POR VINNY: Justiça Eleitoral - Em busca de um sonho...

Justiça Eleitoral, é o ínicio de uma jornada de múltiplas facetas. Um sonho que vivo a cada dia. Quando passo pelo cartório eleitoral da minha cidade, suspiro de vontade de estar lá, mas querer não é poder se for para ficar parado esperando as coisas acontecerem. Se acho que alguém vai ver minha cara pateta olhando e me chamar para trabalhar ali, grande engano, vou ter que ralar muito e como...

Verdade é que aparentemente os TRE's chamam pouco, não tem um histórico semelhante ao da Justiça Trabalhista que nomeam muito. Por isso a jornada é árdua e a partir do momento em que se iniciar deve ser levada a sério, com o risco de grande frustração. Concursos são rios de incertezas, mas se for se jogar que seja para nadar até chegar ao outro lado, caso contrário você se afoga, desiste e isso ninguém quer.

Recentemente o TCU (Tribunal de Contas da União) vem pressionando os TRE's para que respeitem as requisições e atendam ao verdadeiro propósito: atender a excepcional demanda de serviços para não prejudicar o interesse público e usam disso para preencherem por tempo indeterminado seus quadros que deveriam ser preenchidos por pessoal de quadro próprio. Algo muito bom, podemos esperar muitas convocações, mas entre esperar e lutar para estar dentro das vagas, melhor estudar para não depender de nada.

Boa notícia:

Vejam fragmento da publicação que saiu no DOU de 7 de fevereiro de 2011, Seção 1, págs 125 e 126;



Nesse acórdão se observarem bem no 9.1.1. determina o TCU que os TRE's formulem um plano de ação para devolução de requisitados aos órgãos de origem que contrariem lei nº 6.999/1982, em outra parte no 9.3. frisa a importância da requisição apenas para o atendimento do interesse público pontual e específico, não servindo de desculpas para preenchimento permanente dos cargos que deveriam ser preenchidos por concursos. Determinando o efetivo preenchimento dessas vagas por concursos...enfim; " é nois qui tá!!!"rsrsrs

Meu objetivo é a justiça eleitoral, com o passar dos anos e concursos prestados cheguei a conclusão talvez a única forma de alcançar a tão sonhada vaga no serviço público federal seria focando em uma área específica, resolvi montar esse laboratório e testar essa nova ideia. Para quem quiser seguir essa ideia e acompanhe as postagens contribuindo para nossa jornada, participem, comentem, será muito importante.

A dificuldade: pensar que será fácil é um grande engano. Por quê? Explico! Estou experimentando algo novo, sem dúvidas, atráves do blog venho tirando lições de pessoas que mostram seu esforço elevado muitas vezes ao limite de sua capacidade. Somos limitados, isso é verdade, entretanto acredito na força da superação. Extraindo lições dos videos e textos que a Pipoca e outros colaboradores postam diariamente vejo que é possível sim. E quem quiser embarcar nessa jornada, vamos embora...

Não sou exemplo de sucesso, como qualquer um aqui busco minha aprovação com o máximo de serenidade e confiança. Tenho meus dias de fraqueza, choro, penso em desistir, mas não podemos ficar prostrados por muito tempo. Se nos unirmos nessa jornada será muito mais suportável o caminho até o alvo. Assim nessa labuta diária por um lugar ao sol, convido a todos a participarem...

Quero trazer notícias sobre os principais assuntos para quem como eu inicia a jornada em busca de uma vaga na justiça eleitoral. Informações, súmulas do TSE, provas comentadas, temas selecionados, notícias sobre próximos concursos, questões para serem comentadas e discutidas (não irei corrigir, afinal minha condição é a mesma de vocês, aprendizes, porém quero pesquisar e compartilhar questões interessantes e discutir ideias, nada melhor para o aprendizado).

Aguardem o próximo informativo. Comentem a postagem deixando sugestões e críticas.
Rumo à aprovação...



Mateus 17:20: Por causa da vossa pouca fé; pois em verdade vos digo que, se tiverdes fé como de um grão de mostarda direis a este monte: Passa daqui para acolá, e ele há de passar; e nada vós será impossível.


Fé+Ação=Vitória Certa

Abraços, Vinny!!!



