Blog da Cátia Pipoca - Dicas de Concursos Públicos

Chega de moleza. Acabou o Carnaval!

Está decretado o fim do Carnaval. Quarta-feira de cinzas é um pouco assim: recuperação dos excessos e volta à rotina. Depois de quatro dias de pausa, está na hora de retomar os objetivos que você traçou para o ano. Se isso envolve carreira e concursos, é importante se concentrar nos seus planos. A palavra de ordem é dedicação.

Nas últimas décadas, houve um aumento significativo de candidatos em busca de uma vaga em concursos públicos. Os motivos são muitos: estabilidade profissional, melhores salários, garantias e realizações pessoais. Cada um tem as suas razões para optar por determinada carreira – decisão que, sem dúvida, deve ser respeitada.

No entanto, independentemente da escolha do candidato, é importante que ele busque informações sobre a carreira que quer seguir. Isso o ajudará a decidir com dados concretos e com mais segurança. Quanto mais informação, menor a ansiedade.

A carreira pública nem sempre será a melhor saída para todos. É preciso avaliar bem os cargos, as funções e o perfil que cada vaga exige. Para atingir a realização pessoal, é importante que os candidatos procurem se conhecer e desenvolver a inteligência emocional.

Os concursos públicos muitas vezes acabam seduzindo por parecerem algo simples, uma solução fácil. Mas, logo percebe-se que o processo de preparação exige um profundo envolvimento emocional, financeiro, familiar e social. É preciso estar com objetivos bem traçados para dar continuidade à construção do conhecimento, pois a caminhada é longa.

Uma vez conquistado o cargo desejado, é essencial que exista o constante aperfeiçoamento das habilidades profissionais e emocionais. A construção de uma carreira se faz com um trabalho contínuo, seja na função pública ou privada.

É ilusória a sensação de que a conquista de um cargo público oferecerá garantia de realização profissional definitiva. À medida que novos desafios surgirem, novas posições poderão ser alcançadas, sempre. Por isso, a construção do conhecimento se torna peça fundamental no desenvolvimento de uma carreira bem-sucedida.

Dicas práticas:

- Autoconhecimento é fundamental na hora de decidir sobre sua carreira;

- Procure traçar claramente os seus objetivos;

- Lembre-se que se preparar para um concurso público não é fácil. Por isso, não desista no primeiro obstáculo;

- Não encare sua escolha como uma obrigação;

- E mantenha-se atualizado sempre! O sucesso da carreira pública também depende de uma atualização profissional constante.


--------------------


http://colunistas.yahoo.net/posts/9304.html

Nenhum comentário: