Blog da Cátia Pipoca - Dicas de Concursos Públicos

DESABAFANDO COM A CATIA - POR ANÔNIMO SOLITÁRIO


Olá Guerreiros, como vocês sabem recebo muitos e-mails pedindo dicas e outros desabafando, e por lá sempre me retive em respeito de forma bem discreta. A não ser por permissão da pessoa é que publicamos aqui. E este desabafo chamou muito a minha atenção por se referir as coisas do coração, essas que todos nós padecemos.
Vale a pena ler. Opinem, se sentirem a vontade. Ou aproveitem o momento tão corajoso que o amigo teve e, também, desabafem ou compartilhem suas experiências.


Catia.
----------------------------------------
ANÔNIMO SOLITÁRIO DESABAFA:
(fragmentos apenas)

-
"Reclamar é besteira. Faça algo ou esqueça. " Stefan Sagmeister

A internet tem sido o único meio de encontrar sanadas essas deficiências humanas. Não sei se amar é ser forte ou fraco, ou a vontade de ser amado supera qualquer proposição lógica, a verdade que me envolvo fácil, sempre foi assim. E no começo qualquer envolvimento pode ser um instrumento de motivação, entretanto, quanto mais passa o tempo essa condição de força propulsora começa a refletir negativamente em minha vida.

Já tive muitas provas, muitas mesmos. Poderia ter ido melhor em tal concurso, mas alimentava juntamente a esperança de viver um grande amor. Fracassei em ambos, perdi tempo, e hoje nada me é mais pesado do que saber o curso da minha trajetória de vida só foi mudado por minhas atitudes. Um fraco que cheio de inteligência não usa disso para mudar. Uma música que conheço muito diz o seguinte: não deixe a espera matar a esperança...pois verdade é que isso tem acontecido.

 Que tanto eu quero porque estou sempre pedindo socorro? NADA. E principalmente: NUNCA.  E morrer de novo como faço todas as vezes que me sinto viva demais. E vai começar tudo de novo só porque acabou.  Ponto final é tanta continuação que vira três pontos finais.   Eu não aguento mais e nem toquei na vida ainda.  Consigo ser vista de verdade só quando as pernas e todo o resto que me move imploram para eu desaparecer.  [Tati Bernardi]  http://meme.yahoo.com/luumeme/originals/

Que tanto eu quero porque estou sempre pedindo socorro? NADA. E principalmente: NUNCA.

E morrer de novo como faço todas as vezes que me sinto viva demais. E vai começar tudo de novo só porque acabou.

Ponto final é tanta continuação que vira três pontos finais.

Eu não aguento mais e nem toquei na vida ainda.

Consigo ser vista de verdade só quando as pernas e todo o resto que me move imploram para eu desaparecer.

[Tati Bernardi]

-----------------
Catia responde:

A solidão, vazio na alma, interesse em ter alguém que compartilhe os mesmos ideais, não ocorre apenas com você meu gentil amigo, a maioria dos Concurseiros ou demais colegas que se sacrificam em prol dos seus objetivos, abrem mão de muita coisa, os que conheço ou passaram de certo modo na minha vida, na sua, dos nossos amigos, nós mesmos, padecemos desse mal. É a carência devido os sacrifícios necessários, priorizar, buscar uma coisa de cada vez. Consequentemente, afastar a rotina social mais ativa é que se encontram mergulhado em uma densa solidão .

Como pude notar dito por você que por desejar e, muito, ter os dois ao mesmo tem somado mais derrotas, sendo mais objetiva: só derrotas. Não consegue ter nenhum e nem o outro.
É, como poderia ser diferente? Se um trabalho bem feito, deve-se buscar uma coisa de cada vez.
Caso contrário, terá 50% ou 50%. Vale a pena priorizar, não acha?
Nem todos conseguem dar conta das "coisas/sonhos" ao mesmo tempo, pois se entregam de corpo e alma.
----------------------------


(...OMITIDO...) E tipo vejo ela se preocupando comigo. Só que por outro lado, sei que não é possível. E volta a atingir meus objetivos. Uma coisa que observo nos concursos mais importantes sempre teve uma pessoa para atrapalhar, retirando qualquer intenção, mas por minha única e exclusiva culpa esse caminho.
----------

Catia responde:

Não há problema algum em desejar, sonhar em ter alguém especial do seu lado, mesmo que platônicamente. O problema está em viver em função desse sentimento, se ver escravizado diante de um amor que nem sequer tenha chances de acontecer, subjetivo demais.

Ela com certeza é uma boa amiga, não duvido. Em contrapartida, você um bom ator, camuflar um sentimento de paixão não é tarefa fácil. rs
----------

Estou na estrada há muito tempo. Minha evolução tem sido lenta, inicialmente frutos de minha imaturidade e desconhecimento. Era alguém que não sabia o quanto não sabia. Não sabia por onde começar, nem como fazer uma prova, nem preparação. O tempo foi se encarregando de trazer essa consciência de que para uma aprovação é necessário muito esforço. Mas muito mesmo. Mas o tempo deixou essas marcas, o coração parece lutar contra. Quer porque quer realizar seus instintos primitivos: seria ele o da sobrevivência. Não sei.
--------------------

Catia responde:

Eu e você já sabemos que apesar do seu desabafo, o que deve ser feito. Mas, sigamos...

--------------------

Voltando ao assunto, sentimento crescendo. Não quero perder uma amizade. Como falei, mas continuar mantendo essa amizade. Parece gerar uma esperança morta, contrária a verdadeiro propósito e já começa a produzir a ansiedade negativa que coloca a gente para baixo. Que tira nosso olhar do foco e reforça nossa fraqueza. Seus textos são ótimos, ajudam, renovam, acalmam. Mas colocar na prática tudo que é aprendido fora do blog é tão díficil.
---------------

Catia responde:

Meus textos são fragmentos do meu coração, de coisas que eu também vivencio. Sou tão fraca e limitada quanto qualquer um de vocês.
Pois é, perde-se o foco, a mente entra em estado de êxtase e o espaço que o seu Cérebro precisa para memorização e manter-se firme na estratégia elaborada torna-se refém apenas de imaginações, ansiedade, angústia, saudade e a maioria das vezes, a depressão.

-----------------------
E quando tudo terminar? E quando alcançar o cargo tão almejado? E se eu estiver velho demais? E não encontrar ninguém em quem possa confiar. Já tive muitas decepções. Tentei por várias vezes ser uma pessoa melhor. Paciente. Esforçada. Amável. Forte. Só que por mais que me esforço, como dizia Paulo, o apóstolo, faço tudo que não quero e aquilo que quero não faço...
-----------
Catia Responde:

Sabe qual o maior problema de fato? O tempo está passando, porque lá no fundo você ainda não conseguiu ser 100% uma coisa só. E enquanto não tiver consciência e acima de tudo firmeza dos seus próprios atos, nadará...nadará...e nunca chegará a margem. E sabe que o verdadeiro culpado é você por você mesmo.
Os anos vão passar, o desespero aumentar e quando aparecer na sua frente aquele que embarque reciprocamente sentimentos iguais, largará tudo sem pensar. Por no final das contas o tamanho da carência está sendo o alvo principal do seu coração. Digamos assim, 70% um amor e 30% o seu objetivo material.

Algumas pessoas de fato conseguem administrar bem as coisas relativas ao coração, mas quem não possui equilíbrio necessário, é melhor optar por um ou outro. Uma coisa de cada vez.


.. se prestarmos bastante atenção, sempre conseguiremos descobrir alguma COMPENSAÇÃO no sofrimento!...
... se prestarmos bastante atenção, sempre conseguiremos descobriralguma COMPENSAÇÃO no sofrimento!...  livro - a cabana   ♥✿♥ ¸.•*´¨`*•.¸ ♥✿♥  *nidonda/originals*
-------------------------------

(OMITI UMA BOA PARTE PARA PRESERVÁ-LO)
Catia...
Você acha que se eu me afastar dela seria a melhor coisa? Ou falar tudo que sinto e correr o risco dessa amizade nunca se restabelecer. Ela já foi compreensiva uma vez, tenho medo que numa segunda vez.
----------------------

Catia responde:

Acho não tenho certeza de que jogar a limpo com a amiga será o mais coerente, já que pela descrição que fez da moça me parece ser alguém de alma nobre e terá maturidade suficiente, se como amiga ou algo mais, entender a sua angústia e quem sabe junto com você possa ajudá-lo a encontrar uma saída que não o prejudique.
Vejamos pelos dois lados. Se a perder: Não era uma amiga de verdade, pois um parceiro leal ficaria do seu lado não somente pelas suas qualidades, mas o amaria de igual maneira apesar das suas falhas.

