Blog da Cátia Pipoca - Dicas de Concursos Públicos

Oito razões para a manutenção dos concursos

Olá, flores do dia e irmãos de luta!
Não esmoreçam, acreditem em seus esforços, confiem em Deus, no nosso Mestre Jesus e sigam na luta por seus objetivos!
Parabéns a nossa querida cidade do Rio de Janeiro!!!
Uma semana iluminada a todos!

------------------------------------------------------------------------


OITO RAZÕES PARA A MANUTENÇÃO DOS CONCURSOS


1. Ao contrário do que foi publicado pela mídia leiga, os concursos do Executivo federal não foram linearmente suspensos. Apenas haverá uma reavaliação de todos os processos, e as exceções
serão tratadas caso a caso. Em outras palavras, haverá maior rigor nas autorizações, acreditando-se que no segundo semestre a situação ficará mais cômoda.


2. Apesar dos concursos dos últimos anos, as necessidades de reposição de pessoal ainda são muito grandes em setores essenciais, e as seleções democráticas são exigência constitucional
consolidada.


3. Medida semelhante foi anunciada várias vezes, mas as dificuldades foram logo superadas.


4. Aumento da precarização em órgãos fundamentais seria um gargalo para o crescimento da
economia e a distribuição da renda.


5. Se setores prioritários continuarem sem concurso, para evitar sua paralisação seria preciso apelar para contratações precárias, como a terceirização, proibida nas atividades-fim e que custa até o triplo da contratação efetiva.


6. A previsão é que cerca de 40% dos servidores tenham condições de aposentadoria até o próximo ano. Além disso, exonerações são rotineiras.


7. Se o governo adiar por muito tempo as nomeações e a validade dos concursos não for prorrogada o suficiente, haverá uma enxurrada de ações judiciais, com decisões favoráveis aos candidatos, pois as sentenças sempre consideram certo o direito à posse, dentro das vagas oferecidas, mesmo que os editais indiquem o contrário.


8. Não são poucos os casos em que o concurso é obrigatório por força de lei ou de sentença judicial, com prazos já vencidos. É o que ocorre na Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e nos hospitais universitários, por exemplo.


CONCURSOS SEM RESTRIÇÕES


Poder Judiciário
Poder Legislativo
Fundações, organizações sociais e empresas estatais e de economia mista
Funções relacionadas aos programas sociais, que estão em expansão
Forças Armadas
Governo do DF, estados e municípios
Eventuais necessidades inesperadas


ÁREAS COTADAS PARA EXCEÇÃO


INSS - A presidente Dilma pediu celeridade na construção e inauguração de 720 agências. Foram pedidas 10 mil vagas de técnico e analista.
Segurança pública - PRF e PF precisam ampliar seus quadros policiais e administrativos, ainda mais face à Copa do Mundo e aos Jogos Olímpicos. É questão de segurança nacional.
Educação - Principalmente para as dezenas de escolas técnicas que estão sendo implantadas pelo país afora.
Fiscalização - Se o setor for negligenciado, cairá a arrecadação, tornando inócuo o corte orçamentário.
Turismo e esportes - Principalmente devido aos megaeventos programados para os próximos anos.

3 comentários:

CatiaPipoca disse...

Oi Carlitos, super bacana o artigo. Vou espalhar sites afora. Agradeço de coração. Bjãooo!

Carlos Amaral disse...

Oi, Catita!!!!
Eu tinha colocado um outro artigo da FD, mas q era exatamente o q vc tinha escrito antes, sobre as críticas ao adiamento dos concursos. Um verdadeiro "transmimento de pensação"! Aí mudei a postagem, com esse outro artigo da FD q achei super interessante! Q bom q gostou, pode espalhar! Vamos continuar na luta! Beijo grande pra vc, queridíssima!

Iraluiza disse...

Ei Cátia.. fiquei mt feliz que vc add meu blog...estou engatinhando na área mas vou aprender rápido... bjs.. e não vamos desanimar.. devemos estar preparados..pq alguma coisa de concursos há de sair!!