PEDIDO DE SOCORRO! DOAÇÕES, O RJ AGRADECE...Ah, o verão...




… vem sempre acompanhado de chuvas no fim da tarde e aquela vontade de tirar um cochilo. Não é uma delícia deitar no sofá e dormir enquanto cai a chuva?

Pois então, tente dormir quando sua casa fica em um morro que pode desabar a qualquer momento. Tente chochilar em um abrigo quando a chuva maldita de verão já levou seu lar abaixo. Tente sonhar sem saber se terá comida ou água, que não seja das nunvens, amanhã. Tente pregar o olho quando não há energia elétrica ou telefone para você poder informar ao resto da sua família que você está vivo. Tente desligar sua mente enquanto seus parentes estão soterrados na lama. Por favor, não tente desviar a atenção deste problema, querido mundo.

Nossa espécie já criou ferramentas, indústrias, energia elétrica, celular e internet e não consegue se preparar para a época das chuvas de verão devastadoras. Todos dizem “ah, as enchentes são culpa do governo, sr. Kassab, lembraremos disso mais tarde”. Mentira, ninguém se lembrará de nada. E muito menos podemos atribuir a culpa somente ao nosso governo, seja municipal ou federal.

Quantas pessoas mal educadas não existem nesse mundo? Quantos idiotas por aí não jogam meros papéis de bala pelo vidro do carro, que descem diretamente ao bueiro e entopem nossas ruas? Quantos não fazem pior e jogam sacolas plásticas diretamente nas ruas? Será que é TÃO IMPOSSÍVEL cuidar um pouquinho do nosso planeta?

Mas não deixemos o governo de lado. Não podemos lhe atribuir toda a culpa, mas parte dela. Quantos postos de reciclagem são fáceis de serem localizados? Quantos cestos de lixo encontramos nas ruas (além dos quebrados e vandalizados)? Quanta falta de planejamento não há nas nossas avenidas entupidas de carros? Quanta impunidade não há neste país para qualquer crime ecológico? (sem mencionar outros)

Será que estamos à beira do Apocalipse? É, talvez, já que as chuvas nunca foram tão devastadoras.. mas será que a culpa é de Deus ou de São Pedro? Ou será que a culpa não é do homem, que não sabe ter limites e explora até a ultima gota todo e qualquer material ou espécie que encontra pela frente e pode ser lucrativo?

Talvez o Apocalipse tenha, enfim, chegado. Será que estamos pagando o preço por séculos de exploração e pouco causo?

Letícia N.


------------------------------------


POSTOS DE DOAÇÕES:


A Defesa Civil fará a coleta destes itens e os encaminhará para o Rio de Janeiro.


Telefones: 31-3488.9928 / 9941.9928 / 9511.3536


----------------

E mais acessem:

http://veja.abril.com.br/solidario/


Um comentário:

Letícia Naísa disse...

Muito obrigada pelo reblog, Cátia!
Fiquei muito feliz.
Caso queira encontrar mais algum texto meu, pode acessar meu blog:
http://linthesky.tumblr.com
(os textos que escrevo no blog do meu pai também estão lá)
Beijos.