E o lado bom: Sendo concurseira e se focada, será uma parceira de potencial e afinidades em comum. Ou seja, a namorada perfeita. rs

Viu só, tanto um quanto o outro caso sairá ganhando. Não tem nada a perder.

... acho que, assim como a maior parte das nossas FERIDAS tem origem em nossos relacionamentos, o mesmo acontece com as CURAS, e sei que quem olha de fora não percebe essa BÊNÇÃO!... acho que, assim como a maior parte das nossas FERIDAS tem origem em nossos relacionamentos, o mesmo acontece com as CURAS, e sei que quem olha de fora não percebe essa BÊNÇÃO!... livro: a cabana   ♥✿♥ ¸.•*´¨`*•.¸ ♥✿♥  *nidonda/originals*

-----------------------------------
Anônimo Solitário diz:

E como tempo não para, fica ali horas de estudos jogadas fora. Os pensamentos vão e vem. A incerteza torna-se grande, avassaladora, rouba tudo de mim. Meus sonhos vejo se afundando. É aquela dúvida entre se jogar do prédio para não morrer queimado ou esperar até o último minuto e correr o risco de ser alcançado pelas chamas sem qualquer chance de salvação.

------------------
Catia responde:

Como disse acima, se o que sente gera um câncer, arranque-o pela raiz, caso você tenha convicção absoluta que o que precisa agora é correr atrás dos objetivos materiais. se não, case-se, tenha filhos, e mais tarde volte prestar Concursos Públicos, por favor, antes da aposentadoria compulsória, que daí seria demais, não é? rs

-----------------------
Anônimo Solitário desabafa:

Por favor, ajude-me indicando alguma saída ou saídas. Eu prometo me esforçar ao máximo para tentar seguir a risca. Não quero perder a oportunidade por culpa de minha fragilidade. Falarei mais sobre o que quiser,basta perguntar. AJUDEM-ME!!! O QUE FAZER??

------------------
Querido amigo...

O filósofo Platão comparou o ser humano a uma carruagem: os cavalos são os instintos, o cocheiro é a razão e as rédeas, a vontade. Segundo ele, a maturidade depende de quando o cocheiro manda nos cavalos. Você parece não conseguir domar seus cavalos, isto é, controlar seu sentimento. Quando o desejo não pode ser controlado racionalmente, há um desajuste emocional chamado compulsão - e é preciso muito mais que força de vontade para vencê-la.
-
(...)Seu mundo se resume a palavras que te perfuram, a canções que te comovem, a paixões que já nem lembra, a perguntas sem respostas, a respostas que não te servem, à constante perseguição do que ainda não sabes.”
--------------

Catia responde:

Reclamar é besteira. Faça algo ou esqueça...
... tô vacinada contra:mau olhado, inveja, as pessoas más, pessoas estressadas, irritadas, perturbadas,desanimadas,metidas,mentirosas,briguentas...... se você quiser tomar essa vacina, junte-se à mim:sorria,seja tranquilo, viva em harmonia,não vale mentir,não pode brigar,esquece as pessoas que te fazem sofrere junte-se aos seus verdadeiros amigos!...♥... http://meme.yahoo.com/nidonda/originals/ ...♥

Amigo, sabíamos, eu e você, qual seria minha posição diante do seu relato.
Não se envergonhe por estar desabafando sobre um assunto tão delicado. O que posso afirmar com plena certeza é que o seu sufoco é o de muitos nós, a diferença é que você foi corajoso em dividir suas aflições. Recebo muitos e-mails parecidos com o seu, o diferencial é que no fundo o que quer mesmo é se livrar de ser assim, ser mais racional e conseguir ter forças e não se entregar a tais sentimentos.
Um pedido de socorro em meio ao sofrimento e culpa. Não se martirize, já passei por isso também e entendo perfeitamente. No meu caso a única solução mais plausível que encontrei foi me fechar e jogar a chave bem longe para que na hora da fraqueza não caísse em tentação. E não que isso não ocorra, mas quando percebemos que estamos respirando o ar da outra pessoa. É hora do "OPAAAA, opaaaaa." E cair fora antes que seja tarde.
Reflita, aja, vire ou não a página, tendo consciência de que é o Senhor do seu destino. Faça a sua parte, lute pelo que o seu coração realmente deseja, escolha um caminho por vez e faça o serviço por completo. A única coisa que receberá de Deus se tiver fé, é a força e a coragem. Chega de coisas inacabáveis e mal feitas. Cabe somente a você decidir o que lhe é mais relevante. Saiba que nada se acaba enquanto se há vida. Não é desculpa culpar o tempo pela velhice, ela virá. Procure deixar o passado e o futuro de lado. PENSE NO AGORA, NO PRESENTE.

Lembre-se amigo que a alma é uma borboleta...

Há um instante em que uma voz nos diz que chegou o momento de uma grande

... A ALMA É UMA BORBOLETA:  Há um instante em que uma voz nos diz que chegou o momento de uma grande METAMORFOSE!... rubem alves  ♥✿♥ ¸.•*´¨`*•.¸ ♥✿♥  *nidonda/originals*

METAMORFOSE!...

-------------------
Obrigado pela sua amizade...
------------------------
Nunca se esqueça: quando um capítulo termina, outro começa. Então não importa o quanto você esteja sofrendo, sempre vai ter um recomeço.
Aprendi que às vezes as pessoas têm que chorar todas as lágrimas para dar espaço a um coração cheio de sorrisos.
Eu que agradeço a confiança e o carinho que sempre depositou em mim.
Catia.


BJs
-----------
Abração forte de Ursa.

47 comentários:

Anônimo disse...

Obrigado, Cátia.
Lendo novamente, senti a mesma emoção quando li pela primeira vez, ontem, as lágrimas não rolaram mais uma vez...


Obrigado mesmo pelas palavras.

Tudo de bom para você.


Bjs

Cleytonfernandes disse...

Os atores são diferentes, mas as histórias são as mesmas. Olha eu terminei um relacionamento para me dedicar ao concurso, porque é muito difícil fazer as duas coisas, ainda mais quando se estar apaixonado, você fica ansioso para vê-la, pensa nela o tempo todo durante a aula, sente a cobrança por não estar presente etc. Se essa pessoa realmente amar você ela te entenderá, embora seja muito difícil tomar essa decisão, você chora, fica depressivo, mas vale a pena abdicar dos prazeres da vida momentaneamente em prol de um objetivo. E pode ter certeza que não da pra ficar em cima do muro, é preciso tomar uma decisão, no meu caso eu escolhi estudar, ela a princípio n entendeu (como todos os meus amigos, acham que eu estou maluco), mas hoje ela sabe que eu apesar de amá-la eu tenho que ir em busca dos meus sonhos. Eu nunca participei de concursos de alta concorrência, aliás só participei de 1 hehehe, não sou o melhor pra te aconselhar, mas eu acho isso aí, enfim nunca escute conselhos faça o que você achar melhor.

"Nunca ore suplicando cargas mais leves, e sim ombros mais fortes". E nunca duvide que é possível, tenha a certeza de que vai dar certo, um dia vai dar certo. Só é preciso ter fé, trabalhar e principalmente acreditar que é possível. Forte abraço!

Edy Santos disse...

Realmente às vezes temos que sacrificar algumas coisas para realizarmos alguns sonhos. E o primeiro passo para um trabalho de sucesso, está exatamente no que você disse: "Se quer um trabalho bem feito, deve-se buscar uma coisa de cada vez."
Ótimo post.
bj

Augusto de Andrade disse...

Olá Catia,
Deus disse, nao é bom que o homem esteja só.
Mas também disse: Não te canses para enriqueceres; da de mão à tua própria sabedoria.” Provérbios 23:4

Temos duas cosias boas a seguir, riquezas e compainhas fisicas. A biblia diz que o sabio é aquele que sabe discernir o tempo de fazer as coisas e o modo de obte-las.
MAs nao acho facil cosneguir uma pessoa, até porque ja cheguei a conclusao que isso é dom de Deus, alias tenho sempre um versiculo comigo:

“O que acha uma mulher acha uma cousa boa e alcançou a benevolência do Senhor.” Provérbio 18:22

Nao é meu dom, minha preocupação, meu esforço... tem coisas que estão nas maos de Deus, é ele que me apresenta, é ele que me dá...
Assim igual a riqueza, a biblia também diz que a riqueza é dom de Deus, entao nao preocupo a quanto tempo estou sozinho, quanto tempo ja fiquei ganhando dinheiro e se sou o ultimo da familia a formar a minah prorpia familia... vai acontecer se eu alacançar a benevolencia de Deus, ele sabe o que eu preciso, só rpeciso por enquanto ser obediente a ele.

