POR CATIA: (ABSURDO)Xenofobia no Twitter contra nordestinos

A Lei nº 7.716, de 05 de janeiro de 1989, em seu artigo 1º (com a redação determinada pela Lei nº 9.459, de 13 de março de 1997), diz que "Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional". Portanto, claramente, os delitos tipificados por esta lei englobam a conduta de segregar estrangeiros, que vem a ser delito inafiançável e imprescritível (Constituição da República, artigo 5º, inciso XLII).


--------------------------------------------------------

Resolvi publicar sobre esse assunto - PRECONCEITO - porque já vi muitos comentários desse tipo também em fóruns de discussões.

Tenho aversão a essas pessoas, pior, tenho NOJO mesmo. Como podem se acharem melhor que os demais.

O tempo me fez perceber que raça não tem relação com cor de pele, mas com postura, com cultura, com ideologia.

Chega a dor ódio quando leio essas coisas!!
Uma vontade de chorar , uma revolta enorme.


Pesquisem estes links:

http://www.manifesto.rg3.net/

http://www.petitiononline.com/estadosp/

http://oglobo.globo.com/blogs/paulistana/default.asp

http://jc.uol.com.br/canal/cotidiano/nacional/noticia/2010/07/07/usuarios-do-orkut-discriminam-vitimas-das-enchentes-no-nordeste-mp-vai-investigar-227952.php

http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=103927118 [denúncia]

http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=93429506 [eu odeio nordestino]


Como pode isso?! Não consigo entender!!!


E ainda tem gente(se é que dá para chamar essas pessoas de gente) que se dizem Cristãos!!!!

Preconceito é Crime cambada de ignorantes!!


.....



Outro assunto que gerou e vem gerando ainda muita polêmica:


"A propagação de comunidades na internet com mensagens de discriminação contra nordestinos está sendo questionada pelo Ministério Público de Pernambuco e investigada pela Polícia Federal. A polêmica sobre referências preconceituosas foi denunciada ao MP em junho, logo após as enchentes que atingiram as cidades de Alagoas e Pernambuco.

O pivô da revolta foi uma comunidade do Orkut intitulada “Odeio Nordestino”, que abriu tópicos para "lamentar a sobrevivência" das vítimas enchentes e manifestar temor por uma “nova invasão” de nordestinos a São Paulo. “Pessoal, com essas enchentes no Nordeste acho que os cabeçudos vão vir em massa pra SP. Vai ter mais lixo do que já tem aqui”, afirmou uma frequentadora da comunidade. “Seria bom se eles morressem na enchente, afinal nordestino é um animal que não sabe nadar”, disse outro."


----------Mas não são apenas ataques às vítimas das enchentes que são encontradas na internet. Numa rápida busca, é possível ver que existem vários sites e comunidades de supostos moradores do Sul e Sudeste do país com ataques a nordestinos.

Na comunidade "Lugar de nordestino é no Nordes", com 154 membros no Orkut, um dos tópicos de comentários diz que os "nordestinos estão prejudicando os paulistas". "Peço que os paulistas expulsem os nordestinos de nossas terras, pois além de roubarem nosso espaço, ainda tiram onda dos paulistas", afirma a usuária Patrícia. "Voltem para o rebanho de vcs (sic) carniça", escreve uma usuária.

Os exemplos discriminatórios não se restringem ao Orkut. “Essa comunidade é para todos os paulistas, paulistanos e sulistas que estão cansados de ver e ter que aceitar esses ‘forasteiros’ usurparem da nossa terra, trazendo costumes imundos, emporcalhando as cidades, aumentando a criminalidade e agindo como se essa terra fossem deles”, diz um trecho do site “Desabafo Brasil”, que sugere que os usuários ingressem em sites preconceituosos.

