Por Cleyton: Erros, vacilos, excessos. Tome juízo e providência!


Vocês já devem ter lido muito sobre isso, mas não da minha forma esdrúxula de escrever, vou colocar tudo de forma discrepante (como diria meu professor Marcos Custódio). Espero que leitura seja tão legal quanto foi pra eu escrever.
Estudar com celular do lado: Aí já é demais, pense comigo – você está à uma hora estudando concentrado de repente chega uma mensagem de texto é óbvio que você irá abrir a mensagem, mas ao abrir descobre que é uma “promoção” extraordinária da operadora, pronto lá se vai à concentração e você ainda fica P da vida. Outro ponto seria: imagine aquele amigo(a) que liga informando que terminou com a(o) namorada(o) ele/ela chora, rir e você não sabe o que dizer, isso é chato e acaba com a concentração. Desliguem esse “danado” ou coloquem longe de vocês.

Deixar para amanhã: É louvável se você estiver cansado e no dia seguinte realmente estudar a mais. Agora se todo dia você deixar algo para o dia seguinte isso irá te prejudicar e muito, ficarás com sentimento de culpa e terá uma obra inacabada. Não se pode deixar p/ amanhã o que pode ser feito hoje, então ficar nesse conformismo de deixar pra depois é “furada”.

Concurseiro “ Full Time”, sedentário: Esses são os caras que estudam 6,7,8,9 horas por dia, controlam até as idas ao banheiro, deixam de praticar esporte por achar que deveriam estar estudando, isso é mal, muito mal. Falando (escrevendo) de forma empírica- É certo que estudar para concurso exige muito esforço, mas ficar Full Time estudando não é legal, principalmente quando o edital demora sair. Quem estuda de forma onerosa terá o estudo como algo doloroso e certamente às 8 horas estudadas será de baixa qualidade. Alguém aí está cansado? Com preguiça? Estressado? Acho que sim. A caixa de pandora nesse caso é a falta de exercícios físicos. Pelo menos 3 vezes durante a semana é preciso praticar algum exercício físico, se você o fizer e as coisas não mudarem podem me xingar rsrs.

“correr com o freio de mão puxado” : É preciso AGIR e ACREDITAR- Quem age, mas não acredita na aprovação certamente estará perdendo tempo o mesmo ocorre com quem acredita e não age, por isso é imprescindível AGIR= estudar e ACREDITAR= confiança na aprovação. Essas palavras devem “dormir” com você todos os dias.

Rei do download, colecionador: Os materiais de estudo estão por toda parte, aos milhares, há concurseiro que fica procurando por novos materiais, sem ao menos ter estudado o que possui. É uma festa de download, novas aquisições de livros etc. Esse cara é o “colecionador”. Bem se queres um material bom pergunte a quem entende do assunto, sugiro a Cátia Pipoca; não adianta nada ter os melhores materiais, os mais atualizados e não estudar. Para com essa paranóia de buscar novas fontes e começa estudar pelo o que você já possui.

O que não para nunca: Esse é o cara que sempre ao começar estudar lembra que tem que ir beber água, ir ao banheiro, depois quando retorna é hora do lanche, faz um lanche de 30 min. Decide retornar ao “estudo”,então estuda por 10 min e lembra que está na hora de descansar. “Assim não pode, assim não dá” FHC. Resista e persista estudando até o seu limite, quando não der para continuar então descanse, faça um lanche, beba água, venha ao Blog, faça o que quiser, mas, por favor, não fique interrompendo toda hora o seu estudo.

MSN, Orkut, Facebook, BBB, Novela, Futebol: Tem concurseiro que não resiste e fica de cinco em cinco minutos ligado nisso aí, estuda de forma desconcentrada e não tem muito avanço, pois interrompe os estudos para ver se chegou email, mensagem, notícias de novela, futebol, BBB, enfim isso é uma “praga” e como tal é preciso ser controlada. Ei! “Isso não te pertence mais” haha, você quer ser aprovado? Então abra mão dessas coisas, comece cortando um a um, eu sei é muito difícil. Então limite o tempo de acesso a esses vícios, seja prudente, tenha consciência e não fique mais que 30 min.