Uam vez passei por uma situação muito ruim. Gostei demais de uma garota da escola e nunca dise a ela, eu tinha aquela complexo de é areia demais pro meu caminhao e isso me paralisou e nunca fiquei com ela, ela hoje tem familai, filjhos e nunca nem dei um beijo sequer nela... Aquele ditado que diz que é melhor se arrepnder do que fez do que nao fez é valido para esse seu amigo, ele vai olhar pra dez anos atras e se arrepender de nao ter tentado... vai se sentir imaturo e idiota como eu.
Abraços

Geórgia Freitas disse...

Cátia, que lindo trabalho vocês faz... Parabéns pelo dom do aconselhamento. Beijos, beijos.

hobbyblogclube disse...

Olá, Catia!
No intuito de conseguirmos algo, muitas vezes temos que deixar outras coisas, mesmo que momentaneamente, pelo caminho.
Abçs!
Rike.

Celso Inacio da Silva Junior disse...

Oi catia estou aqui deixando meu comentario, a pessoa que é um anonimo solitario está sofrendo muito mas ele tem que lembrar que tem um Deus la em cima que se importa com ele eclaro vou estar sempre orndo por essa pessoa falar mais de Deus pra ele ou ela e gostei muito dos comentarios que foram falados aí no seu site fique com Deus

abraços

junior

Karla Freitas disse...

Admiro muito pessoas empenhadas como você, Catinha. Parabéns por esse dom e que Deus continue abrindo muitos caminhos para ti.

Beijocas.

Ana Reis disse...

Não sei se serei a pessoa ideal para opinar sobre esta matéria. Mas não pude deixar de sentir um forte ligação com o teu relato, e quando dei por mim já meus dedos saltavam para o teclado para escrever um comentário!

Eu também me deixei muitas vezes aprisionar por um amor platónico e isso acabou por prejudicar a minha vida e a minha sanidade mental. Até que à uns anos percebi uma grande lição:

O amor pelos outros é egoísta quando não nos amamos a nós próprios. Porque sem amor-próprio pomos nas mãos dos outros a nossa felicidade, e esse é um grande fardo a carregar. Por isso, constrói a tua confiança, cuida-te, valorize-te. E quando alcançares um certo equilíbrio todas essas coisas que antes desejaste virão ter contigo, naturalmente...

Não estou a inventar! Quando deixei de andar por aí a entregar-me aos outros e me concentrei em valorizar o meu carácter tudo o resto se foi compondo na minha vida. Agora, deves decidir as tuas prioridades. Não podes ter tudo AGORA. Mas se aprenderes a ir conquistando um sonho de cada vez, daqui a uns tempo poderás ter tudo aquilo que desejas. Tens que continuar a acreditar firmemente. Tu és o mestre da tua vida! Só tens que reclamar esse poder que, de bom grado, tens deixado nas mãos da pessoa que mantém cativas as tuas afeições.

Acredita que és capaz de conquistar tudo, mas tens que te concentrar numa coisa de cada vez. Este comentário saiu mesmo do meu coração.

Um grande abraço

Juahrez Alves (frases Que Curam) disse...

Querida, você está conduzindo a situação muito bem por lá. Parabéns.

Dani Sans disse...

Cátita, este é um dos muitos retratos de pessoas que vêmos neste mundo, a maioria está assim e não é somente quem almeja um amor, na verdade eu trabalho com muito casais nesta situação. Mas é um fato que pode ser resolvido. Isso eu sei. A busca pelo aprendizado bíblico seria o primeiro passo, depois, minha amiga, só a pessoa pode definir q caminho ele deve seguir. Gostei muito do assunto. Da forma como esta pessoa se expressa, é alguém que com certeza vai, sim encontrar seu caminho. O ruim é que nós seres humanos não podemos, controlar o nosso prórpio tempo, ele descorre de maneira lenta ao nosso ver, mas tudo tem um tempo determinado.

Beijos e obrigada pelo ilustre convite, lêr este desabafo foi realmente renovador.

Malu disse...

Só para que saiba que todos nós temos problemas, eu já digo - muitos já sabem, outros não, sou portadora de necessidades especiais, tenho um problema visual muito sério, não enxergo de um dos olhos, sempre tive grandes angustias ao longo da vida que foram superadas por conta das minhas escolhas. Mas ao escolher tive que aprender uma coisa muito importante - que cada escolha que fazemos tem seu preço.
O autor do pensamento que aqui deixo, não me recordo com precisão quem seja, uns atribuem a Chaplin e outros a tantas outras pessoas, bem, mas o que importa é a mensagem que as palavras querem passar... é mais ou menos assim: TODOS OS DIAS DESPONTAM, QUER QUEIRA VOCÊ OU NÃO! MAS, A FORMA COMO VAI QUERER PASSÁ-LO É ÚNICA E EXCLUSIVAMENTE DE SUA RESPONSABILIDADE."
A vida não é fácil para ninguém.
Amar não é uma questão de ser fraco ou forte.
Amar é uma condição intrinsecamente humana. Somos dotados de AMOR.
Incertezas, dúvidas, vazios, escuridões, temores... tantos outros sentimentos nos rodeiam a todo instante e temos que ter a certeza de que eles vem e vão.
A vida é constituída de antítese - coisas boas e ruins.
Temos que superar o que nos é dado, por conta de uma ORDEM DIVINA DO UNIVERSO, ou seja, olhe para o lugar onde está, agora, nesse exato momento. Saiba: este lugar é seu. É o lugar onde exatamente deveria estar. Este lugar não é de outro. A situação é sua e de mais ninguém.
Agora, escolha a melhor forma de passá-la.
Respire fundo! Esteja atento à SERENIDADE. Abra os olhos para aquilo que é o que de mais profundo existe em ti.
Depois é só caminhar... mas, um passo de cada vez.
Abraços cheios de PAZ

Karla Ketylin disse...

Na vida às vezes temos que fazer escolhas difíceis. Não podemos ter tudo que queremos, mas se a gente perde agora, lá na frente se ganha em dobro.Deus sabe o que faz e na hora certa ele nos presenteia.Se realmente esse for o seu grande amor, irão ficar juntos. O que realmente nesse momento é mais importante é fazer as escolhas da sua vida pensando em você
Bjs

Rangel de Jesus disse...

Olá, em meio a tantas observações, possa que eu seja enfadonho, serei breve, mas quero dirigir uma palavra na minha finitude... independete da sua religião, ou até mesmo que não tenha uma, ou para ser mais trágico e dramático, que você não acredite em Deus, saiba que esse ser superior está contemplando a sua vida, e, é exatamente por esse motivo que por mais que tudo esteja desabando contra você, essa existência tem te feito você vir até aqui... não só você, mas neste momento muitas vidas tem sido palco de tremendas tragédias, porém, pela força e vontade de viver continuam firmes e fortes na caminhada, pare um pouco e pense que muitas outras pessoas queriam a oportunidade que está tendo agora, a de desabafar e contar os seus sentimentos, esta é uma demonstração de que há esperança, há forças para percorrer longas trilhas, saiba que você é uma pessoa querida, especial e, se todos aqui na terra esquecerem de você, Jesus Cristo, O Filho do Deus vivo sempre estará contigo, se seu pai, mãe, irmãos, colegas, amigos, parentes próximos e destantes, e por último a pessoa a quem ama deixar você só, há um Deus, que te ama muito e quer fazer você muito feliz. Jesus nos ama. Um grande abraço, desejo tudo de bom em sua vida.

Edgard Shigenaga disse...