Outro exemplo está num texto intitulado “manifesto confederalista”. "Quantas vezes você, paulista, presenciou cenas de desrespeito praticado por migrantes? Invadirem espaços, agirem como se estivessem em sua terra. Imporem sua cultura e costumes à nossa vontade. Inundam nosso estado, exigem serviços, põem-se de 'vítimas', apagam nossa identidade. Assim somos desrespeitados", diz o texto de apresentação.

MP pede providências

Diante das denúncias apresentadas no período pós-enchentes, o MP decidiu investigar as pessoas que fazem parte destas comunidades. A denúncia original foi contra a comunidade “Odeio Nordestino”. “Essa comunidade não é de uma ou duas pessoas, mas sim são cerca de 400 pessoas. E nós constatamos ofensas, preconceito, racismo, formação de quadrilha. E esse comportamento, além de criminoso, é perigoso, pois incita violência”, afirmou o promotor José Lopes Filho, coordenador da área de crimes contra a ordem tributária do MP de Pernambuco.

Com a repercussão do caso no Estado, os moderadores da comunidade apagaram os comentários que atacavam as vítimas das enchentes e restringiram o acesso ao conteúdo – agora, para participar, é preciso ser aprovado.

Segundo o promotor, o MP-PE acionou o MP federal e o de São Paulo (suposta origem do crime) e deu entrada com uma notícia-crime na PF. Várias comunidades do Orkut foram denunciadas. "Todo o trabalho acontece em sigilo pela PF. Essas investigações são demoradas; às vezes leva meses. É preciso rastreamento, quebra de IP [endereço de identificação de um computador], até mesmo procedimentos internacionais. Eu estive com o relações públicas da PF na última semana e ele me informou que as investigações estavam de vento em popa", afirmou Lopes.

O promotor disse que conseguiu chegar ao IP dos usuários da comunidade. "Eles começaram a criar fakes [nome de usuário falso], mas nós conseguimos rastrear o IP dessas pessoas. Isso facilita identificar o usuário. É preciso pedir o horário GMT para sabermos exatamente de onde partiu os comentários. Todos os dados que conseguimos foram entregues à PF.”

Segundo o promotor, os integrantes das comunidades anunciaram até a posse de artefatos explosivos. “Essas comunidades podem ter vinculações com grupos neonazistas. Talvez essa análise desbarate até quadrilhas. Se identificados, essas pessoas podem ser condenadas por racismo, preconceito e, eventualmente, por formação de quadrilha e apologia ao crime”, informou.

Lopes ainda criticou a empresa Google, detentora do Orkut, que se recusaria a retirar do ar comunidades com conteúdo racista. "Eles se valem da lei norte-americana, da independência que possui por ser de outro país”, disse o promotor.

Comunidades de apoio

Depois da repercussão do ataque às vítimas das enchentes, muitas comunidades de apoio aos nordestinos foram criadas e outras, mais antigas, ganharam adeptos. A principal delas, intitulada “Orgulho de Ser Nordestino”, possui hoje mais de 133 mil membros, e tem vários comentários de pessoas que passaram por casos de discriminação.

Já outras comunidades foram criadas recentemente para criticar o preconceito de supostos moradores do Sul e Sudeste. Na comunidade “Eu odeio quem odeia nordestino”, por exemplo, muitos usuários pedem que os internautas denunciem as comunidades que expressam preconceito contra os moradores da região.


-------------------------


Vamos repudiar qualquer tipo de Preconceito galera. Deletem essas pessoas da sua vida. Aconselhem, se possível. Falta de educação tem cura tb.


--------------------------


Outro assunto polêmico:


O deputado Robert Rios (PSDB) (foto) disse, que o candidato do PSDB a presidente da República, José Serra, mostrou que é preconceituoso em relação ao Nordeste quando afirmou, no Espírito Santo, que é contra a região receber os recursos do Pré-Sal.
.
Robert Rios iniciou seu pronunciamento rebatendo críticas do deputado Marden Menezes (PSDB) ao Governo do Estado. Ele afirmou que o Governo tem levado obras a todos os municípios, como estradas, hospitais e escolas.