7 comentários:

CatiaPipoca disse...

Belo texto Vinny. Parabéns querido.
Creio que se seguir a risca, muita força de vontade, terá grande êxito neste certame. Você é uma pessoa muito especial e merece a vitória.
Unindo forças sempre!!!
ADORO VC AMIGO!

Cleytonfernandes disse...

Muito massa! é isso aí cara siga o se caminho sem olhar p/ trás ou para os lados, firmeza nessa jornada e esperança. Não tenho dúvidas que você irá chegar lá, isso é questão de tempo, pouco tempo! E não é exemplo só os vencedores, acho que o cara que abdica muito, se esforça muito, estuda muito é um exemplo. Valeu abraço!

Anônimo disse...

Oi Viny, quero seguir com você neste estudo.
Sou do Rio de Janeiro e comecei a me preparar, estudei para TRE-ES mas não fui muito bem. Mas vou continuar estudando para o Rio.
Meu email é : daniela.domingos.carvalho@gmail.com podemos trocar email e até material.
Um abraço

Natália disse...

Olá!
TRE tmb é minha luz no fim do túnel. Espero ter forças pra chegar até çá =]

Brás disse...

Vinny, muito bacana o seu texto!

Mas achei que faltou falar um pouco sobre por que vc quer tanto a Justiça Eleitoral.

Você mesmo disse que a Justiça Trabalhista nomeia muito e que a Eleitoral não tem um histórico semelhante.

O que fez você amar tanto assim a Justiça Eleitoral, a ponto de optar por seu concurso, em detrimento de outros que dão maiores oportunidades aos excedentes e mais expectativas de criação de vagas?


Por se tratar de um "sonho", acho que vc deveria ter falado um pouco mais sobre ele. Porém você abordou o mais importante: a forma de realização desse sonho.

Mas gostaríamos de conhecer esse seu sonho.

Quem sabe num próximo artigo!



Ah!! O título é: "Em buscas de um sonho"...
É, o seu texto foi muito apropriado! Não me atentei direito ao título e só me lembrei da palavra "sonho". Se fosse "meu sonho", vc, realmente, deveria falar sobre ele.



Você está de parabéns! Expôs, formidavelmente, as suas idéias.
Idéias...idéias... Parabéns por elas, também!


Abraço

Vinny disse...

Bras, obrigado pelo comentário. Você disse uma verdade, não tinha me atentado ao fato de não mencionar o porquê do sonho.

Para mim o que aconteceu foin querer focar em uma área específica. Hoje especialista afirmam que temos que estar bem preparados em todas as matérias. Acho importante também. No entanto, estudando eleitoral no meu primeiro concurso para TRE em 2009 acabei gostando da matéria. E resolvi vou focar nessa área. Porque descobri não basta estar apenas em um cargo público.

Qualquer que seja a área se você tiver essa liberdade de escolha. E estiver apaixonado pela matéria você não será um servidor reativo, poderá ter uma postura proativa em sua área porque é algo que lhe agrada muito.

Gosto dessa área, essa paixão veio depois de trabalhar em uma eleição e vi que queria aquilo. Talvez esteja seja inocente essa escolha como a criança que quer ser professora, mesmo sem saber do salário precário, das dificuldades, alunos problemáticos, pais ausentes, falta de materiais, estão ali exercendo, simplesmente quer porque aquilo lhe encantou.

É muito vago dizer porque quero. Sou servidor público, antes de entrar imaginava uma coisa. Entretanto os contras lhe dizem não basta apenas estar no serviço público, semelhante a empresas privadas para poder suportar todas as pisadas no calo precisa gostar muito daquilo que faz. Então, estou eu indo para aquilo que acredito que possa ser bom para mim.

E com uma satisfação pessoal maior poderei com muito mais empemho participar da chamada "festa da democracia", exercendo essa importante função pública que é servir de instrumento para manter o regime democrático e a forma federativa do estado em plena ascensão...

Espero ter esclarecido. Abraços!!!

Vinny disse...

Obrigado todos que participaram. Apesar das falhas pretendo ajudar e reunir aqui informações utéis para esse certame.

Postem também informações, vamos compartilhar...

Rumo aos estudos!!!

Abraços