Amiga, em primeiro lugar parabéns por ter essa conduta exemplar. Com certeza você está melhorando muito o seu karma.
Olha eu observei bem os seus conselhos e eles estão perfeitos.
Muitas vezes eu também me perguntei sobre coisas, indaguei sobre o desenrolar das coisas, tive sentimentos pessimistas achando que as coisas não estavam dando certo.
Orei e perguntei várias vezes a Deus dizendo: Por que?
Consultei videntes realmente boas, que diziam coisas reais sobre a minha vida, davam até detalhes pessoais.
Eu sempre buscava respostas, ou melhor que alguém me fornece-se as respostas!
Então, descobri que o único que poderia ter as respostas era apenas EU!!!
O caso do seu leitor demonstra falta de autoconhecimento, que adquirimos ao aprender a observar-se de modo tranquilo procurando ser o mais imparcial que for possível. Para isso é necessário conseguir acalmar a respiração em primeiro lugar. Os pensamentos estão diretamente ligados à respiração e vice-versa. Quando um está acelerado, o outro também está. Por isso, não é possível concentrar-se em algo ou “perceber claramente”.
Outro fator, a filosofia oriental ensina a estar no presente. Há apenas duas coisas que não podemos mudar, o passado e o futuro. O passado já foi e o futuro não existe, ele é mutável.
Por diversos momentos vivemos nessas ilusões do passado ou do futuro, e o presente passa, é como ser um morto-vivo.
Então o foco é o presente!
Quando a mente fica focada no passado ou futuro começamos a gerar tristezas, desilusões ou ansiedade.
Afinal, o pensamento diz: eu devia ter feito isso; eu devia ter dito aquilo, e como não podemos mais alterar este fato que ficou no passado, sentimos impotência, fracasso, arrependimentos.
Em outro momento o pensamento diz: e se eu disser isso o que ela irá pensar; mas e se ela não entender; normalmente os pensamentos ficam no... e se!!!
É uma possibilidade da qual não temos certeza alguma, tudo pode acontecer! Gerando ansiedade e angústia.
Outros fatores também estão envolvidos, pois temos que analisar o corpo como um todo.
Posso estar enganado, mas o amigo que pediu ajuda deve dormir quase todos os dias depAmiga, em primeiro lugar parabéns por ter essa conduta exemplar. Com certeza você está melhorando muito o seu karma.
Olha eu observei bem os seus conselhos e eles estão perfeitos exceto por um fato.
Muitas vezes eu também me perguntei sobre coisas, indaguei sobre o desenrolar das coisas, tive sentimentos pessimistas achando que as coisas não estavam dando certo.
Orei e perguntei várias vezes a Deus dizendo: Por que?
Consultei videntes realmente boas, que diziam coisas reais sobre a minha vida, sem saber.
Eu sempre buscava respostas, ou melhor que alguém me fornece-se as respostas!
Então, descobri que o único que poderia ter as respostas era apenas EU!!!
O caso do seu leitor demonstra falta de autoconhecimento, que adquirimos ao aprender a observar-se de modo tranquilo procurando ser o mais imparcial que for possível. Para isso é necessário conseguir acalmar a respiração em primeiro lugar. Os pensamentos estão diretamente ligados à respiração e vice-versa. Quando um está acelerado, o outro também está. Por isso, não é possível concentrar-se.
Outro fator, a filosofia oriental ensina a estar no presente. Há apenas duas coisas que não podemos mudar, o passado e o futuro. O passado já foi e o futuro não existe, ele é mutável.
Por diversos momentos vivemos nessas ilusões do passado ou do futuro, e o presente passa, é como ser um morto-vivo.
Então o foco é o presente!
Quando a mente fica focada no passado ou futuro começamos a gerar tristezas, desilusões ou ansiedade.
Continua...

Edgard Shigenaga disse...

Segunda parte:


Afinal, o pensamento diz: eu devia ter feito isso; eu devia ter dito aquilo, e como não podemos mais alterar este fato sentimos impotência, fracasso, arrependimentos.
Em outro momento o pensamento diz: e se eu disser isso o que ela irá pensar; mas e se ela não entender; normalmente os pensamentos ficam no... e se!!!
É uma possibilidade da qual não temos certeza alguma, tudo pode acontecer! Gerando ansiedade e angústia.
Outros fatores também estão envolvidos, pois temos que analisar o corpo como um todo.
Posso estar enganado, mas o amigo que pediu ajuda deve dormir depois das 23:00 todos os dias, não é?
Muitos de nós temos este hábito. E não sabemos o mal que isso causa.
No mais tarde demos dormir por volta das 22:00 ou 22:30. Pois a partir deste horário o fígado começa a ser energizado. O fígado tem uma função muito importante do ponto de vista energético como isso não ocorre por estarmos acordados uma das consequências é gerar mais ansiedade. Não sei a idade do nosso amigo, mas se ainda não tem problemas digestivos, logo poderá desenvolver.
A pessoa acaba entrando num ciclo vicioso. Sua a mente é muito acelerada, respira de forma mais curta e acelerada, sente ansiedade, dorme tarde por causa de não conseguir acalmar a mente, aí vai piorando.
Quantos de nós não ficamos ensaiando antes de dormir planos p o futuro: eu chego, olho nos olhos dela, rola um clima... Aí vem outro pensamento, mas e se ela...
Aí o coração bate mais rápido ainda e o sono vai embora. Porém isso também acontece durante o dia, o que nos impede de viver o presente.
Qual a minha sugestão:
Eu não sei o estado de saúde do nosso amigo, mas pelo pouco que li, acho que não está muito boa (não precisa se preocupar), o desequilíbrio emocional gera o desequilíbrio físico e vice-versa. Por isso, mesmo que você queira apenas agir de um modo diferente, o seu corpo (seus órgãos) "dificultam essas atitudes". Procure um bom acupunturista, você irá constatar que tem órgãos no seu corpo que podem estar "ruins" mas que os olhos não vêem. Após ele examinar suas orelhas, sua íris, suas unhas, sua língua, o seu pulso e de ouvir o que você tem para dizer; ele irá aplicar as agulhas. Isso irá te equilibrar momentaneamente tanto física como mentalmente.
Existem escolas de acupuntura, onde os estudantes que estão se formando aplicam as agulhas sobre supervisão dos professores. Nestes locais as consultas são bem mais em conta.
Mesmo assim, o acupunturista irá tentar te aconselhar a agir na causa do problema.
Aí voltamos na questão que mencionei no início, as respostas e as melhores decisões são escolhas que só a própria pessoa pode optar.
Por isso mencionei sobre a falta de autoconhecimento. Para entender e agir na causa, temos opções como o tai chi, yoga e meditação. Em todas elas você verá que o foco principal está na respiração e no "olhar para dentro".
Mas qual seria uma possível melhor escolha?
Depende da cultura local (país), dos seus valores e da sua ética e moral. Por que?
O que é ser bem sucedido depende do país ou local onde você mora.
Você fará qualquer coisa para atingir seus objetivos? A que custo?
O que para você é ser feliz?
Quais as suas prioridades na vida?
quem é você?
O que você quer?
Para onde você quer ir?
Podem parecer perguntas complexas, mas na realidade não são.
Quando você sai de casa, muitas dessas perguntas também são formuladas. E se no caminho você vê uma pessoa derrubar a carteira, o que você faz?
Não é tão difícil de responder não é?
Não sei se você conhece a filosofia oriental, mas de qualquer forma a Catia conhece. Se houver dúvidas, ela pode esclarecer direcionando as respostas para um pensamento mais ocidental.
Espero poder ter oferecido uma opção de escolha, pois temos várias opções de escolha.
Desejo que você consiga encontrar as respostas e que sinta-se feliz.
Um gde abraço.

CatiaPipoca disse...

Meus amigos, qtos comentários lindos! Sem palavras, escrevi a ele e disse que ele pode voir aqui anônimamente falar com cada um de vcs, já que o artigo se refere exclusivamente a ele como exemplo aos demais.
-
Deus é maravilhoso msm.
Muitos dizem que a humanidade está se perdendo, pode até ser verdade, mas qdo vejo pessoas como vcs dando um pouco de si, momentos do seu dia em prol de um "desconhecido", sempre vejo que vale a pena acreditar na compaixão, compreensão e o amor fraternal que há entre nós.
.
.
ANÔNIMO SOLITÁRIO, AGUARDAMOS VC POR AQUI. COMENTE QUERIDO.

Gisele Munhoz disse...

É dificil opinar pois somos seres diferentes, criações diferentes, pensamentos diferentes, e o que pode ser verdade para mim, pode não o ser para outras pessoas.

Creio que na vida temos que buscar o equilibrio, pois a estada aqui se dá para que possamos evoluir, e evolução não acontece sem equilibrio.