---------------------------------

Só posso lamentar por essas pessoas e pedir que Deus tenha compaixão da alma desses seres!

Na minha família, não nego, tenho pessoas preconceituosas e se dizem "crentes-evangélicos-católicos", infelizmente. Creio que não aprenderam nada com o que Jesus realmente deixou aos filhos dele.
Tenho descendência alemã e bugres, mas apesar de ser branca não me intitulo e nem me sinto como tal. SOU UMA COLCHA DE RETALHOS, um pouco de cada um. Sou tão negra quanto nordestina. Sou um pedaço de cada amigo que fiz. Ser somente eu, é ser NADA.

Que fique registrado todo o meu carinho e respeito.

Essas pessoas falam sem base nenhuma. Sem conhecimento sobre o assunto, movidos por uma raiva ridícula e desnecessária.Coitados, sinto pena deles. Mal sabem que grande parte de São Paulo foi construída graças aos imigrantes nordestinos que foram para lá em busca de uma vida melhor.
O nordeste é uma fonte de riquezas. Riquezas de todos os gostos e de todos os tipos. É a região do Brasil, com mais estados: Pernambuco, Alagoas, Paraíba, Maranhão, Sergipe, Bahia, Piauí, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. É do nordeste que saem grandes estrelas como: Lenine, Ivete Sangalo, Claudia Leite, Elba Ramalho, Alceu Valença Renato Aragão, Tom Cavalcante, Lázaro Ramos entre outros.

Além de tudo isso, temos o nosso querido Luís Inácio Lula da Silva. Pernambucano, nordestino e vencedor! Fez em 8 anos o que muitos não conseguiram fazer em 10, 20 ou até 30 anos atrás.

Vamos dar um basta nessa ridicularidade.


Denunciem as comunidades preconceituosas contra nordestinos, denunciem os perfis que difamam este povo.

-----------------------------------------

Sem palavras....






22 comentários:

Suzane disse...

Pois é Catia,REVOLTA ENORME mesmo!
Infelizmente algumas pessoas ainda trazem consigo esse tipo de preconceito que não leva a nada!
=(

Concurseirinha disse...

Eu também fico revoltada com essas coisas Cátia, não só contra nordestinos, mas com todos os outros tipos de discriminação e disseminação delas. Sou carioca, descendente de Nordestinos (Paraíba)e moradora de São Paulo. Tenho muito orgulhoso de vir de uma família que possui tanta riqueza de cultura em sua formação. O Nordeste e o Norte são as regiões que mais demonstram o verdadeiro valor da cultura brasileira, é o Brasil em si.
Nós que moramos na região sul/sudeste valorizamos demais o que é de fora, o que é "poser" e nem sabemos o que significa.
O que é Halloween? O que é dia de Ação de Graça no Brasil? Nada, pois não faz parte da nossa história e cultura. Ontem a noite, crianças bateram em minha porta falando "gostosuras ou travessuras". Achei tão ridiculo. Não vi crianças procurando doces no dia de São Cosme e São Damião como eu fazia na infância. Mas vi crianças fantasiadas de bruxas e vampiros nesse fim de semana. Isso não é nosso!!! Isso não é BRASIL.
E no dia 20 de novembro? Alguém vai lembrar da importancia da cultura africana em nossa história e sociedade? Das coisas boas que esse povo trouxe para a formação histórica e cultural de nosso país? Claro que não. Nem sabem o porquê desse feriado, acham uma palhaçada. Mas comemoram Halloween.
Onde está a nossa cultura na educação de nosso povo???

Cátia, desculpa pelo desabafo. Mas estou indignada depois do episodio ocorrido ontem no local onde moro e após ter lido esse seu desabafo sobre essa atitude babaca de pessoas que se dizem "brasileiros"

Diário Concurseiro disse...

