuse da televisão pois não requer nenhum esforço intelectual e em excesso atrofia a mente.

3) Não permita que o estresse invada sua vida:
O estresse é um mecanismo de defesa natural do organismo ante um estímulo. Uma sensação que se segue durante muito tempo e não existe um motivo real que desencadeie, e quando isso acontece, pode afetar seriamente a saúde de uma pessoa. Suas consequências podem ser: fadiga, insônia, nervosismo, ansiedade, angústia, dores na coluna e nuca, situações de brigas e confusões, entre outras.
Para evitar que nos afete a vida cotidiana:
· Durma o suficiente para um bom descanso físico e principalmente mental, de 7 a 8 horas é o suficiente.
· Respire profundamente sempre que puder. Faça inspirações e expirações profundas, principalmente quando estiver nervoso.
· Trate de relaxar a mente e evitar pensamentos negativos. Técnicas de meditação e yoga ajudam muito.
· Presentei-se com massagens ou banhos relaxantes.
· Cultive mais suas relações sociais, culturais, e familiares.
· Não deixe de fazer as atividades que lhe são prazerozas. Como praticar um esporte, jantar com os amigos, ir ao cinema, ou qualquer coisa que te proporcione uma sensação de muito prazer.

4) Beba mais água:
O corpo precisa manter-se sempre hidratado. Além do mais, a água ajuda eliminar as toxinas acumuladas e melhora a função renal. O ideal é beber de 2 a 3 litros diários. Por isso mantenha sempre por perto uma garrafa de água. Isso ajudará a manter o hábito.



5) Abandone o hábito de fumar:

Deixar o tabaco não é fácil porque implica em uma dependência física (nicotina), e psíquica (o vício). Mas lembre-se que este é um mal que pode provocar doenças respiratórias, envelhecimento precoce, e até o câncer. Diminuir aos poucos o cigarro não dá muito certo, porque ao primeiro sinal de ansiedade a quantidade aumenta. O ideal seria que deixasse de fumar por completo, e substituísse o vício por uma atividade mais saudável, como a prática de um esporte, por exemplo. 


6) Crie um ambiente saudável ao seu redor:

Nossa casa pode ser uma boa fonte de saúde. Crie um ambiente acolhedor, confortável e que se sinta bem. Mantenha sempre um clima saudável entre os familiares e amigos. Transforme sua casa em um delicioso lar. No ambiente de trabalho faça a mesma coisa. Construa relacionamentos saudáveis. Manter boas relações com os amigos, companheiros de trabalho, e família é essencial para o bem estar pessoal.

7) Mantenha sob controle sua pressão arterial e colesterol.

Segundo estudos recentes, reduzir o consumo de sal e álcool, realizar exercício físico e tentar ficar longe das situações de stress, ajudam a manter o níveis de pressão ótimos. Os benefícios são ainda maiores, se aumentar o consumo de frutas e verduras e reduzir gorduras saturadas da alimentação. Uma ótima pressão (em geral) é considerada 120/80mmHg (popularmente 12/8 (doze por oito) . Atingindo 140/90mmHg é bom ficar atento ou procurar um médico pois pode indicar algum sinal de hipertensão. Devemos ficar realmente muito atentos com a dieta, para que consigamos manter os níveis de colesterol ideais. Aproveite o início de cada mês e procure um médico para fazer os exames necessários que possam indicar os níveis de colesterol bom ( HDL) e o mal (LDL). Assim será muito mais fácil controlar, e saber o que deve ser mudado em seus hábitos alimentares.



8) Exercite-se para ter um corpo saudável:

Exercícios físicos são fundamentais para uma vida saudável. Entre seus múltiplos benefícios estão: o fortalecimento do sistema imunológico, a melhora da flexibilidade, reduzindo o risco de lesões, melhor resistência do sistema cardiovascular, boa oxigenação pulmonar e cerebral entre outros. A prática regular dos exercícios físicos, além de aumentar a auto estima, o bom humor e ajudar até a dormir melhor, provoca uma deliciosa sensação de bem estar físico e mental, graças a liberação do hormônio endorfina, responsável por essas sensações. Segundo médicos e estudiosos, basta uma hora por dia de caminhada ininterrupta para que você se torne uma pessoa muito mais saudável. Presentei-se... Procure um profissional qualificado para iniciar seus exercícios.