Edital Resumido do Concurso Público TRF 1ª Região (dica do ECO fórum)

Concurso Público TRF 1ª Região.
TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 1ª REGIÃO 2011
Edital Resumido TRF 1ª Região 2011

Pessoal ótima oportunidade, amanhã abrem as inscrições para o TRF da 1ª REGIÃO. os Estados: Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rondônia, Roraima e Tocantins, serão os mais beneficiados com essa notícia.


CONTEUDO PROGRAMÁTICO:



TÉCNICO JUDICIÁRIO (nível Médio)
CONHECIMENTOS GERAIS 
(Para os cargos de Técnico/todas as Áreas/Especialidades) 

LÍNGUA PORTUGUESA 
Ortografia oficial. Acentuação gráfica. Flexão nominal e verbal. Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação. Emprego de tempos e modos verbais. Vozes do verbo. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Ocorrência da crase. Pontuação. Redação. Interpretação de texto. 

NOÇOES DE INFORMÁTICA 
Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos associados a Internet/Intranet. Ferramentas e aplicativos de navegação, de correio eletrônico. (Para os cargos de Técnico Judiciário – Área Administrativa e Técnico Judiciário – Área Apoio Especializado – Especialidade Operação de Computador) 

MATEMÁTICA E RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO 
Números inteiros e racionais: operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação); expressões numéricas; múltiplos e divisores de números naturais; problemas. Frações e operações com frações. Números e grandezas proporcionais: razões  e proporções; divisão em partes proporcionais; regra de três; porcentagem e problemas. Raciocínio lógico-matemático: Estrutura  lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos fictícios; deduzir 
novas informações das relações fornecidas e avaliar as condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações. Compreensão e elaboração da lógica das situações por meio de: raciocínio verbal, raciocínio matemático, raciocínio sequencial, orientação espacial e temporal, formação de conceitos, discriminação de elementos. Compreensão do processo lógico que, a partir de um  conjunto de hipóteses, conduz, de forma válida, a conclusões determinadas. 

------

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS 
TÉCNICO JUDICIÁRIO – ÁREA ADMINISTRATIVA 

NOÇÕES DE DIREITO ADMINISTRATIVO 
Lei nº 8.112/90: Do provimento. Da vacância. Dos direitos e vantagens. Do regime disciplinar. Do processo administrativo disciplinar. Atos administrativos: conceitos, requisitos, atributos, classificação e espécies. Invalidação dos atos administrativos. Revogação e anulação. Efeitos decorrentes. 

NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL 
Dos princípios fundamentais. Dos direitos e garantias fundamentais: dos direitos e deveres individuais e coletivos, dos direitos sociais, da nacionalidade e dos direitos políticos. Da organização do Estado:  da organização político administrativa, da União, dos Estados Federados, dos Municípios, do Distrito Federal e dos Territórios. Da Administração Pública: disposições gerais e dos servidores públicos. Da organização dos poderes: do Poder Legislativo: do Congresso Nacional, das atribuições do Congresso Nacional, da Câmara dos Deputados, do Senado Federal, dos deputados e dos senadores e do processo legislativo; do Poder Executivo: do Presidente e do Vice- Presidente da República, das atribuições do Presidente da República e da Responsabilidade do Presidente da República; do Poder Judiciário: disposições gerais, do Supremo Tribunal Federal, do Superior Tribunal de Justiça, dos Tribunais Regionais Federais e dos Juízes Federais. 

NOÇÕES DE DIREITO PROCESSUAL CIVIL 
Das partes e dos procuradores. Dos órgãos judiciários e dos auxiliares da justiça. Dos atos processuais: forma, tempo e lugar. Dos prazos: Disposições gerais. Verificação e penalidades. Da comunicação dos atos processuais: cartas, citação e intimação. De outros atos processuais: distribuição e registro. Juizado Especial Federal:  princípios e competência.
NOÇÕES DE DIREITO PROCESSUAL PENAL 
Do inquérito policial. Da ação penal: denúncia, representação, queixa, renúncia e perdão. Do juiz, do Ministério Público,  do acusado e defensor, dos assistentes e auxiliares da justiça. Competência penal do STF, do STJ, dos TRFs, dos Juízes Federais e dos Juizados Especiais Federais. 

