Por Catia: DICAS DE LIVROS - ARQUIVOLOGIA

Bom dia Guerreiros.
Dias atrás comentei que estava estudando Arquivologia, e por ser uma matéria que não sou muito fã, manter a concentração estava sendo um suplício. Exagero ou não, só sei que não estava funcionando, começava estudar e logo deixava de lado.

Sabemos que tem sido uma das matérias que mais vem sendo pedida nos Concursos Públicos, e sabemos também que essas que não temos muita afinidade são justamente as que temos que dar mais atenção, fato. Então o que fiz, pesquisei, pesquisei, vasculhei fóruns, acompanhei comentários e resolvi arriscar investindo em dois livros.

Em primeiro lugar quero dizer que não se trata de propaganda, realmente comprei os livros e aproveitando deixo claro, aos que ainda não me conhecem, não indico nada sem antes LER/Estudar.
Retornando ao assunto.

Primeiro livro que comprei foi:

Arquivologia para Concursos - Teorias e Questões GabaritadasIncorporada ao conteúdo programático exigido em concursos públicos há, no mínimo, 13 anos, a disciplina de Arquivologia (que se apresenta como "Noções de Arquivologia", "Técnicas de Arquivamento" ou "Arquivamento e Procedimentos Administrativos") tem sido co-brada cada vez com mais frequência quando da realização de concursos de nível médio em áreas administrativas. Por não ser um tema comum, a Arquivologia tem se apresentado como diferencial para candidatos que a dominam e motivo de preocupação para aqueles que a desconhecem.
  • Mar/2010 - 3ª Edição
  • 366 páginas
  • Elvis Correa Miranda

Não sou fã número 1 da Vestcon, mas de fato o livro está muito bom.
Mérito deles.

Prestei STM, a margem de acertos foi plausível em relação ao conteúdo estudado.

Semana passada resolvi que seria importante investir em outro que contivesse apenas exercícios comentados e mais um complemento a Teoria.

E encontrei este:

Este livro tem o objetivo maior de facilitar o aprendizado dos candidatos que nunca estudaram a matéria, bem como de contribuir decisivamente para o entendimento do assunto por parte daqueles que já tiveram algum contato anterior com a disciplina.
Apresentando a teoria arquivística em uma linguagem simplificada e acessível, possui uma didática que foi desenvolvida de modo a aplicar os conteúdos teóricos da disciplina à realidade das provas de concursos públicos.
Ao longo da obra são apresentados vários quadros que têm por objetivo facilitar o estudo, abordando conceitos, questões doutrinárias e trazendo casos práticos. Além disso, oferece a legislação relativa ao assunto comentada.
Com a finalidade de descomplicar, de forma objetivo, o estudo da disciplina arquivística aplicada no âmbito dos concursos públicos, a obra traz os subsídios necessários para a efetiva compreensão da matéria e consequente sucesso do candidato.
-----------------------------

E é por ter valido muito a pena, que resolvi compartilhar o Sucesso que foi ter arriscado. Satisfatório, concluo.

Um complementa e reforça o outro. Bem didático
e de fácil entendimento.

---------------------
Fica a minha dica de hoje.
Bons estudos.
Tenham uma semana abençoadíssima.

Abração de Ursa da pipoca.

Um comentário:

Iara Cristina disse...

Oi, Catita!

Leu meus pensamentos, foi? rsrsr Estava realmente procurando uma indicação sobre a matéria. Obrigada.