A dedicação ao estudo é louvável e necessária em um mundo profissional tão competitivo e se faz necessário o aprendizado constante... mas não sou a favor de as pessoas se anularem por isso. Acredito que temos de viver outras experiências, conhecer pessoas, ajudar o nosso próximo e principalmente, respeitar os nossos limites.

E quando digo respeitar nossos limites, quero dizer cuidar de nossa evolução espiritual, pois o crescimento profissional é necessário, mas mais que isso, nosso contato com Deus não deve ser deixado de lado, pois é esse amor que nos acompanhará em toda a nossa existência.

O amor não é algo que temos de buscar como salvação para as nossas mazelas, temos de nos amar primeiro, nos respeitar acima de tudo, e o amor de um outro alguém virá de forma natural.

Amiga, por isso, entendo que o equilibrio deve ser buscado em tudo em nossa vida.

Obrigada pelo convite em ler esse desabafo e a confiança que me deu em expressar a minha opinião, que mais uma vez, digo, não é absoluta.

Bjokas em seu coração!
Gisele

Manoel disse...

Eu não me sinto em condições de aconselhar, orientar, mas se pudesse fazer isso eu diria que na vida da gente ha lugar para amor e trabalho. Tenha um tempo para o trablho (estudos, preparação) e deixe um tempo para o amor, amizade, conversas com os amigos. Uma coisa é verdade: O verdadeiro amor e o verdadeiro amigo só são de verdade se colaboram com o nosso crescimento pessoal e profissional.
Paz!

Manoel

Manual do Usuario Valor disse...

Olá Catia,
Deus disse, nao é bom que o homem esteja só.
Mas também disse: Não te canses para enriqueceres; da de mão à tua própria sabedoria.” Provérbios 23:4

Temos duas cosias boas a seguir, riquezas e compainhas fisicas. A biblia diz que o sabio é aquele que sabe discernir o tempo de fazer as coisas e o modo de obte-las.
MAs nao acho facil cosneguir uma pessoa, até porque ja cheguei a conclusao que isso é dom de Deus, alias tenho sempre um versiculo comigo:

“O que acha uma mulher acha uma cousa boa e alcançou a benevolência do Senhor.” Provérbio 18:22

Nao é meu dom, minha preocupação, meu esforço... tem coisas que estão nas maos de Deus, é ele que me apresenta, é ele que me dá...
Assim igual a riqueza, a biblia também diz que a riqueza é dom de Deus, entao nao preocupo a quanto tempo estou sozinho, quanto tempo ja fiquei ganhando dinheiro e se sou o ultimo da familia a formar a minah prorpia familia... vai acontecer se eu alacançar a benevolencia de Deus, ele sabe o que eu preciso, só rpeciso por enquanto ser obediente a ele.

Uam vez passei por uma situação muito ruim. Gostei demais de uma garota da escola e nunca dise a ela, eu tinha aquela complexo de é areia demais pro meu caminhao e isso me paralisou e nunca fiquei com ela, ela hoje tem familai, filjhos e nunca nem dei um beijo sequer nela... Aquele ditado que diz que é melhor se arrepnder do que fez do que nao fez é valido para esse seu amigo, ele vai olhar pra dez anos atras e se arrepender de nao ter tentado... vai se sentir imaturo e idiota como eu.
Abraços

Anônimo disse...

Cleyton fernandes, obrigado por ler e dar seu comentário. É muito importante saber que não estamos sozinhos. Olhando ao redor muitas vezes penso; sou o único nessa situação, mas saber que existem pessoas que nos compreende em qualquer lugar que seja é muito gratificante. O desabafo é mais um entre os milhares que se encontram. Nesta jornada nada é fácil. Muito difícil é separar coração da razão.
Em determinado momento se tornam um só, interligados, ou é o coração que abraça a razão tentando compreender os devaneios em que habita? No meu caso esse amor sequer imagina que eu ainda o tenho dentro de mim, e pelos motivos mais óbvios:concursos. Não posso declarar esse amor. Seria um risco duplo, essa pessoa não me compreender de qualquer forma e a amizade rompida. Outrossim, essa necessidade de dedicar a um único objetivo traria um conflito como você mesmo citou: porque é muito difícil fazer as duas coisas, ainda mais quando se estar apaixonado, você fica ansioso para vê-la, pensa nela o tempo todo durante a aula, sente a cobrança por não estar presente etc.

Desabafar foi uma forma serena de enxergar meus limites e estar diante de muitas possibilidades que se abririam com alguém enxergando de fora meus conflitos internos, foi o que aconteceu, Cátia, com seu dom de aconselhamento trouxe certa luz e agora com pessoas como você acrescentam certamente uma certeza nesta hora.
Obrigado pelo comentário.


Abraços, Anônimo Solitário.

Anônimo disse...

Abraços, Anônimo Solitário.
Edy Santos, verdadeiro o que disse. Se quer um trabalho bem feito, não tenho dúvidas, devo buscar uma coisa de cada vez. E na ordem cronológica para um relacionamento de sucesso é ter condições de mostrar para essa pessoa que você não quer algo casual, mas tem objetivo de um dia chegar ao altar e tem condições para isso.
Obrigado pelo comentário


Abraços, Anônimo Solitário.

Anônimo disse...

Augusto de Andrade, agradeço seu comentário, um versículo destacou-se entre seus comentário; A biblia diz que o sabio é aquele que sabe discernir o tempo de fazer as coisas e o modo de obte-las. Realmente, esse discernimento que busco, não tem um dia sequer que imagino toda relação de causa e conseqüência de minhas atitudes: sejam elas positivas ou negativas. Muito das reações negativas provocadas acabam gerando toda essa gama de fatores que impedem o crescimento na área dos concursos. É imprescindível em qualquer hipótese ter o equilíbrio mental para corrigir rotas e manter-se no caminho sem deixar que as dificuldades abalem nossa fé.

Você comentou sobre semelhante história. No passado, gostaria que soubesse, já havia confessado tal sentimento, entretanto, ela negou qualquer possibilidade, ficou apenas a amizade. Só que passou o tempo e um dia conheci essa amiga pessoalmente, parece que algo tornou a crescer. Parecia ter ficado tudo esclarecido, mas surgiu o sentimento novamente. Por algumas razões, pela proximidade e a amizade ainda mais fortes, talvez, mas ressurgiu. Tornou-se amor platônico pela impossibilidade já declarada por ela, e no momento, devido aos concursos, por mim. Sinto muito por ter perdido quem sabe a oportunidade. Uma de minhas histórias é bastante semelhante a essa sua. Passado tão longo era apaixonado por uma menina de minha rua, parecia haver algo recíproco, mas eu não tinha conhecimento suficiente do que seria esse sentimento. Aconteceu que me mudei, um dia, descobri o que sentia só que era tarde demais. Perdi a oportunidade. Mas era assim, criança demais, não sabia. Então não se culpe. Aproveite as oportunidades que surgirem. Agora você sabe que arriscar é melhor que ficar inerte. O medo de arriscar deixa essa dúvida que permanece. Fique com o melhor do episódio: a lição. É o que farei, enquanto não chegar a hora certa de dizer ao coração: vai agora é hora de amar.
Obrigado pelo comentário.


Abraços, Anônimo Solitário.

Anônimo disse...

Celso Inacio da Silva Junior, Obrigado, é onde tenho depositado também minhas lágrimas. A oportunidade de abrir com a Cátia, e, posteriormente, aqui no blog é de ver testemunhos e pessoas usadas como instrumento de Deus para falar conosco. Tenho certeza minha voz é ouvida, confesso também algumas vezes me sinto completamente inaudível. Isso é muito ruim. Uns dizem que o importante é viver. Outros nos apontam como alguém anormal. A gente mesmo fica nessa cobrança. É pressão de todos os lados, daí não tem como segurar. O resultado só pode ser esse mesmo: um desabafo. Bastante suprimido a pedidos meu. E também porque ficou tão extenso. Vi essa condição de homem fragilizado pelo tempo e pelas minhas escolhas e medos.
Obrigado pelo comentário.


Abraços, Anônimo Solitário.

Anônimo disse...

Ana Reis, obrigado, fez muito bem em deixar seus dedos falarem de coração para coração. Fico muito grato em ter compartilhada sua história comigo. Não tenho dúvidas sobre essa questão de viver no limite da sanidade mental tentando dar sentido aos meus amores. Certamente eles passam e eu passar no concurso dos meus sonhos nada. Por mais que vagarosamente caminhe ao objetivo tendo alguns resultados razoáveis, cheguei ao limite: cansei de concursos na média. Foram muitos, cheguei a contar algumas centenas deles. Infelizmente observei retirando os fatores de concorrência de elevado grau de conhecimento e minha inexperiência em aplicar métodos de estudos. Muito era prejudicado meu desempenho pelo meu coração.

