Blog da Cátia Pipoca - Dicas de Concursos Públicos

Projeto de lei prevê exame antidoping para candidatos de prova física

Do Correioweb

Pessoal,

Existe um projeto de lei de autoria do senador Acir Gurgacz (PDT-RO) que prevê realização de exame antidoping para os candidatos que forem submetidos a provas físicas em concursos públicos. A matéria ainda vai ser objeto de avaliação da Comissão de Educação (CE) e posteriormente seguirá para a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

O senador alega que a utilização de substâncias proibidas, usadas para melhorar artificialmente o desempenho esportivo, o chamado doping, vem sendo detectada em todas as modalidades esportivas. Ele argumenta que tal prática permite uma vantagem desleal de um ou mais concorrentes sobre os demais.

Para o senador, o concurso público representa uma das principais formas de aplicação do princípio constitucional da igualdade e não é admissível que um candidato use métodos impuros para ser bem sucedido no certame. “Para isso é importante que se aproveite a vasta experiência de nosso Comitê Olímpico nessa matéria”, sugere Acir Gurgacz.

De acordo com o projeto do senador por Rondônia, o candidato ficará sabendo das normas e procedimentos que serão adotados para a realização do exame antidoping por meio do edital de abertura. O senador acredita que ao adotar tal medida, o governo federal inspirará os estados, o Distrito Federal e os municípios a seguirem o mesmo critério nos seus concursos públicos.

Um comentário:

Principe Encantado disse...

Acho muito bom mesmo, assim existirá uma melhor seleção. Boa iniciativa.
Abraços forte