Blog da Cátia Pipoca - Dicas de Concursos Públicos

Análise SWOT aplicada aos estudos!

Hoje estudando administração pública, aprendendo sobre novas tecnologias gerenciais: aplicação e impactos nas organizações, vi algo muito interessante que falava sobre a Análise SWOT cuja siglas correspondem as palavras em inglês ; Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças) trata sobre um tema importante onde as instituições buscarão, usando desta ferramenta, direcionar a tomada de decisões com o objetivo de minimizar qualquer impacto das fraquezas e ameaças existente no ambiente interno e externo.

Muitos sabem que a vida de concurseiro necessita estar balizada em uma certa organização. E semelhante às empresas lidamos todos dias com nossas fraquezas e ameaças onde só conseguiremos sucesso se mantivermos mecanismos de defesas suficientes para uma reação adequada onde usaremos da força e da oportunidade do momento para conseguir o resultado esperado:aprovação. O professor Augustinho Paludo menciona que as variáveis internas(pontos fortes e fracos) são controláveis, e que as variáveis externas(ameaças e oportunidades) não podem ser controladas. Em outro fragmento do texto o autor diz que:


Pontos fortes são competências, fatores ou características positivas que a organização possui e que favorecem o cumprimento de sua missão, devendo ser considerados na elaboração das estratégias. Pessoal qualificado é um ponto forte na organização. No nosso caso concurseiro preparado é um ponto fortíssimo.
Pontos fracos são as deficiências, fatores ou características negativas que se encontram presentes na organização e prejudicam o cumprimento de sua missão, devendo ser objeto de programas específicos para eliminá-los ou minimizá-los.


Diante as observações achei que tudo se aplicável a nossa vida concurseira. Tratei de fazer uma lista com meus pontos fortes por exemplo: gosto de ler; acordar cedo, pois estudo melhor de manhã; não sair muito;ser esforçado;etc. Por outro lado meus pontos fracos são: ansiedade; autoestima flutuante; desanimar com palavras negativas dos outros; não suportar uma rotina por muito tempo, ficar um tempo prolongado na internet, principalmente quando entro a noite, etc.

Já quando se fala em ameaças e oportunidades podemos citar os cortes de concursos, ameaça séria ao nosso desempenho e disciplina, pois muitos tendem a relaxar, afinal concurso só ano que vem e acabam minando grande parte de seus esforços anteriores. Podemos citar também da dificuldade da prova, outra ameaça que se fortalece na proporção em que crescem nossas fraquezas.

Então se você não aproveitar seu tempo da melhor maneira, corre sério risco de uma prova mediana te derrubar. A pouca quantidade de vagas pode se tornar uma ameaça caso você não estiver confiante(fator interno) o suficiente para não se importar com isso . Outro ameaça que acontece com alguns concurseiros provocada em parte pelo mesmo e aliada ao imprevistos se torna mais forte, é por exemplo, sair em cima da hora para prova elevando o risco de chegar atrasado, caso um congestionamento ou carro. quebrar. Nesses casos, ainda que alguns fatores externos possam ameaçar meus estudos, naturalmente, antecipar-se ao evento minimiza muito os efeitos desses imprevistos.

É interessante mencionar que a combinação de dois fatores, interno e externo, Forças e Fraquezas; Oportunidades e Ameaças. Vão facilitar a análise e a procura para tomada de decisões na definição das estratégias de estudos.

Forças e Oportunidades - Tirar o máximo partido dos pontos fortes para aproveitar ao máximo as oportunidades detectadas.
Forças e Ameaças - Tirar o máximo partido dos pontos fortes para minimizar os efeitos das ameaças detectadas.
Fraquezas e Oportunidades - Desenvolver estratégias que minimizem os efeitos negativos dos pontos fracos e que em simultâneo aproveitem as oportunidades detectadas.
Fraquezas e Ameaças - As estratégias a adoptar devem minimizar ou ultrapassar os pontos fracos e, tanto quanto possível, fazer face às ameaças.

Assim se o uso da internet pode fazer com que você eu acabe perdendo tempo demais em msn onde fatores externos(ameaças), pois alguém me chama para conversar e eu acabo ficando horas , e consequentemente isso desencadeia em mim uma ansiedade (fraqueza) por não estar cumprindo o cronograma, deverei nesse caso controlar e disciplinar meus acessos. Conseguindo isso transformarei minhas ameaças em oportunidades, com o ganho de algumas horas de estudos com qualidade e no final se sobrar tempo poderei relaxar na net.

Ciente das minhas vulnerabilidades posso minimizar os efeitos de uma situação de risco para meus estudos ou mesmo evitá-la, pois em tempos de estudos onde a ameaça de um edital precoce gera uma carga de emoções enorme, preciso aproveitar cada oportunidade “Carpe Diem”, ou seja, aproveitar o dia. Corrigindo as deficiências o mais rápido possível, ou as evitando, completamente, atacando minhas fraquezas com estratégias inteligentes.

Sei que não estaria livre das ameças(fatores externos) pois um resfriado pode prejudicar alguns dias de estudos, no entanto, se eu estiver adiantado na matéria poderei me recuperar sem qualquer prejuízo ou ansiedade, pensando estar perdendo os dias ou no caso de matérias totalmente novas, vide MPU que mudou 90% da parte específica, se eu estivesse preparado nas matérias básicas, e não achando, como pensei, sofreria um impacto muito menor com essa mudança e assim por ter sido negligente nesta parte, acabei sofrendo um desgaste maior, e infelizmente, obtido mais um resultado mediano.

Hoje esse ponto foi determinante nos meus estudos, imediatamente acrescentei a minha preparação, uma ótima ferramenta, se você ainda não fez uma Análise SWOT de sua vida, recomendo que faça agora.

É isso ai...

Rumo ao TRE!!!

Abraços

"É muito melhor arriscar coisas grandiosas, alcançar triunfos e glórias, mesmo expondo-se a derrota, do que formar fila com os pobres de espírito que nem gozam muito nem sofrem muito, porque vivem nessa penumbra cinzenta que não conhece vitória nem derrota."
Theodore Roosevelt

"Quem quer vencer um obstáculo deve armar-se da força do leão e da prudência da serpente."
Píndaro



Um comentário:

Cleytonfernandes disse...

Muito bom! Essas palavras vieram a calhar, parabéns. Vou fazer um análise SOWT.

Valeu, abraço!