Isso é somente resumido em uma coisa > ESTUDO < pronto. se vc nunca estuda então não se pode afirma nada concretamente. isso basta, até mas e belo poste.

CatiaPipoca disse...

Suzane e Concurseirinha cansei de ler essas depreciações a respeito do seu povo, NOSSO POVO na verdade. Senti repulsa e a msm a dor de vcs.
Se esbarro com um ser desses, meto a mão na cara. Juro msm. E olha que tenho uma paci~encia de Jó, mas diante de alguns fatos, não dá a alienação JAMAIS!
.
.

CatiaPipoca disse...

Diário Conc...as pessoas deveriam evoluir conforme a massa encefálica fosse desenvolvendo, mas já vi mtos intelectuais preconceituosos e vários comentários maldosos em tópicos de "estudiosos". Uma triste constatação de fato.
Grata pela visita.

Anônimo disse...

Ai meu Deus do céu,,confesso que fiquei triste com essa conversa toda,,coitada de mim e do meu povo ouvindo isso.Esse povo que fala essas coisas realmente não conhece o nordeste e as belezas de lá,,, terra de coisa boa, muitas frutas gostosas,, mar,,turismo,,mulheres bonitas e não sabem o que estão falando mesmo.
(fran)

CatiaPipoca disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
CatiaPipoca disse...

Pois é Fran, esses serem nem fazem ideia do qto vcs são evoluidos e a delícia que é a comidinha de vcs.

CatiaPipoca disse...

Esses SERES(RETIFICO)

Simonepin disse...

É I-N-C-R-Í-V-E-L o quão ignorante são essas "pessoas" que (além de perder tempo fazendo isso)falam tais absurdos!
SOU NORDESTINA, PERNAMBUCANA COM SANGUE BAIANO E PIAUIENSE NA VEIA E TENHO MUITO ORGULHO DE TUDO ISSO! Não estou aqui para falar de lugar algum, quem sou eu pra fazer isso? Estou aqui simplesmente pra mostrar a minha indignação a tanto... Quem conhece o lugar, a CULTURA e as pessoas sabe muito bem o que o nordeste é. E sobre um comentário que tem lá em cima que "NORDESTINO só elege o PT pra garantir bolsa" sei lá o que... As pessoas sabem o que cada região precisa (aqui, no caso) e sabem também quem faz alguma coisa por nós. O Sul vota em quem é de lá e a gente não pode votar em quem é daqui porquê?!? (Sem generalizações, por favor!)
Ufaaa, desabafei, dá uma raiva uma coisa dessa!
Mas mudando de assunto... Cátia sou sua fã =D ando sempre, sempre, tipo... toda nova postagem! hehehe, só que muuitas das vezes não dá pra comentar.

Xeru.

Simonepin disse...

Cátia incrível também é que tem muito nordestino por esse brasilzão ai! Pessoas que vão procurar uma melhora, e fazem "com certeza" grande parte da mão de obra desses lugares.

#ficadica

CatiaPipoca disse...

Simone é verdade msm.
Fico pensando em como as pessoas tm coragem em denegrir outras sem um pingo de dor na consciência!!! Ás vezes falamos besteiras a outro ser humano qdo estamos no calor de alguma discussão, somos errantes msm. Mas agredir verbalmente e de graça, não consigo entender isso. Sabemos que o Brasil é um país de mtos preconceitos e mtos desses ocultos, silenciosos, até aí cada um com a sua opinião desde que não desrespeite ums semelhante. Abomino este tipo de pessoa. Perco as rédeas qdo deparo com uma. Em casa nem aceito piadinhas de negro. Prefiro aguentar as piadinhas sobre loiras.rs

-
Minha fã não, eu sou fã de vcs. Eu não sou nada sem vcs.
Beijos querida.

Anônimo disse...

Vocês odeiam paulista e ainda vem falar em preconceito

Anônimo disse...