Por causa dessa ansiedade cultivada em mim reduzi bastante minhas chances, tornando essa vítima dos fracassos: concursos e amores. Não venci em nenhum dos dois. Seu conselho é fundamental no sentido de adquirir esse amor próprio, não nego a importância. Minha autoestima não precisa dizer tem também suas fragilidades somadas pelos sucessivos fracassos, tanto quanto por agir ou ficar inerte. Hoje tomei essa posição mais passiva e omissa. Porém é insuficiente.

Você tem toda razão quando diz que sou o mestre de minha vida, mas deixar nas mãos de outras pessoas essa decisão acaba tornando essa espera mais torturante. Se elas ao menos soubessem o que melhor fazer, mas cada um é diferente do outro e assim ninguém melhor que nós podemos dizer o melhor destino. Ser o ator do espetáculo da existência de nossa vida é uma condição irrenunciável, intransferível.

Suas palavras foram um refresco para minha alma já cansada. Vou guardá-las no coração. Obrigado pelo comentário.


Abraços, Anônimo Solitário.

Anônimo disse...

Dani Sans, obrigado, você tocou em um ponto que confesso, tenho sido omisso, com o tempo me tornei um estudioso, que quando não abatido pelos conflitos existenciais fica no auge de seu esforço físico, mental, etc. Só que por razões de uma dessas frustrações do coração acabei me afastando das coisas de Deus. Sendo assim muitas coisas advieram em minha vida, entre elas, essa falta de conhecimento e contato íntimo com o Criador deixaram feridas então não curadas. E eu tenho tentado me consertar diante dEle e assim voltar a ouvir sua voz com todo discernimento. Ser um homem sábio, convicto de que a espera não será eterna. E no tempo irá nascer o verdadeiro amor.

Aprender isso tem sido verdadeira uma lição muito pesada. Difícil endireitar um vaso sem quebrá-lo não é mesmo? Algumas vezes precisamos ser feitos novamente. Nas mãos dEle um novo eu, melhor, mais forte, consciente de seu valor existencial. A conquista dessa jornada trará com elas outras realizações, principalmente essa, que gerará frutos. Minha vontade de ser um pai é imensa, não posso pular essa parte, preciso prover o futuro de uma família que desejo formar. Mas o coração...esse sim insensato não ouve a voz da razão alertada tantas vezes pelo Cuidador de nossas almas.

Obrigado pelo comentário.

Abraços, Anônimo Solitário.

Anônimo disse...

Malu, obrigado, seu depoimento de vida próprio e o sinal de fortalecimento diante de tudo isso é um consolo para mim. Trouxe grande acréscimo aos comentários anteriores, até aqui todos se complementaram. Verdade maior e sinalizada é a questão do tempo. Tempo é fundamental. Só que ele é fatal e muitas vezes parece nos colocarem diante de monstros invencíveis. Tenho as minhas dificuldades, invisíveis, elas existem. Nunca ninguém as saberá nem mesmo sentirá como eu senti. Entendo bem o valor das escolhas.

Você bem demonstrou em seu comentário, amar é uma condição humana, tão humana que parecemos fracos por causa dessa fragilidade da vida. Dizem que para morrer basta estar vivo, é mais um motivo para nos mover no sentido de lutar contra essa tempo que expira sem deixar chances. Aparentemente. E só com pessoas assim abrindo seu coração é que vemos que nossa dor muitas vezes é tão pequena. Basta uma atitude, um olhar mais compreensivo para nós mesmos. Não é fácil se ver em meio a um deserto de solidão. E não ter mais pernas para caminhar. Ter dois caminhos e parecer que ambos levam a morte.

Ainda bem que pessoas fazem esse trabalho como Cátia, e tantas outras como cada um que comentou o tópico e se abriu na tentativa de resgatar uma vida. Não tem preço isso, é o que renova as forças e impulsiona a refletir mais sobre o assunto. Porque em momentos isso acaba tornando uma prioridade e qualquer outra necessidade fica deixada de lado sem percebermos.


Obrigado pelo comentário, sua ajuda foi fundamental neste domingo.


Abraços, Anônimo Solitário.

Anônimo disse...

Karla Ketylin, obrigado, se ler o comentário que fiz ao do Augusto verá que respondi sobre isso. Complementando, é uma certeza que tenho também. Acreditar é o que preciso não é mesmo. Muitos de meus sonhos e esperanças se perderam por não saber caminhar com confiança, certo de que minha escolha foi orientada. Sempre Deus nos toca o coração de cada um. Mas, ingratos, duvidamos e fazemos escolhas contrárias. Infelizmente encontramos o oposto daquilo que poderíamos ter.

Obrigado pelo comentário.


Abraços, Anônimo Solitário.

Anônimo disse...

Rangel de Jesus, obrigado, você não se enganou em nada. Minha religião aconselha que eu deposite minha fé em Deus. Tenho ,sobretudo, como mencionou várias provas desse amor e dessa observação, cuidado por nós. Entretanto como já mencionei nos diversos comentários que fiz. Esse enganoso coração muitas vezes nos lança em muitas histórias em situações que nos paralisam. Acredito nessa força infinitamente maior, mas também tenho me sentido solitário por ter me afastado, também já mencionei, de sua casa por não ter um amor correspondido.

Consequências, elas foram inúmeras assim como você pode ler. Mergulhei em escuridão quando deixei de olhar o alvo: a luz no fim do túnel. Na verdade não é o fim, apenas o começo, onde tudo que acreditamos se torna real. Não fui forte o suficiente e me deixei ser levado pelos ventos ruins que sopravam. Estou ciente disso e busco por minha cura interior. Feridas são deixadas. As pressões por uma conquista rápida de um lugar no mundo dos concursos acabam gerando um cansaço sobrehumano. No final fica essa alguém despido, esperando ser acolhido. E fui, pela Cátia e vocês. Cada palavra não passará despercebida e sem dúvidas transformará em muito meus pensamentos.

Enquanto houver vida há esperanças, tenho essa vontade de viver mencionada por você. E se essa vontade por um lado deixa ativado o instinto de sobrevivência e prontos para dar o melhor de nós em todas as situações. Por outro lado o uso exagerado dessa vontade acaba trazendo conseqüências porque queremos tudo agora, e acaba que perdemos essa noção de renúncia de algo pequeno por outro muito maior.

Obrigado pelo comentário e palavras de fé.


Abraços, Anônimo Solitário.

Anônimo disse...

Edgard Shigenaga, obrigado, você certamente trouxe uma nova visão,a visão oriental sem dúvidas é uma técnica muita avançada e você acertou em muitos dos diagnósticos. Mas gostaria de saber mesmo qual a melhor quantidade de sono por dia. Realmente, por muito tempo dormia tarde, coisa de meia noite, todo dia. Não poderia dormir mais cedo porque meu corpo tem um relógio natural. Minha necessidade de dormir é em torno de seis horas por dia. Durmo cedo e acordo cedo. Não consigo controlar isso e ultimamente resolvi tirar proveito dormindo mais cedo:22 horas para acordar às 04 da manhã assim estudo melhor. Só que permanece a quantidade de tempo. Ultimamente essas coisas mudaram minha rotina e eu voltei a dormir no mesmo horário antigamente. Agora invadido por milhares de pesadelos que me acordam durante a madrugada. Daí até pegar no sono de novo. Quando não consigo dormir e o pensamento fica acelerado.

É impossível mesmo deixar de pensar em passado e futuro. Eles fazem parte do nosso presente. Como você mesmo disse fazem tanta parte que até esquecemos dele. Entendo essa necessidade de mudar e pensar apenas no presente. Acertou quanto aos pensamentos de como dizer, por já ter falado uma vez a repetição dessa confissão teria que ser em um momento de certezas. Não teria outro final essa história. Seria correr riscos demais. Riscos estes que não estaria preparado para suportar.

Seu comentário acrescentou muito naquela questão que falei muito em equilíbrio, na ordem natural das coisas. Gostaria muito de seguir seus conselhos e procurar ajuda profissional na área, mas infelizmente, hoje, para mim fica inviável devido aos alto custo dessas sessões. Tenho amigos que fazem e já demonstraram melhora considerável nas áreas deficientes de sua vida.

Obrigado por seu comentário.

