Blog da Cátia Pipoca - Dicas de Concursos Públicos

Por:Cleyton Planejamento de estudo.

Planejamento de estudo

Posso escrever sobre um assunto que vocês estão “careca” de saber? Não. Vou escrever assim mesmo rs. Devido ao grandioso sucesso do Blog, cerca de 1000 acessos diários (fonte:Cátiapipocapédia), acredito que essas linhas irão ajudar pelo menos 10 visitantes. Apresentarei o que considero imprescindível na hora do planejamento. Em primeiro lugar o que é planejamento?



1.      É escolher um objetivo.
2.      É Escolher os caminhos possíveis para alcançar esse objetivo.
4.   Visa selecionar, dentre várias alternativas, a mais vantajosa.
3.      É sempre voltado para o futuro.
5. Deve ser: suficientemente flexível para aceitar possíveis ajustes, correções e imprevistos à medida que é executado.

Quanto tempo você leva para fazer o seu planejamento de estudo? 30 minutos? Menos que isso?  Se o tempo que você leva para planejar, o meio que te conduzirá a uma aprovação, está entre esse intervalo de 0 e 30 minutos mude essa tática. Ah!Eu não tenho nada a ver com a sua vida? Só quero te ajudar oh! Você acha que os caras que projetaram a Torre Burj levaram pouco tempo? Impossível! Eu não sei quanto tempo levou, mas acredito que levou muito tempo. Chega de blá blá blá.
Estudar sem planejamento é como navegar sem leme. Você estuda totalmente desconcentrado, pois fica pensando que deveria estudar outras matérias. Então o que fazer? Primeiro passo: Escreva numa folha de papel (ou Word, Writer) todas as matérias que você deverá estudar, depois pegue o calendário observe o mês corrente e imagine as horas em que você estará disponível para o estudo, em seguida distribua as matérias nessas horas disponíveis, delegando maior tempo de estudo para as matérias mais complexas, importantes e que você tem pouco conhecimento.
É mais ou menos assim:
Horário

Atividade
13:00-15:00

Matéria1
15:00-15:30

Intervalo
15:30-17:30

Matéria2
17:30-18:00

Intervalo
18:00-20:00

Matéria3
20:00-20:30

Intervalo
20:30-22:30

Matéria4







  Não faça assim:

Horário

Atividade
13:00-14:00

Matéria 1
14:00-14:30

MSN
14:30-15:30

Matéria2
17:30-18:00

MSN
18:00-19:00

Matéria3
19:00-20:30

MSN
20:30-23:30

Matéria4

Viu a diferença? No primeiro foi separado 2horas de estudo para cada matéria com um intervalo de 30 min, já no segundo além do tempo de estudo menor perdeu-se muito tempo no MSN,FACEBOOK,ORKUT etc. Achou muitas matérias por dia ? Não achará muitas matérias por dia se fizer esse planejamento para 30 dias, com isso você irá estudar toda semana todas as matérias relevantes. Reserve um dia para se distrair, você além de conhecimento precisa de qualidade de vida. Quer sair no domingo ou no dia da sua preferência? Faça isso sem culpa. Galera planejar é um pequeno passo, pois o mais importante é EXECUTAR, não se apegue a esses exemplos, faça um planejamento que seja humanamente possível de ser cumprido, mas não tenha “peninha” de você na hora de fazer os horários de estudo, faça algo consistente. Essas palavras não têm o propósito de esgotar o tema "planejamento de estudo", mas sim tentar resumidamente auxiliar no que for possível, só lembrando que esse texto é fruto da leitura de obras sobre o assunto, muito mal resumido é verdade, mas o que vale é a intenção rs. Um abraço, Pronto falei! Ahhhh!    

Faça parte dessa corrente do bem (vista essa camisa, diga: Eu faço parte da corrente do bem) ! Quem passa notícias erradas e materiais obsoletos e não contribui para o crescimento do próximo estará prejudicando a si mesmo.
A maneira de ajudar os outros é provar-lhes que eles são capazes de pensar. Dom Hélder Câmara
Meu egoísmo é tão egoísta que o auge do meu egoísmo é querer ajudar. Raul Seixas
Só tem o direito de criticar aquele que pretende ajudar. Abraham Lincoln

Por fim: Ninha boa sorte domingo na prova minha linda. Atenção!!! Quem conseguiu chegar ao final do texto, estará obrigado a mandar um: Boa sorte Ninha que a prova venha escrita em português para você e em grego para a concorrência. Valeu fiquem com Deus. 

4 comentários:

Ana Cristina Cattete Quevedo disse...

Boa sorte Ninha que a prova venha escrita em português para você e em grego para a concorrência

:)

Ana Crônica disse...

Cley, vc é terrivel rs... Grego dever ser ruim paca de ler cara..coitado do povos lindos rs...
Brincadeiras a parte, obrigada viu fófis, sorte pra tdo mundo, luz nos nossos caminhos. E como diz minha mama, que Papai do Céu torne tdo claro a nossa frente. E repito, a fila não chegou ao fim, pq eu to nela!!! Bjs

CatiaPipoca disse...

Aeee Cley, esse menininho me enche de orgulho cada vez mais!
Perfeito o tempo de estudos conciliado com os msn e orkuts da vida, é assim que deve ser. Não é necessário criar um cronograma mais pesado que a própria Cruz que Cristo carregou, pois a maioria não consegue seguir. É sensato criar um planejamento dentro daquilo que está dentro da realidade cotidiana de cada um.
Mentir para quê? Sendo que temos direito ao nosso lazer, é fundamental.
Só dever banir os prazeres da net aquela pessoal que não tem controle igual um alcoolátra que deixa de beber qualquer gota de alcóol por necessidade suprema.
-
Perfeito Cley!!!Perfec must!!
-
-
A NInha daqui a puco chegará em casa, entao, pode deixar que farei de tudo para que ela tenha um dia tranquilo e sereno.
Bjos queridos.

Cleytonfernandes disse...

Rsrs eu sou terríviii =)...boa ideia Ninha ouve a música do rei antes da prova pra dar um UP:♫♫♫ Eu sou terrível, vou lhe contar, Não vai ser mole me acompanhar ♫♫♫...Rsrsrs Realmente Grego é terívii demais srrsr... Amém que dê tudo certo, Força na peruca, ou melhor, força na caneta e Fé em Deus que dará tudo certo.É verdade Cátia estudar a longo prazo requer horas de lazer também senão o concurseiro(a) não consegue se manter estudando. Obrigado Cátia desde quando cheguei aqui sempre foi uma honra falar contigo, até hoje ainda é um prazer enorme, e assim sempre será, você é 10! Bjos. Ahhh! quando a Ninha chegar aí pede pra ela ouvir Eu sou terrível do Roberto Carlos, num sei se vocês irão gostar rsrsrs. Um abraço carinhoso fiquem com Deus.