EU tbm sou nordestina [ piauiense]. O preconceito existe e infelizmente sempre existirá, pois sempre haverá pessoas ignorantes, egocêntricas e invejosas. Já sofri preconceito em relação a ser piauiense em um forum que frequento e digo "quem fizeram isso estudam pra concurso"...PReconceito é uma doença , falta de inteligência de vida , falta do que fazer e falta de conhecimento daquilo que se fala. só existe um tipo de povo : brasileiro [ a maioria tem coração e a minoria não tem] .

Anônimo disse...

continuando ... TENHO MT ORGULHO E FELICIDADE DE SER NORDESTINA -PIAUIENSE!

Anônimo disse...

Encontrei isso e fiquei muito triste e preocupada, o que vc acha? Veja principalmente o comentario do Dr. Ives Gandra...
Beijos... http://www.defesadademocracia.com.br/2010/09/30/decreto-do-presidente-lula-ameaca-a-democracia/

CatiaPipoca disse...

Anônimo disse...
Vocês odeiam paulista e ainda vem falar em preconceito
.
RESPOSTA: Mesmo que isso fosse verdade, não se paga o mal com o mal.
Sou Paulista e me sinto mto amada pelo povo nordestino, creio que vc esteja equivocado.

CatiaPipoca disse...

Anônimo disse...
Encontrei isso e fiquei muito triste e preocupada, o que vc acha? Veja principalmente o comentario do Dr. Ives Gandra...
Beijos... http://www.defesadademocracia.com.br/2010/09/30/decreto-do-presidente-lula-ameaca-a-democracia
.
REPOSTA:
.
Eu vi a matéria, fique tranquila, são boatos. Espere e verás.
Bjos

CatiaPipoca disse...

Anônimo disse...
continuando ... TENHO MT ORGULHO E FELICIDADE DE SER NORDESTINA -PIAUIENSE!
Terça-feira, 02 Novembro, 2010
.
.
RESPOSTA:
.
.
AMO MTO VCS!!!

Palomitah disse...

SOU E TENHO ORGULHO DE SER NORDESTINA! JEQUIÉ > TERRA DO SOL > BAHIA! O QUE EU ACHO MAIS ENGRAÇADO É QUE ESSE POVO XENOFÓBICOS E HIPÓCRITAS VEM PRA CÁ CURTIR O NOSSO CARNAVAL, COMER DA NOSSA COMIDA, BEBER DA NOSSA BEBIDA, SE BANHAM EM NOSSAS LINDAS PRAIAS E AINDA TIRAM FOTOS NO ELEVADOR LACERDA, NO FAROL DA BARRA E AO LADO DAS LINDAS BAIANAS E CAPOERISTAS QUE FIGURAM E ENFEITAM O NOSSO PELÔ, SE DIVERTEM, VÃO ATRÁS DO TRIO DE CHICLETE, IVETE E PSIRICO... E AINDA FALAM MAL? SABE DE UMA: FALA MAL, PAGA PAU E FAZ IGUAL. SINTO MUITA INDIGNAÇÃO QUANDO VEJO ESSES ABSURDOS :-(

Concurseirinha disse...

Cátia dá uma olhada nessa reportagem publicada hj:
http://extra.globo.com/geral/casosdecidade/posts/2010/11/05/estudante-que-criticou-nordestinos-some-da-internet-338346.asp

CatiaPipoca disse...

Palomitah o povo mais alegre, divertido e rico em cultura, inegávelmente, moram no Nordeste e Norte do País.
.
.
Concurseirinha eu li. Bem feito, ela deve pagar pelas imbecilidades que andou espalhando.
Está na hora deste povinho que acham que fazer uso do Anonimato pra ofender acabam sem responder pelos atos. Cada vez mais as pessoas estão indo atrás de seus Direitos e pedindo por Justiça.
Assino embaixo.
Demorou demais em haver Direitos virtuais.
Nunca é tarde.
Devemos fazer uso de nossos Direitos.