POR CARLOS: PROTESTO E DESABAFO -Advogado cadeirante agredido por delegado de polícia


Olá, flores do dia e irmãos de luta!!!!!!

Essa semana não foi das melhores. Minhas crises de dor de cabeça voltaram, descobri que não tenho enxaqueca - e sim "cefaléia tensional crônica" (que chique, não?), e, pra semana ficar mais desafiadora, fui deparado por uma notícia que não sei se me enojou, me enraiveceu, me indignou ou causou todos os sentimentos juntos.
Bem, muitos de vocês sabem que minha querida e amada Lene, que, além de minha amada, minha companheira e razão de toda a minha luta, é minha melhor amiga e companheira incondicional de todos os momentos, é portadora de deficiência física. Ela possui sequelas de poliomielite, e recentemente foi diagnosticada como portadora de uma doença chamada Síndrome Pós-Pólio, o que a fez abandonar os aparelhos e as muletas, e, há mais ou menos seis anos, passar de forma definitiva para a cadeira de rodas.
Assim, eu ingressei junto com ela no que o jornalista e também cadeirante da Folha de São Paulo, o simpático, militante e já amigo - ainda que virtual - Jairo Marques (o blog dele vale a visita de todos!) chama de "Matrix", que é o mundo dos portadores de alguma deficiência. Ou seja, todas as novidades no que se refere à acessibilidade - ou à falta dela - nos interessam.
A situação aconteceu na segunda - dia 17/01, mas só hoje eu tomei conhecimento à fundo.
Em São José dos Campos, um advogado, cadeirante, foi AGREDIDO por um delegado de polícia, após uma discussão pelo último estar ocupando uma vaga destinada a portadores de deficiência. Na discussão, o delegado - eu disse DELEGADO - insultou o cadeirante, e, como se não bastasse, o agrediu fisicamente, com coronhadas.
Leiam a matéria do link e tirem suas conclusões, pois na mesma constam as versões de ambos. Eu, como disse anteriormente, fiquei indignado pelo fato ocorrido, mas, como cidadão consciente, fui buscar mais detalhes sobre o que houve, pois só havia ouvido "por alto". Eu já tirei as minhas conclusões, mas quero ouvir as dos queridos e queridas antes lá nos comentários também, ok?

Esse é um blog cujo foco principal é sobre concursos, sim. Mas o foco principal do blog está acima dos concursos, é o ser humano de maneira integral. Até porque um bom servidor público também é um cidadão consciente de seus direitos e seus deveres (para isso não estudamos tantas leis à toa, certo?), e consciente de seu papel junto à sociedade, junto à sua família, ao meio ambiente, enfim, ao mundo de uma maneira global. Por isso fatos que destoam - e esse eu julgo que destoa, independente de quaisquer opiniões dos leitores e seguidores acerca dele - do nosso código de conduta em sociedade devem ser, no mínimo, analisados e discutidos de maneira mais profunda.

Bem, fico por aqui. Um maravilhoso fim de semana, muita paz e muita luz para todos!

2 comentários:

CatiaPipoca disse...

Carlitos, aqui é um Blog de tudo um pouco.
É meu, é seu, é de todos.
Assim como você senti revolta ao ler sobre um absurdo desses!!!
Era só que me faltava agora. AGRESSÃO DESTE TIPO! Nem dá para classificar um nome!!! REVOLTANTE! ENOJA! Desse jeito onde vão para o pouco do que resto dos valores humanos? Cadê o respeito ao próximo!!! NG FAZ NADA??!!!
Olha meu amigo, nesses horas, Deus conhece o meu coração, fico mto revoltada msm e sei que de certo modo até magoou a Deus pelos pensamentos que tenho. Só que algumas coisas não entendo o motivo que tem de acontecer, não entendo msm!
-Estou contigo nesse desabafo!
Bom final de semana amigo.

Bettyboop disse...

...pior que isso acontece muito mais do q se imagina.
Esse pelo menos veio a público, outros são velados, feitos contra qualquer cidadão comum que cruze "erradamente" o caminho de alguns desses todo-poderosos que após passarem em concurso público e tomarem posse sobem num pedestal e colocam-se acima do bem e do mal.
Justamente aqueles que deveriam zelar pelo bem comum...