Blog da Cátia Pipoca - Dicas de Concursos Públicos

Dicas de Digitação para o Concurso TRF 1ª REGIÃO. (dica do Pantoja)

Amigos, não sei se já se atentaram mas no edital do concurso do TRF tem uma parte que diz que terá um teste de digitação conforme imagem recortada abaixo:




Separei três dicas interessantes que ajudarão a ver o nível de digitação que estão e para que possam melhorar até o dia da avaliação de digitação do concurso.


1ª (PRIMEIRA)

Porque as teclas do teclado, não seguem a ordem alfabetica?





Acredite se quiser, mas o teclado que usamos hoje - conhecido como QWERTY (por causa das seis primeiras letras na fileira superior, na mão esquerda) - foi escolhido por tornar a digitação mais lenta. Isso aconteceu porque as primeiras máquinas, de tecnologia rudimentar, travavam os tipos quando a datilografia era muito rápida. Quando o impressor americano Christopher Latham Sholes (1819-1890) inventou a máquina de escrever, em 1868, tentou ordenar as letras em ordem alfabética - como acontece na segunda fileira, onde temos uma seqüência quase completa: DFGHJKL. As mudanças de posição foram feitas para forçar o datilógrafo a bater as teclas numa velocidade adequada, sem embaralhar os tipos. Por isso, o E e o I, duas das letras mais freqüentes na língua inglesa, foram retiradas da segunda fileira, a mais acessível. A letra A, outra das mais comuns, ficou relegada ao dedo mínimo esquerdo, o menos hábil de todos.

Em 1932, depois de 20 anos de estudo, August Dvorak, também americano, criou o teclado que leva o seu nome, extremamente eficiente para língua inglesa: 3 000 palavras podem ser escritas com as letras da fileira principal (contra 50 no teclado QWERTY) e a mão direita é a mais usada. Alguns fabricantes chegaram a realizar competições entre os dois teclados para determinar qual era o melhor. Infelizmente, o datilógrafo que usou o QWERTY havia memorizado o teclado inteiro, enquanto o outro ainda catava milho. Por conta disso, o QWERTY acabou se tornando padrão industrial e assim permanece até hoje.


-------

2ª (SEGUNDA)


Site que dá dicas de digitação da forma "correta". Caso não queira aprender essa forma pode pelo menos testar sua velocidade e veja se já está apto aos padrões exigidos pela banca.


http://www.sense-lang.org/typing/tutor/index.php?lang=PT&key=brasil

-------




3ª (TERCEIRA)
TYPERACER

Site que ensina a digitar rápido de forma divertida. Nele você compete com digitadores do mundo todo e ao final da prova você é ranquado, muito divertido.

Vejam!

http://play.typeracer.com/



--- FIM ---


É isso pessoal, espero que ajude a vocês a serem aprovados no TRF 1ª Região.

Abraços enraizados do Pantoja.

4 comentários:

Palomitah disse...

Obrigado pelas dicas!

Pantoja disse...

Por nada Palomitah, nós queremos formar uma família na internet: A FAMÍLIA DA CÁTIA PIPOCA!

Grande abraço e desejo muita sorte em seu concurso,

Pantoja

Anônimo disse...

http://www.fmapostilas.com.br/produtos.asp?produto=196

Apostila Completa TRF

CatiaPipoca disse...

Agradecemos pela material.
Boa semana amados.