Blog da Cátia Pipoca - Dicas de Concursos Públicos

FOCO/ CONCENTRAÇÃO - é fundamental!

Que foco é importante, não há quem duvide disso, mas um novo estudo da Universidade de Harvard, comprovou que as pessoas que não conseguem focar na atividade presente, são mais infelizes.

Pense no dia de hoje, quantas vezes seu pensamento fugiu da sua tarefa e foi para fatos passados, coisas que podem acontecer no futuro, coisas que simplesmente nunca poderão acontecer ou pensamentos totalmente inúteis?

De acordo com a pesquisa, de 30% à 47% do tempo que passamos acordados é utilizado para pensar em coisas que não são o que estamos fazendo no momento. Isso mesmo, podemos perder praticamente metade do nosso tempo com a falta de foco.

Se já não bastasse o desperdício de tempo, o estudo comprovou que esse péssimo modelo ainda nos deixa infelizes. Talvez isso explique aqueles momentos que saímos do trabalho com a terrível sensação que não fizemos nada de bom.

O estudo mostrou que isso não acontece apenas no trabalho, mas também comatividades como ver TV, comer, andar ou fazer sexo. Apesar que quando uma pessoa está conversando, exercitando-se ou fazendo amor ela está mais feliz do que quando descansa, trabalha ou usa o computador em casa, de acordo com os pesquisadores.

É realmente um dado que precisa ser levado em consideração, treine sua mente para focar na atividade presente, procure alternativas para diminuir suas interrupções e desfrute de mais tempo e felicidade na sua vida!

----------------------


Por Catia:

É por isso que sempre comento com vocês, é melhor diminuir a quantidade de horas nos estudos e estudar concentrado e descansado do que forçar a mente sem pausar.

É SABER ESTUDAR.

Eu mesma aprendi a estudar de forma correta apenas agora ( 8 meses pra cá).

Também adotava a ideia de que deve meter as caras nos livros em tempo integral. Hoje sei que as pessoas que fazem isso absorvem muito menos que aquela pessoa organizada que sabe administrar bem o próprio tempo.

Dou risadas quando alguém faz algum comentário maldoso do tipo: " Sai da net, vai estudar"!

Antes me incomodava com isso, mas hoje acho uma farra por que sei que na minha pausa posso fazer o que bem entendo.

Crio meus cronogramas e tenho sempre em mente que neste dia eu terei que cumpri-lo. Depende apenas de mim e mais ninguém. Se deixo de lado o meu quadro de horário por algum motivo banal, bem, é hora de despertar e analisar os motivos.

O importante é que você não se boicote - Não minta pra você mesmo.

Seja sempre honesto em todas as coisas que for fazer.



Estamos entrando no ano de 2011, segundo decênio desse século, que parece que foi outro dia, seu inicio, e vai e entra ano e as coisa parecem que não mudam, e aí vem a pergunta: Por que não mudam? Será que é por falta de tempo? Será que o mundo está vivendo numa velocidade que não estou conseguindo acompanhar?

Por isso, quero compartilhar com vocês essa palavras que seguem para que nós possamos refletir sobre a vida e nossa verdadeira vocação e ainda pensar no nosso propósito.

"O homem poderoso é o que desenvolveu, na sua mente, quinze qualidades que vou falar a seguir.

Para conseguir o poder é preciso ter: um objetivo definido; é preciso ter confiança em si próprio para persistir; é preciso ter iniciativa e liderança com que exercitar a confiança em si próprio; é necessário ter imaginação para criar o seu objetivo definido e os planos para a sua transformação em realidade; devemos terentusiasmo na ação para torná-la mais interessante; devemos exercitar oautocontrole; devemos cultivar o hábito de fazer mais do que a nossa obrigação; devemos adquirir uma personalidade atraente; devemos adquirir o hábito da economia, devemos cultivar o hábito de pensar com exatidão lembrando de que a clareza de pensamento se baseia em fatos e não sobre informações e boatos; é preciso contrair o hábito da concentração dando atenção a apenas um trabalho de cada vez; é preciso praticar sempre a cooperação, lucrar com a experiência das derrotas próprias e alheias; aprender a ser tolerante; e por último, devemos fazer daregra de ouro o alicerce de tudo o que fazemos e que afete a outras pessoas”.

“Para conquistar o triunfo, devemos verificar quais as qualidades que possuímos e procurar adquirir as que nos faltam.

As preces às vezes têm valor, outras vezes não.

Uma prece tem sempre valor quando detrás dela existe uma Fé inabalável. Esta verdade não pode ser negada, embora ninguém seja capaz de explica-la. Tudo o que sabemos é que a prece dará resultado se acreditarmos nisso. Uma prece que não seja a expressão de uma Fé profunda não é mais do que um amontoado de palavras.

Um objetivo definido só pode ser transformado em realidade quando se acredita na sua realização”.


Um link interessante:

.

Ideias para você gerenciar seu tempo

http://christianbarbosa.files.wordpress.com/2008/04/ebook-organizacao-triadedotempo.pdf


Escolha ter mais tempo:


http://christianbarbosa.files.wordpress.com/2008/01/e-book-escolho-ter-mais-tempo.pdf


-----------------------

Abração de Ursa.


Bons estudos.






Um comentário:

Anônimo disse...

Bacana viu Catia!!!!!!!!!!