Abraços, Anônimo Solitário.

Anônimo disse...

Gisele Munhoz, obrigado, seu comentário é um dos últimos a serem respondidos, por isso serei breve, porque já falei muito. E comentei bastante sobre o que falou. Verdade é meio impossível trazer aqui uma fórmula que serviu para você e venha a servir para mim da mesma forma.

Plenamente ciente dessa necessidade de equilíbrio é onde o desabafo se tornou uma ferramenta fundamental para retirar esse peso. E foi tão bom ver tantas pessoas dedicadas em trazer alguma ajuda.Fico satisfeito, e sua opinião sendo diferente, te faz igual, humana, consciente de que para sermos completos precisamos ajudar uns aos outros. Dizendo mesmo coisas sem medo de desagradar, mas sabendo que tudo é para o bem. Preciso disso tudo que falou. Tenho grandes problemas em respeitar meus limites e cultivar um amor próprio.

Assim, seu comentário foi mais um que trouxe luz e semeou algo de bom nesta tarde. Onde cada um trouxe importantes opiniões e um gesto assim vai gerar uma mudança que futuramente desejo estar aqui revelando minha identidade e falando sobre o quanto foi fundamental cada um em minha vida.

Obrigado pelo seu comentário.

Abraços, Anônimo Solitário.

Anônimo disse...

Manoel, obrigado por comentar, equilíbrio, essa é verdade. Espaço para tudo, eu tenho esse problema que é não saber equilibrar as coisas. Eu me conheço o suficiente para saber que não saberia dividir. E por outro lado desconheço como agiria em uma situação de conquista de um amor. Verdadeiro é o que disse; se não for para trazer crescimento não valem a pena uma amizade e um amor. Procurarei mudar ao máximo isso.

Abraços, Anônimo Solitário.

Bettyboop disse...

Pipoquinha, bonito relato.
Que os anjos te iluminem para q sempre tenha palavras certeiras p ofertar àqueles q necessitam.
...anônimo,
todos passamos por essas dúvidas com menor ou igual intensidade.
Nunca esqueçamos que Deus é pai e nos ama muito, tanto que nem imaginamos!
Confie Nele e as coisas acontecerão no momento certo.
Abraço fraterno.

CatiaPipoca disse...

Estais vendo meu querido e tão amado amigo A.S, o qto Deus te ama??
Quantas pessoas ele usou para falar através deles e enviar uma mensagem a vc?
-
Tudo prova a grande alma e coração que vc tem. É como sempre eu digo, pessoas sempre terão para apontar o dedo a vc e essas ficarão sem entender o porquês que Deus o abençoa tanto, o que é tão simples: O QUE HOMEM NÃO VÊ, DEUS SABE e enxerga o que realmente tem no coração."
-
Vc bem sabe que um mês atrás recebi algumas pedradas doloridas, fiquei triste, mas Deus usou uma grande amiga da qual me disse abriu os olhos a isso.
ELA DISSE: "Catia porque vc acha que esses que te julgam ficam sem entender o porquê que Deus te dá sucesso, uma boa vida, a cura, um filho abençoado e tudo que vc coloca a mão vai pra frente?"
-
Ela me fez refletir.
E prosseguiu dizendo...
.
Por que falhas todo mundo tem, errar todo mundo erra, mas humildade e bom coração de verdade pouco tem.
Falar é fácil amiga, agir é outros quinhentos.
---
E faço das palavras dela as minhas amigo.
Vc é uma pessoa mui especial.

CLAUDIA disse...

Olá Catia!
Parabéns pela dedicação de ajudar o próximo com certeza todos nós estamos aprendendo com seu desprendimento.
Amigo,aconselhar sempre é um pouco difícil,pois não sabemos o que iremos falar é aquilo que o próximo quer escutar ou se ele esta preparado,ou se vai ter maturidade espiritual o bastante para compreender,mas enfim vou deixar a minha mensagem.
Todos nós passamos por experiências boas e ruins,mas sempre depende a nossa posição e escolha na vida.
Muitas vezes temos que passar por algo para aprender a enxergar pontos que ainda não enxergamos.
Então nos é colocado diante da vida opções,então temos que parar um instante respirar fundo,parar de se torturar com perguntas e indagações e deixar Deus falar com você.
Pense em coisas positivas,olhe o que você tem de bom para oferecer ao seu próximo,se no momento esta difícil para você decidir,então pare e relaxa,se de um tempo e não se maltrate.
Todos temos muitas escolhas na vida para fazer e muitas vezes muito mais difíceis.
Então pare e raciocine porque você tem se indagado tenho certeza que você já tem a resposta,só que talvez nesse momento você não queira aceitar.
Então viva o hoje,o agora,viva já,não se torture.Você nem sabe como será seu amanhã,você esta no agora,no presente,então viva ele agora,você pode ter certeza se tiver que ser será.
Concentre-se no bem que você possa fazer a você e aos seu próximo.Amor querido não nos faz sofrer,mas a paixão que é dominante de nossas imperfeições sim.Insegurança nos leva ao fracasso como pessoa e como aprendizes nessa terra,as vezes o que falta em nós seres humanos é humildade para aceitar o que realmente Deus quer para nossas vidas.
Tenho certeza que você quer alcançar sua felicidade,então se imagine como um bebe,você acha que uma mãe dedicada daria ao seu bebe,um prato com arroz e feijão? Claro que não,ela vai dar para ele o que corresponde a sua idade no momento. Então raciocine porque esta tão difícil você responder a si mesmo?
Cada pessoa é um Universo que precisa ser descoberto sempre,para que se possa fazer brilhar a Luz que jaz latente em nosso ser.
Se olharmos para dentro de nós,perceberemos que temos muitas conquistas,mas que ainda é necessário dar mais passos para que a Luz da compreensão brilhe em nossos caminhos. E tudo é questão de tempo para você e disposição em querer. Procure hoje sobreviver as suas dúvidas e se resguardar hoje,Quando o amanhã chegar,viva ele,mas vá com calma,para que você não tropece em seus próprios pés.
E para finalizar é na adversidade e das graves problemáticas, que os verdadeiros amigos se revelam.
Somente os verdadeiros amigos permanecem ao nosso lado, mesmo quando o mundo inteiro nos volta as costas.
Desejo de coração muitas felicidades para você,e vamos pensar positivo e se olhe nos espelho e diga:Tudo posso naquele que me fortalece".Será um grande passo para sua vitória.
Bjos em seu coração com cheirinho de Jasmin.

Mari Costa disse...

Oii Catia

Realmente essa situação é bem difícil, já passei por isso, e temos que ter muita convicção e consciência em saber o que estamos fazendo, escolher entre um amor ou a profissão as vezes é muito duro mesmo,mas na vida a gente as vezes tem que abrir mão de algo para conseguimos conquistar nossos objetivos, temos que pedir a Deus resignação para suportar essa perda.
Como psicóloga não posso dar conselho, na verdade o psicólogo clareia o pensamento de seu paciente e lhe dar varias direções, na verdade só quem pode escolher o caminho é ele mesmo.
Torço para que der tudo certo, e as vezes a felicidade demora, mas com certeza um dia bate em nossa porta, não podemos perder a esperança, porque se não a gente morre.

Bjs no coração

Anônimo disse...

Bettyboop, Obrigado por seu comentário. Agradeço por compartilhar uma palavra.

Anônimo Solitário!

Soraya disse...

Catia, quando ajudamos alguém o nosso coração tem que estar aberto para alegrias e tristezas, tenho certeza que vc sempre receberá o bem, Deus nos dá o frio conforme o cobertor e sendo assim, quem sabe não é e continuara sendo o cobertor de muitos, pois inspira confiânça e exala amor.
Tens uma alma pura, dedica sua vida aoutras que com palavras de carinho conseque aquietar um coração.Você é uma pessoa iluminada e emana a luz por onde andas.Fique com Deus.

Anônimo disse...

CatiaPipoca, Obrigado mesmo por ter usado essa forma. Já era mais que suficiente o que já tinha feito ontem, antes, agora com essa publicação reformulada por você trouxe uma clareza para outras pessoas poderem tomar conhecimento de forma clara. Porque naquele texto eu fui escrevendo sem qualquer correção gramatical ou textual lógica. Você já entendeu por conhecer parte dessa história antes mesmo que a contasse na integra.

É verdade, muitas pessoas reforçaram aquilo que Deus vem dizendo ao meu coração, muitas vezes. Eu sei que o tempo fará muito mais milagres. Trará maiores conquistas. Buscarei refletir e meditar nessas palavras e agradecer em vez de muitas vezes reclamar.