NOÇÕES DE REGIMENTO INTERNO DO TRF −−− 1ª REGIÃO 
Organização e composição do TRF – 1ª Região: órgãosjurisdicionais, Corregedoria-Regional, Conselho de  Administração, Corte Especial, Comissões Permanentes e Temporárias. Da Polícia do Tribunal. Dos Serviços Administrativos: Do Gabinete da Presidência, dos Gabinetes dos Desembargadores Federais, da Coordenação dos Juizados Especiais Federais, da Secretaria do Tribunal. Dos Desembargadores Federais e dos Juizes Federais. Atribuições dos membros do Tribunal: do Presidente, do VicePresidente, do Corregedor-Regional. 




----- FIM -----


Amigos, Português, Informática e algumas matérias específicas como Direito ADM e Constitucional, de acordo com o edital, parecem estar bem tranquilos.

Estudem bem que vocês têm grande chances de se classificarem nesta prova.

Desejo boa sorte a todos os candidatos,
Abraços,
Pantoja 

4 comentários:

Anônimo disse...

Não gostei de como foi especificado o conteúdo de Informática.

"Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos associados a Internet/Intranet...."


Não falam que querem coisas sobre Firefox ou Internet Explorer. Não fala sobre qual será o Windows que vão questionar em sobre (isto é, se vão).
Se perguntaram conceitos de Diretório, Arquivos e Pastas, tudo bem.


Creio que não vão cair questões sobre Word, Writer, Excel e Power Point. Isso é bom!
Mas estou desconfiado que possam cair questões relacionadas a aparelhos usados em Rede, como Repetidores, Roteadores, Hub e também sobre TCP/IP, Modelo OSI e Máscara de Rede.


Será que o conteúdo programático dá margem para cobrarem isso?



B.C.

CatiaPipoca disse...

Bras, vc pretende esse certame?
Acho que vou me preparar para o TRE e M.Fazenda.

Pantoja disse...

Brás, vc está certo em sua análise do conteudo de informática. Dá margem a muita coisa mesmo, porém acredito que seguirão o raciocínio aplicado em provas anteriores.

Coloquei no ECO fórum, um resumão bacana sobre as tecnologias de INTRANET E INTERNET, depois se quiser dar uma olhada...

Abraços do Pantoja

Brás disse...

Pipoca, estou tentado a prestar esse concurso, sim! Mas vou decidir com um pouco de cautela, para ver se é vou me aplicar mesmo a ele.
Olhei passagens de avião de SP para MG, no dia da prova, e encontrei preço de R$ 66,00. Dá para ir numa boa! Aliás, numa ótima!

Eu estava querendo mesmo fazer Petrobrás, mas não encontro material nem apostila boa para venda. O conteúdo é bem diferente mesmo: guindaste, incêndio etc.
Eu e outras pessoas já pesquisamos na internet, mas não encontramos nada.
Fiz a inscrição, mas acho que não vou fazer a prova lá no RJ. Apesar de ter uma grande vantagem por ter curso técnico para o cargo, acho que vou deixar essa bola passar. Vou gastar muito para ir lá. Ir despreparado não dá.
A prova será dia 27 de fev.
Se não me engano, essa do TRF1 será dia 27 de março.

Aí fica a minha dúvida: paro de procurar material para a Petrobrás e começo a estudar par ao TRF1 ou vou procuro o que der para a Petrobrás e vou lá prestar tendo estudado mais ou menos 50% da parte específica?

O legal é que a nota de corte é baixa 60%.
Média feita com as notas de conhecimentos básico e específico.
Acredito que eu consiga pelo menos 80% em básico.

É.. tenho que decidir logo isso!


Puxa! Já vamos ter novamente concurso do Ministério da Fazenda?rs
Passou tão rápido!
Deve ser ótimo trabalhar lá!

TRE é top,Pipoca!! É uma ótima escolha!

Eu acho que vc deveria se preparar para o M. da Fazenda e INSS, para os quais as matérias são semelhantes.

Eleitoral e Previdenciário não combinam muito!rs
Mas com um bom cronograma é possível dar conta dessas duas matérias!


Beijão!!




Pantoja, depois vou lá dar uma olhada no ECO Fórum, mas vi que por aqui vc já acabou colocando bons materiais de informática para essa prova do TRF1!
Obrigado pela dica, pelo material e por ler e responder a minha dúvida em relação ao conteúdo de informática.