Paixão: Paixão? Cleyton você está maluco? Não! Eu acho que não. Bem, não existe coisa melhor do que está apaixonado. Se você tem um relacionamento é preciso terminar? Depende. Se essa pessoa te apóia, então ela te ama e terminar não é preciso, agora se essa pessoa só te critica e acaba com a sua autoestima termine, porque ela não gosta de você, aposte no que você terá a vida toda (o conhecimento) e não em algo que pode facilmente terminar. Aliás, se afaste dessas concurseiras belíssimas, desses concurseiros belíssimos, não quero ninguém aí deixando de estudar pra ficar pensando na “amada/amado”, isso é mal galera, não leva a lugar algum.

Escrevi isso de forma empírica, já cometi e cometo diversos erros, mas o importante é reconhecer o erro e querer mudar. Espero que isso tenha servido p/ vocês, nem que seja para sorrir, o riso é um santo remédio. Desculpem as agressões ao português. Pessoal! Tudo de bom, muita força e fiquem com Deus.

9 comentários:

CatiaPipoca disse...

Clap! Clap! Clap! Nosso pecados Cley.
Você defendeu bem, o importante é analisarmos onde estamos errando e procurar melhorar sempre um pouco mais. Deixar o orgulho de lado e olhar para dentro de si. Por que é como digo, somos nosso maior inimigo, nós mesmo, sem querer ou ciente disso, nos boicotamos. Muitos, cegos, por conveniência acham sensato procurar culpados. Leva-se um tempo para amadurecer a ideia que tudo depende apenas de nós mesmos. Fatores externos, claro, alguns prejudicam, mas a maioria dele partem de nós.
-
Sem me estender muito no comentário, concordo plenamente com a suas observações.
Parabéns!
-
Vocês estão arrebentando nos textos, sinto orgulho.
-
Um grande beijo.

Vinny disse...

Parabéns, Cleyton...

Mostrou de forma bastante humorada esses erros, que sem distinção, permanece na vida de muitas pessoas. Eu mesmo numa luta contra esses pecados, vícios, excesso, acabei por excluir orkut, penso no msn, etc...

Até a aprovação, depois, quem sabe...

Abraços

Ana Crônica disse...

Putz.....nem me fale kkkk Cometo quase tdos esses erros, o q menos sou é o full time kkk.....Mas acho q tdo mundo passa por isso até se encontrar de verdade....Boa heim Cley....

Cleytonfernandes disse...

Rsrsrsrs Obrigado Cátia, Viny, Ana Crônica.Que os erros cada vez menos façam parte das nossas atitudes,forte abraço!

Anônimo disse...

já fui concurseira full time... mas a saúde foi pro brejo.
"Rei do download".. acho que todo concurseiro tem um pouco disso viu..kkkk gostei do texto!! parabéns Cleyton! F.S

Cleytonfernandes disse...

Rsrsrsrs Cada um com suas particularidades, mas no fundo somos todos iguais!só lembrando que: "concurseiro bom é concurseiro doido" kkk' li isso não me lembro onde, mas achei massa =). (O livro do Charles Dias é massa d++++ recomendo). Se Alguém quiser depois eu poderia postar a técnica do chute consciente...Valeu abraço a todos!

Anônimo disse...

Ola... achei interessante pois estava procurando cada vez mais material... mas não fico nos foruns... apenas nos dias que antecedem o concurso..
mas valeu gostei...

Anônimo disse...

Tirando "A PAIXÃO" quando não é ingrata e bandida rsrs. Concordo com cada palavra! É isso ae!

Cleytonfernandes disse...

Valeu meus queridos. Desejo muita força,rumo e foco no caminho de vocês. Fiquem com Deus.