Quero ser tão abençoado que as pessoas possam ver e enxergar essa mudança como enxergam em sua vida.

Deus tem feito uma grande obra mesmo em sua vida. Continue sendo essa pessoa com um brilho no olhar e essa constância na busca dos seus objetivos. Sua missão é muito maior que manter um blog. Seu dom em ajudar é exemplo de vida.

Parabéns.
Obrigado minha amiga.
Você também é muito especial para mim.

Beijos...

Anônimo Solitário.

Otávio Avendano de Vasconcellos disse...

Cátia, realmente teu trabalho é excepcional. Muitas vezes, quando enfrentamos uma encruzilhada dessas, o histórico com a pessoa amada conta bastante. Anônimo: não esquenta, segue tua luta, pois todo o trabalho traz sua recompensa, todo o plantio produz frutos e os que colherás serão bastante doces. Tenha fé!

Anônimo disse...

CLAUDIA, importante comentário, chamou bastante atenção uma parte. O texto todo muito valioso. Riquíssimo em detalhes, praticamente trouxe reforço a muitas de minhas reflexões ao longo das respostas. E também dos comentários recebidos pelos colegas que se importaram em opinar dando sua parte fundamental de acréscimo ao debate sobre o tema.

Quando você falou que “às vezes o que falta em nós seres humanos é humildade para aceitar o que realmente Deus quer para nossas vidas”. Muito difícil mesmo aceitar de todo coração. Ainda que estejamos conscientes de que é preciso aceitar para sermos felizes. Lá no fundo sempre tem aquela pontinha de esperança que tudo seja diferente. Eu preciso mesmo traçar um plano e modificar o rumo de minha vida.

Se a espera é necessária para maturar qualquer projeto. No entanto, parecemos ficar revoltado diante a possibilidade da demora ou até mesmo da não realização. Sim, olhamos para o lado e vemos o outro com muito mais que a gente e nasce o sentimento de inveja, predomina em nós um tipo de senso de julgamento. Quando não julgar os outros , mas a nós mesmos por nossas atitudes, essas sim transformam nossos sonhos em pesadelos.

Sua opinião promoveu muita reflexão, reforçou tudo que foi dito. Viver esse verdadeiro presente que é o hoje, agora, não deve ser menosprezado de tal maneira que as ansiedades se tornem donas de nossas atitudes. Acredito que a partir de hoje vou ter uma atitude diferente. E sempre que precisar irei ler para relembrar tudo isso e essa força.

Obrigado pelo comentário.

Anônimo Solitário.

Anônimo disse...

Otávio Avendano de Vasconcellos, caro amigo, obrigado pelas palavras de força. Quero seguir plantando, acreditando que a chuva virá. No tempo de Deus. Ter fé sempre.

Abraços, Anônimo Solitário.

Carlos Amaral disse...

Olá, flores e irmãos! Depois do que li, qualquer coisa q eu venha a dizer se tornará enfadonha, repetitiva e redundante. Várias flores e vários irmãos chegaram e deram sua ajuda, sua palavra, abriram seu coração, sua mente e seus sentimentos em prol do relato do amigo anônimo solitário, que, com coragem ímpar, abriu seu coração e seus sentimentos e os confiou nesse espaço... E, quanto à nossa amiga Catita, não esperaria conduta diferente da que ela teve, de trazer o relato para nós, tomando todo o cuidado em preservar nosso amigo!
Desejo a vc, amigo, muita paz, muita luz, muito sucesso na sua luta! Que nosso Mestre Jesus esteja guiando seus caminhos, hoje e sempre!! Um abraço fraterno!!!!!

Herval Candido disse...

Oi, querida amiga Cátia

Agradeço-lhe pelo convite em visitar seu espaço e confesso-lhe que o faria, mas a oportunidade de comentar seu post e o recebimento do seu recado muito me honra, de verdade.

Não tenho a pretensão de opinar e com isso entender, por mim mesmo, que sou a voz da razão. Antes disso, necessito compartilhar das minhas idéias e com isso ampliar o meu campo de visão. Quanto ao “desabafo” de antemão preocupa-me a visão do nosso amigo anônimo com relação à internet ser uma fonte ou meio de verem sanadas as deficiências humanas. A internet é um veiculo de comunicação e nele vemos transportados desde o lixo até o sumo rico de nutrientes que alimentam as mentes brilhantes de intelectuais, gênios e anônimos que permeiam a grande rede. Percebo, também, uma necessidade urgente do nosso amigo anônimo em descobrir a razão da sua existência, visto que não consegue estabelecer um foco, uma direção na sua vida (dele). Penso que é possível amar e obter uma desejada aprovação em concursos públicos. Eu sou uma prova viva disso; penso eu. Contudo, antes de passar em concursos públicos eu aprendi a amar a pessoa mais importante da minha vida: Eu mesmo. Quanto a inteligência que nosso amigo diz possuir, não duvido dela se estiver a falar de inteligência cognitiva. Porem existe outras inteligências tão ou mais importantes, tais como a inteligência emocional.

Por fim, gostaria de dar de presente ao nosso amigo anônimo uma frase atribuída ao pensador chinês Confúcio que diz: “"A diferença entre um homem de sucesso e outro orientado para o fracasso é que um está aprendendo a errar, enquanto o outro está procurando aprender com os seus próprios erros."

Grande beijo,
Herval

Tadeu disse...

Olá solitário não pude deixar de ler o desabafo e sinceramente acredito em você.
Tenho uma amiga que era assim como você quando ela se aproximava do grupo de amigos, já diziam, lá vem ela. Era bonita, cheia de vida, filha do Todo Poderoso Criador do Universo más era triste.
Bom, acho que a vida não para e o futuro está lá na frente. Chico Xavier dizia : Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim.
Voltando na amiga acho que ela deveria ter aproveitado mais a saúde com alegria mas deixou passar o tempo, hoje está em um asilo com diabete só tem a cintura para cima, precisa de outras pessoas para tudo.
Meu amigo aqui vai uma dica, no momento da tristeza diga ou pense 3 vezes: sou feliz, sou feliz, sou feliz.
Um abraço do amigo que torce por você, que Deus te ilumine.

Anônimo disse...

...
Não creio que se afastando dela, rompendo a amizade, melhore a sua dedicação a outra parte de sua vida. Pois talvez vc arrume outra para amar...

Acho que a melhor coisa seja botar pra cima dela. Demorou, Cara. Como diria o Dinho do Mamonas: "Mais vale um na mão do que dois no sutiã".

Chegue nela e acabe com essa angústia. Sacie com ela suas vontades. Aquiete seu coração com a realização do que vc tanto deseja.

Se ela for de longe, cuidado com os contatos virtuais. Mesmo namorando com ela, o excesso de contato te prejudicará. Aliás, os dois, se ela for concurseira tbm.

Chegue nela! Se ela não quiser, tudo bem. Se acabar com a amizade melhor ainda!

E fique ligeiro, Cara. Perda de tempo vc verá após dedicar horas, dias e meses de pensamentos a ela, mas depois outro vier e levá-la. Afinal, ela está só. Ela tem necessidades sentimentais e carnais. E há muito "urubu" atrás de "carniça" por aí.

Faça a fita logo, Cara!
E pense: se ela namorar com outro, acabou a amizade de vcs! No mínimo, ela não estará mais tão disposta a falar com vc.

Conclusão: arrisque a ter um relacionamento amoroso com ela.



Cara, eu vou te propor uma coisa e vc tente imaginar.
Pense em vc na faculdade ou num cursinho. É momento de aula. E vc está fora da sala conversando com ela. Ou então em algum lugar se amando. Tente visualizar a cena da realização dos seus pensamentos em relação a ela. E pense que, enquanto vcs estão juntos, conversando ou sei lá o que, vc deveria estar na sala de aula.

Sala de sala: meta;
vc e ela: lazer ou social.

O que é mais importante para vc agora: meta ou social?


Ah!! Vá pra cima dela, Cara!!

Uma angústia a menos em sua vida.

É bem melhor não ter oportunidade do que sofrer por não estar aproveitando uma.

Falta de oportunidade: vc tomar fora e ela dizer que vc não tem chances algumas.



B.C.


(para dizer a verdade, nem sei se vc tá com ela ou não. Não entendi isso no texto. )

Anônimo disse...

Sem palavras..!! Tati